Cade suspende negociação entre Azul e United Airlines

Órgão antitruste, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica questiona riscos de concentração no mercado aéreo brasileiro e exige mais documentos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou prazo de 15 dias para o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPSConsumo) apresentar documentos sobre a aquisição de participação minoritária da United Airlines na Azul.

A área técnica do Cade aprovou a operação em 30 de dezembro de 2025, sem restrições. A Superintendência-Geral (SG) entendeu que o negócio não traria prejuízos à concorrência no setor.

IPSConsumo contesta análise

Cade suspende negociação entre Azul e United Airlines
Cade busca garantir ambiente competitivo saudável no setor de aviação comercial brasileiro. | Imagem gerada por IA

O instituto IPSConsumo alega riscos de coordenação entre concorrentes no corredor aéreo Brasil-Estados Unidos. A organização destaca a presença simultânea de grandes empresas do setor em participações minoritárias cruzadas e em instâncias de governança.

O prazo começou a contar na quinta-feira, dia 8 de janeiro. O IPSConsumo deve comprovar suas alegações contra a compra de parte do capital social da Azul pela companhia aérea norte-americana.

Concorrência no mercado aéreo

Azul encerra operações em 13 cidades brasileiras
Cade avalia se a entrada da United no capital da Azul pode gerar efeitos negativos. | Foto: Shutterstock

Um dos principais pontos levantados pelo IPSConsumo envolve o risco de coordenação entre as empresas. A entidade questiona se a operação pode facilitar o compartilhamento de informações sensíveis e reduzir rivalidade entre as aéreas.

A Azul sustentou que a decisão proferida pelo órgão antitruste segue padrões usuais em procedimentos de atos de concentração.

Presidente do Cade pede provas

Gustavo Augusto Freitas de Lima, presidente do órgão de defesa da concorrência, considerou insuficiente a mera apresentação de alegações contra a operação das aéreas.

Logo após a decisão da SG, o IPSConsumo pediu ingresso como terceiro interessado no processo. O pedido deve ser acompanhado de provas relevantes para a solução da questão, segundo entendimento do presidente.

A análise do Cade busca garantir ambiente competitivo saudável no setor de aviação comercial brasileiro. O órgão avalia se a entrada da United no capital da Azul pode gerar efeitos negativos para consumidores e concorrentes.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Azul e Latam figuram entre as mais pontuais globalmente

Cade libera compra de parte da Azul pela United Airlines

Azul estreia E195-E2 e avança na modernização da frota

United faz história com primeiro voo comercial usando Starlink