Levantamento da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), revela que as vendas de pacotes cresceram, em média, até 50% em relação a 2021, indício de que as viagens planejadas na pandemia finalmente saíram do papel. No entanto, a escolha de onde se hospedar pode representar um grande risco à privacidade. Uma pesquisa de 2019 revelou que 60% das pessoas que ficam em casas de aluguel se preocupam com a presença de câmeras escondidas no ambiente.
Além disso, relatos recentes de situações assim pelo Brasil chamam a atenção para o perigo que ainda existe ao ficar em um lugar desconhecido. Então, na sua próxima viagem, fique bem atento. Siga as dicas para ter uma hospedagem tranquila.
Encontrar uma câmera pode não ser uma tarefa fácil. As lentes podem ter até 2 milímetros de diâmetro e a caixa geralmente fica escondida ou camuflada, o que torna ainda mais difícil de serem detectadas, além das câmeras que se conectam a uma rede wi-fi comum para transferir as imagens coletadas.
As possibilidades de lugares são muitas, porém há alguns lugares mais prováveis que elas estejam e merecem uma maior atenção, como tomadas, detectores de fumaça, despertadores, decorações, lâmpadas e até livros.
“Ao encontrar algo que se pareça com uma câmera ou outro dispositivo de rastreamento no ambiente, tire uma foto e faça uma pesquisa on-line por imagens para descobrir o que pode ser. Se a suspeita for confirmada, entre em contato com a polícia, a administração do hotel ou o serviço de reserva que você utilizou”, comenta Fabio Assolini, diretor da Kaspersky na América Latina.
Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.
Dicas de como encontrar câmeras escondidas
Apague as luzes
As câmeras, sem fio ou cabeadas, devem emitir uma pequena luz led na maioria dos casos. Algo como a luz vermelha que você vê quando clica no controle remoto da sua TV. Apagar as luzes do ambiente e fechar todas as cortinas pode ajudá-lo a rastrear lugares em que há câmeras ocultas.
Use o flash da câmera do smartphone
Ligue a lanterna da câmera do telefone e aponte-a onde você acha que um dispositivo esteja escondido. Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho na tela do smartphone. Este método é adequado apenas para uma inspeção superficial. É provável que não você não consiga identificar tudo. Então, fique bem atento!
Use um aplicativo
Os aplicativos para localizar câmeras escondidas e outros dispositivos ocultos se enquadram em duas categorias: pelo brilho da lente e dispositivos sem fio.
O primeiro grupo encontra dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Os exemplos incluem Glint Finder (Android e iOs), que detecta o brilho (ou contraste de tela) quando a luz de uma lanterna atinge a lente.
Os aplicativos do segundo grupo são projetados para pesquisar dispositivos espiões sem fio. Para isto, você precisa se conectar ao wi-fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados. Verifique aqueles sobre os quais você não tem certeza, como smartphone e laptop.
Regras do Airbnb
Segundo o Airbnb, não é permitido instalar nenhum tipo dispositivo de vigilância em qualquer área do quarto ou banheiro.
A plataforma, porém, exige que todos os anfitriões identifiquem todas as câmeras na propriedade alugada, o que inclui câmeras de segurança externas, para que você saiba se e onde há câmeras. Confira as regras aqui para evitar surpresas futuras.