Governo da Argentina inicia processo histórico que objetiva facilitar turismo dos argentinos aos Estados Unidos
O governo da Argentina oficializou nesta segunda-feira (28) o início do processo para ingressar no Visa Waiver Program, programa americano que permitiria aos cidadãos argentinos viajarem aos Estados Unidos sem visto. Portanto, essa medida revolucionária pode transformar significativamente o cenário turístico entre os dois países.
Aproximação estratégica com os EUA
O presidente Javier Milei recebeu a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, na Casa Rosada. Assim, essa reunião marca um momento histórico nas relações bilaterais. Consequentemente, a afinidade ideológica entre Milei e Donald Trump tem facilitado essas negociações estratégicas.
Além disso, essa aproximação contrasta com outros países latino-americanos. Dessa forma, o Brasil enfrenta ameaças de taxação comercial enquanto a Argentina se posiciona como aliada preferencial dos EUA na região.
Como funciona o Visa Waiver Program

O Programa de Isenção de Visto permite a cidadãos de certos países viajar aos EUA por turismo ou negócios por período inferior a 90 dias sem necessidade de visto. Atualmente, apenas 42 países participam desta iniciativa exclusiva.
Primeiramente, os viajantes devem completar o formulário ESTA. Posteriormente, pagam uma taxa de US$ 21. Por outro lado, um visto tradicional custa mais de R$ 1.000. Portanto, a economia para os turistas argentinos seria substancial.
Na América do Sul, somente o Chile possui esse privilégio atualmente. Então, a Argentina se tornaria o segundo país sul-americano com essa facilidade.
Requisitos e desafios do processo
Contudo, o processo de implementação levará vários meses e não depende exclusivamente da decisão argentina. Similarmente, apenas países com medidas de segurança muito altas em trânsito internacional têm essa possibilidade.
O próprio comunicado oficial reconhece que a incorporação “requer que a Argentina cumpra com altos padrões internacionais em seus procedimentos migratórios”. Desse modo, o país precisa fortalecer seus sistemas de segurança e controle fronteiriço.
Impactos no turismo argentino
Este programa consiste em uma autorização por 90 dias para ingressar em modo turista sem necessidade de tramitar o visto tradicional. Enfim, milhões de argentinos poderiam se beneficiar dessa facilidade.
A medida posicionaria a Argentina em um grupo seleto de países privilegiados. Igualmente, fortaleceria significativamente o setor turístico bilateral. Ademais, facilitaria viagens de negócios e intercâmbios culturais entre as nações.
Finalmente, essa iniciativa representa uma oportunidade histórica para o turismo argentino. Entretanto, ainda depende do cumprimento rigoroso dos requisitos americanos de segurança internacional.
Chip de internet
Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.
Aluguel de carro
Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.
Seguro-viagem
Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.
LEIA TAMBÉM:
Argentina exige seguro-viagem para turistas estrangeiros
Entenda a devolução do IVA para turistas na Argentina