México anuncia visto eletrônico para facilitar turismo

O México implementa sistema digital que substitui processo presencial em consulados e facilita entrada de turistas

Nas próximas semanas o México implementará um sistema de visto eletrônico (e-Visa) para estrangeiros que necessitam de autorização para entrada aérea no país. A medida, aprovada em 25 de julho e publicada no Diario Oficial de la Federación, promete revolucionar o processo burocrático para turistas.

O novo sistema elimina a necessidade de agendamentos presenciais em embaixadas ou consulados mexicanos. Os viajantes poderão solicitar o visto através de portal específico, preenchendo formulário eletrônico e enviando documentos digitalmente. A taxa permanece em US$ 54.

Como funciona o sistema e-visa

México anuncia visto eletrônico para facilitar turismo
E-visa | Foto: Shutterstock

O visto aprovado será emitido como documento eletrônico com QR Code. Os turistas deverão apresentar este código durante a inspeção de imigração nos aeroportos mexicanos. O processo digital agiliza significativamente o tempo de processamento das solicitações.

Importante destacar que a autorização eletrônica não garante entrada automática no país. As autoridades de imigração e saúde no ponto de chegada mantêm a decisão final sobre a admissão dos visitantes.

Brasileiros continuam necessitando de visto

Desde 18 de agosto de 2022, brasileiros precisam obrigatoriamente de visto para entrar no México em viagens de turismo ou negócios. A exigência se aplica também para conexões aéreas em território mexicano.

O visto mexicano custa cerca de R$ 285 e deve ser pago em real através de PIX no dia da entrevista. O pagamento digital facilita o processo para solicitantes brasileiros.

Quem está isento da exigência

Permanecem isentos de visto cidadãos da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Viajantes portadores de residência permanente ou visto válido de múltiplas entradas desses países também não precisam de autorização mexicana.

Impacto no setor turístico

México anuncia visto eletrônico para facilitar turismo
Aventura em Xcaret, México | Foto: divulgação

O cancelamento do visto eletrônico em agosto de 2022 impactou agências de viagens, operadoras, hotéis, companhias aéreas e outros setores da cadeia turística. A retomada do sistema digital representa alívio para o mercado de turismo entre Brasil e México.

Até agosto de 2022, brasileiros já haviam experimentado os benefícios do sistema de vistos eletrônicos mexicanos. O retorno desta facilidade pode impulsionar o fluxo turístico bilateral.

O novo sistema e-Visa representa modernização importante nas relações turísticas México-Brasil. A digitalização do processo beneficia tanto turistas quanto o setor de viagens, prometendo maior agilidade e conveniência para visitantes interessados em conhecer destinos mexicanos.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

10 melhores hotéis em Cancún, no México

Um giro por Cancún e Riviera Maia, no México

O que fazer em Isla Mujeres, México

Hard Rock Hotel Los Cabos: opção de hospedagem tranquila no México