Brasil conquista 5º posição no turismo internacional das Américas

Superando a Argentina, o Brasil lidera na América do Sul em chegadas de turistas estrangeiros em 2024

O Brasil conquistou uma marca histórica no turismo internacional. De acordo com dados divulgados pela ONU Turismo em 18 de agosto, o país assumiu em 2024 a liderança entre destinos sul-americanos que mais recebem visitantes estrangeiros.

Ranking das Américas

Brasil conquista 5º posição no turismo internacional das Américas
Foto: Shutterstock

No ranking das Américas, o Brasil aparece atrás de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana. O país alcançou em 2024 a 5ª posição entre os destinos das Américas que mais recebem visitantes estrangeiros, superando a Argentina.

No ano passado, o Brasil recebeu 6,8 milhões de turistas vindos de fora, superando a Argentina, que recebeu 6,6 milhões. Esta conquista representa um marco significativo para o setor turístico nacional.

Crescimento acelerado

Entre janeiro e julho de 2025, 5,9 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil, o maior volume já registrado para o período. Os números mostram crescimento de 47,5% comparado ao mesmo período de 2024.

Janeiro de 2025 registrou entrada de 1.483.669 turistas internacionais, o melhor resultado desde 1970, início da série histórica. Esse resultado representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para 2025.

Brasil entre líderes mundiais de crescimento

Brasil conquista 5º posição no turismo internacional das Américas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de melhor performance dos países analisados, divulgado pela ONU Turismo, atrás apenas do Paraguai. No primeiro trimestre de 2025, Paraguai (53%), Brasil (48%) e Chile (48%) lideram o top 3 global.

Somente no primeiro semestre de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Este desempenho consolida o Brasil entre grandes players do turismo mundial.

Conectividade aérea impulsiona resultados

A ampliação da conectividade aérea registra recorde. Somente em 2025, a estimativa é de aumento de 16,3%, com 75.130 voos programados. Em 2024, foram 64.620 voos.

O investimento no mercado chileno levou aumento significativo no número de chilenos visitando o Brasil. O Chile se tornou o segundo país em número de visitantes.

Projeções econômicas positivas

O turismo brasileiro deve injetar US$ 168 bilhões na economia em 2025. Se o ritmo for mantido, o país poderá ultrapassar já neste ano a previsão de 8,1 milhões de turistas estrangeiros.

Este crescimento reforça a relevância do setor como motor de desenvolvimento econômico e social, consolidando o Brasil como potência turística internacional.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

Cordilheira do Espinhaço: patrimônio natural mundial no Brasil

Conheça o Vale dos Dinossauros brasileiro em Sousa (PB)

Turismo digital cresce no Brasil e no mundo

Destinos brasileiros imperdíveis para relaxar na natureza