Na Bahia, o luxo encontra a natureza no Txai Resort, concebido como um refúgio de paz na intocada Praia de Itacarezinho
Imagina você chegar para curtir alguns dias de descanso na Bahia e, ao pisar na praia, olhar para um lado, olhar para o outro, e não ver nada além de areia e mar. No dia seguinte acontece a mesma coisa, no outro também…E assim se seguiram os meus dias de hospedagem no Txai Resort & Spa.
Esparramado na Praia de Itacarezinho, a cerca de 50 minutos do aeroporto de Ilhéus, o Txai fez com que eu atualizasse com sucesso minhas definições de refúgio. Refúgio é a melhor forma de descrevê-lo, sem dúvida.
Inserido em uma área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica, o resort nasceu onde antes era uma fazenda de coco. A área é tão grande que foi possível construir um hotel “respirável” e integrado à beleza natural.
Acomodações
Imagine chegar ao seu bangalô e ver que as acomodações vizinhas estão a metros e metros de distância uma das outras. A sensação de privacidade é tanta que usar a ducha externa é algo que não gera nenhum desconforto. Pelo contrário: tomar banho olhando as estrelas é um privilégio que apenas lugares assim podem oferecer.
Os bangalôs ocupam a linha de frente à praia, com opções que sobem a montanha e reservam vistas ainda mais lindas de Itacarezinho. Inspirados nas construções da Indonésia, com estrutura de madeira erguida em um deque suspenso, as acomodações ganharam piaçava nos telhados e forro de telas de dendê.
Por dentro dos bangalôs
Por dentro, dois cômodos separados evidenciam a união do contemporâneo com o rústico. Logo na entrada a longa bancada em madeira termina em uma mesa central, também em madeira. Ficam ali os armários amplos, a bancada com pias duplas e o sanitário separado do chuveiro – onde, como contei, tomei banho vendo as estrelas.
O quarto vinha logo após a porta de correr, com uma cama king size envolta em um belo dossel branco. Como eu estava na companhia dos meus dois filhos, duas camas foram abertas na lateral. Se ficou apertado? Não! Espaços fluidos estão entre as características mais marcantes do Txai. A varanda com duas espreguiçadeiras e mesa completava o espaço.
Algumas opções de bangalôs contam ainda com adega, piscina e hidromassagem. Ao todo há 38 acomodações, que englobam também apartamentos, estes com tamanhos que variam de 40 a 70 m2.
O que fazer no resort
Para circular pela propriedade, os hóspedes andam por caminhos de areia e em meio aos coqueiros ou nas trilhas, no caso dos bangalôs fincados no morro. Para locais mais afastados, basta chamar o carro do resort, que roda por todos os cantos.
Spa do Txai Resort
Foi motorizada que cheguei até o Shamash Healing Space, situado em um ponto estratégico no alto da colina. Ali, a piscina parece se misturar ao gramado, que se mistura ao mar e cria um cenário belíssimo.
Mesmo que você não tenha nenhum tratamento agendado – mas considere fazer um, pois há desde aulas de meditação, ioga, terapias corporais e massagens revigorantes ¬–, é possível aproveitar a piscina em horários determinados. Não à toa, o spa do Txai é, merecidamente, um dos mais lindos do Brasil.
Piscinas
Beleza também integra o conjunto de piscinas adulto e infantil, separadas da praia por um gramado e algumas espreguiçadeiras. Ora era a vez da cerveja gelada na piscina, ora era a vez da água de coco na praia.
Por sinal, coco é o que não falta, assim como a fartura de frutos do mar – porções de lula, camarão e outras delícias são levadas até os guarda-sóis. Também há opção de comer no restaurante da praia, em um deque que se prolonga sobre a areia.
Pescada com palmito pupunha grelhado, arroz negro, farofa de amêndoas e pastas artesanais para as crianças rechearam os nossos almoços à beira-mar.
Restaurante
O restaurante principal, Orixás, ficou reservado para o café da manhã, servido em um bufê regado a produtos frescos e frutas locais, além de um cardápio com opções diversas que traziam tapiocas, ovos beneditinos, avocado toast…
Pão no Buraco foi minha escolha matinal todos os dias: uma fatia de pão artesanal selado no azeite e com um ovo de gema mole no meio. Delicioso.
Os jantares também foram ali, em um clima intimista à luz de velas. Chegavam à mesa sugestões como nhoque de abóbora com ragu de costela, arroz de jasmin e postas de peixes, que foram saboreados tendo o som das ondas do mar como trilha sonora.
Txai Resort & Spa
Rodovia Ilhéus-Itacaré
BA-001, km 48, Fazenda Boa Sorte
Praia de Itacarezinho, Itacaré, BA
LEIA TAMBÉM:
Costa do Sauípe: tudo sobre o resort all-inclusive da Bahia
Conheça 6 pousadas em Trancoso
Quando ir e onde se hospedar em Boipeba
Mergulho em Abrolhos: como chegar e o que fazer