Meu Ano em Oxford: roteiro pelos cenários do filme

Descubra os locais de filmagem do filme “Meu Ano em Oxford” que transformaram a tradicional universidade em um dos destinod mais desejados por quem gosta de cinema e viagens

Meu ano em Oxford: roteiro pelos cenários do filme
Vista aérea da Universidade de Oxford. | Foto: Alamy Stock Photo/Paul Thompson Images/divulgação

O sucesso de “Meu Ano em Oxford” na Netflix colocou a cidade universitária inglesa no radar dos viajantes brasileiros. O filme revela cenários deslumbrantes que misturam história, romance e cultura britânica autêntica.

“Meu ano em Oxford” foi baseado em livro homônimo de Julia Whelan e acompanha Anna de La Vega (Sofia Carson), uma estudante norte-americana que consegue a oportunidade dos sonhos em Oxford, onde é surpreendida por um romance complicado.

Oxford: universidade milenar como protagonista

Meu ano em Oxford: roteiro pelos cenários do filme
Divinity School, parte do complexo da Biblioteca Bodleian em Oxford. | Foto: Experience Oxfordshire/Studio8/divulgação

A Universidade de Oxford oferece experiências únicas aos visitantes. A Biblioteca Bodleian impressiona com arquitetura gótico-barroca e tours noturnos especiais. Os colleges (faculdades) históricos abrem suas portas para mostrar tradições centenárias.

O Magdalen College encanta com jardins onde 300 cervos circulam livremente. Christ Church atrai fãs de Harry Potter com o famoso Salão Principal de Hogwarts. New College completa o roteiro mágico para admiradores da saga.

Knebworth House: elegância cinematográfica real

Meu ano em Oxford: roteiro pelos cenários do filme
Jardins da Knebworth House em Hertfordshire. | Foto: Visit Hertfordshire/Rebecca Douglas/divulgação

A mansão de Hertfordshire serviu como cenário do baile estudantil no filme. Visitantes exploram os mesmos salões e jardins que Anna percorreu na tela. O local oferece Jardim de Ervas e Trilha dos Dinossauros com réplicas realistas.

Pubs históricos: coração social inglês

Inglaterra: Pub The Bear Inn em Oxford
Pub The Bear Inn em Oxford . | Foto: Visit Britain/Jon Attenborough/divulgação

The Bear Inn – Fundado em 1242, mantém tradição com 4.500 gravatas nas paredes. O ambiente histórico convida para degustar a autêntica real ale – cerveja produzida de forma tradicional que contém leveduras vivas e passa por uma fermentação secundária e maturação diretamente no barril de onde é servida.

Fish and chips: tradicional prato inglês
Fish and chips: prato tradicional do Reino Unido. | Foto: Shutterstock

The Turf Tavern – Escondido entre vielas medievais, recebeu Stephen Hawking e Bill Clinton. O fish and chips tradicional completa a experiência britânica. O prato tradicional do Reino Unido consiste em um filé de peixe branco empanado numa massa leve e frito, servido com batatas fritas grossas e por sal e vinagre de malte e, por vezes, puré de ervilhas, molho tártaro ou fatias de limão. 

The King’s Arms – Localizado próximo à Biblioteca Bodleian, reúne estudantes e professores diariamente. Conversas acadêmicas misturam-se com turistas curiosos.

 Pub The Bear Inn em Oxford
Cerveja artesanais | Foto: Visit Britain/divulgação

Lamb & Flag – Gerenciado pela universidade por 400 anos, apoia causas estudantis. Cervejas artesanais encerram perfeitamente a rota dos pubs.

Windsor: realeza cinematográfica

Lojas de chá e o Castelo de Windsor
Lojas de chá e o Castelo de Windsor. | Foto: Visit Britain/Ben Selway/divulgação

Já Windsor aparece em cenas marcantes do filme. O Castelo de Windsor, residência do Rei Charles III, impressiona como maior castelo habitado mundialmente. Windsor Great Park oferece trilhas entre campos verdes e lagos tranquilos.

Londres: metrópole cinematográfica

Londres:  Vista da Tower Bridge e Rio Tâmisa
Vista da Tower Bridge e Rio Tâmisa em Londres. | Foto: Visit Britain/George Johnson/divulgação

A capital britânica complementa o roteiro com Hammersmith Bridge, cenário de conexão narrativa. O Museu Britânico oferece entrada gratuita para explorar milênios de história humana.

Cartão postal da capital inglesa, a Tower Bridge proporciona vistas espetaculares através de passarelas de vidro. A Borough Market satisfaz paladares com sabores locais e internacionais. E a Tate Modern exibe arte contemporânea em ambiente industrial à beira do rio.

Como chegar: ETA obrigatório

Inglaterra: ETA obrigatório
ETA é obrigatório desde janeiro de 2025. | Foto: Shutterstock

Cidadãos brasileiros necessitam o Electronic Travel Authorisation (Autorização Eletrônica de Viagem) desde janeiro de 2025. O processo online custa £16 e vale dois anos. O aplicativo UK ETA facilita a solicitação para múltiplas viagens.

Oxford fica a 40 minutos de trem desde Londres, tornando-se um roteiro bate-volta perfeito. A cidade oferece experiência transformadora que mistura educação, história e entretenimento cinematográfico.

Chip de internet na Europa

Não fique sem comunicação em sua viagem à Europa! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro na Europa

Quer aproveitar a sua viagem à Europa de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

5 dias em Londres: o que fazer

Experiência Saltburn: 4 castelos para conhecer de graça inspirados no filme

Destinos de cinema: locais icônicos dos filmes de Hollywood

Cinema: 4 cidades na Irlanda de astros de Hollywood