fbpx

Como funciona o day use no Valle Nevado

A partir de Santiago, veja como fazer o bate-volta até a estação de esqui chilena, Valle Nevado, cujo day-use inclui acesso às pistas, passeio de gôndola e almoço.

Valle Nevado, no Chile
Valle Nevado está a 40 km da capital Chilena. (Foto: divulgação)

Um dos tours mais procurados pelos viajantes que chegam a Santiago do Chile é passar um dia no Valle Nevado, maior estação de esqui da América do Sul.

Situado a 40 quilômetros da capital chilena e a 70 quilômetros do Aeroporto Internacional de Santiago, o complexo abre também para visitantes que queiram esquiar por um dia, almoçar com vista para as montanhas ou apenas fazer o passeio de gôndola.

Como chegar ao Valle Nevado

Para chegar até lá, o turista precisa ter em mente que é recomendado contratar o serviço de transfer de uma agência local. Alugar um carro e tentar aventurar-se pela estrada não é uma boa opção, visto que são cerca de 60 curvas até o Valle Nevado, que fica a 3 mil metros do nível do mar.

O caminho é lindíssimo, porém exige atenção especialmente no período de alta temporada, de julho a setembro, época que é comum ter neve no asfalto.

Correntes nos pneus traseiros são necessários para fazer o trajeto e dirigir nessas circunstâncias exige prática para evitar derrapagens e acidentes.

Estrada até a estação de esqui.
Fazer o trajeto até a estação de esqui não é recomendado, pois o caminho pode ser perigoso. (Foto: divulgação)

Outra dica importante: por conta do zigue-zague das curvas, pessoas com estômago mais sensível podem enjoar. Vale a precaução de levar remédio. Cuidados tomados, é só relaxar e aproveitar o dia na neve, tendo a Cordilheira dos Andes como cenário para suas fotos.

Como fazer o passeio

Quem vai apenas passar o dia não sobe até a base do complexo, que é restrita aos hóspedes. O visitante para um pouco antes, na Curva 17, área com estrutura de estacionamento, lojas de aluguel de roupas e equipamentos. É dali também que onde parte o passeio de gôndola até Bajo Zero, charmosa lanchonete em meio às pistas.

Quem tem pretensão de esquiar pode alugar o equipamento e as roupas ali mesmo e contratar aulas coletivas ou individuais. Há diversos pacotes que combinam aulas com o ski pass (passe para usar os meios de elevação da montanha) e aluguel de equipamentos.

Viajantes que não querem esquiar, mas apenas curtir o visual e a experiência com a neve, têm a opção de fazer o passeio de gôndola.

Gôndolas, passeio no Valle Nevado
Gôndola pode ser a alternativa de passeio para quem não deseja esquiar na neve. (Foto: divulgação)

Feito casulos de vidro que acomodam até seis pessoas, as gôndolas reservam o melhor visual para o Valle Nevado: do alto, avista-se dos cumes forrados de branco aos hotéis e condomínios do complexo.

Alimentação

Uma das paradas do teleférico é no restaurante Bajo Zero, em meio às pistas. De madeira, ao estilo das construções de montanha, conta com um deque externo ideal para tomar um chocolate quente ou pisco sour apreciando a paisagem.

Serve também cerveja artesanal, cafés, empanadas, pizzas, hot dogs e hambúrgueres. Costuma ser a parada principal para os esquiadores, que fazem ali um lanche rápido antes de retornarem às pistas.

Restaurante Bajo Zero no Valle Nevado
O restaurante Bajo Zero fica localizado no meio da montanha. (Foto: divulgação)

Além da opção de adquirir apenas o tíquete da gôndola, alguns pacotes de day-use incluem também lanche no Bajo Zero ou, para algo mais caprichado, almoço em um dos restaurantes dos hotéis.

O Monte Bianco costuma ser o restaurante aberto aos visitantes do day-use (pode variar a cada temporada). De cozinha italiana, capricha nas massas e na carta de vinhos.

Sugestões do chef são a carne de gado wagyu cozida em baixa temperatura com risoto de cogumelos e o filé de salmão com crosta de pistache.

Outro detalhe importante: mesmo quem só vai apenas passear, não esquiar, é preciso ir com roupas adequadas para baixas temperaturas, como botas próprias para neve, luvas, gorro, casacos e calças impermeáveis e meias térmicas. Não vá de sapatos de salto ou calças jeans.

Não se esqueça de fazer um seguro viagem, antes de viajar para o Valle Nevado. A contratação desse serviço é essencial, principalmente se você for de fato, esquiar.

Clique aqui para contratar o seguro viagem!

A temporada 2023 começa em junho e o viajante pode acompanhar todas as novidades pelo site vallenevado.com

LEIA TAMBÉM:

Dicas de Santiago por Estevam pelo Mundo

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP

Nos nossos grupos você vai receber:

  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar!