fbpx
HomePromoçõesÁfrica do Sul: filmes e livros para curtir antes de embarcar

África do Sul: filmes e livros para curtir antes de embarcar

África do Sul: filmes e livros para curtir antes de embarcar

Confira uma série de obras centradas na luta do ativista Nelson Mandela pela igualdade; para entender um pouco mais do país antes da viagem

Por Thelma Lavagnoli

Viajar pela África do Sul pode oferecer um roteiro bem diversificado, que vai da savana à praia, incluindo vinícolas, safáris, cidades repletas de cultura e sabor. Além disso, em boa parte da viagem, o turista se depara com referências sobre Nelson Mandela.

O ativista sul-africano que lutou contra o Apartheid, período de segregação que marcou o país. Para quem se interessa por história, vale a pena ver estes filmes e ler as obras da seleção antes do embarque. Conhecer o passado do país certamente agrega valor ao roteiro.

Cartas da Prisão de Nelson Mandela (livro)

A obra reúne uma coleção autorizada de correspondências enviadas pelo ativista durante os vinte e sete anos em que esteve encarcerado. São mais de 200 cartas em que o líder sul-africano fala sobre política, família e reflexões pessoais.

A cor da liberdade (livro)

As memórias de Nelson Mandela enquanto presidente. Em 1994, ele foi o primeiro presidente da África do Sul democrática. Parte do livro é a reprodução de memórias escritas por ele no período. A outra foi escrita pelo também sul-africano Mandla Langa, a partir do rascunho inacabado e as notas detalhadas que Mandela fez à medida que os acontecimentos se desenrolavam.

Mandela: Meu prisioneiro, meu amigo (livro)

Um relato emocionante de Christo Brand, que foi carcereiro de Mandela por mais de uma década. Ele esteve inclusive 53 anos, na prisão na Ilha Robben hoje aberta para visitação. Brand conta detalhes preciosos sobre o convívio com o ativista e como isso influenciou sua vida.

A Revolução Sul-Africana (livro)

Um relato sobre a revolução sul-africana para combater o brutal regime do apartheid e a longa história de desigualdade do país. E

Invictus (filme)

A Copa do Mundo de Rúgbi seria realizada pela primeira na África do Sul e Mandela, então presidente recém-eleito, resolveu usar o esporte para unificar a população. O filme mostra o país se recuperando do Apartheid e o processo para diminuir a desigualdade econômica e racial. Como pano de fundo, as partidas do esporte que, aos poucos, promoviam a conexão dos sul-africanos.

Mandela – O caminho para liberdade (filme)

Neste longa inspirado na autobiografia do ativista, Nelson Mandela é interpretado pelo ator Idris Elba. O filme retrata vários momentos da vida do sul-africano, desde a sua infância até momentos tensos de sua luta pela igualdade racial.

Tags