O Museu do Ipiranga investe em estrutura, acervo e novas experiências para os visitantes que superam 2 milhões desde a reinauguração em setembro de 2022
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, é um dos principais cartões-postais de São Paulo. O centro histórico se prepara para comemorar seus 130 anos com uma série de novidades que prometem atrair ainda mais visitantes.
Portanto, prestes a atingir a marca de 2 milhões de visitantes desde sua reinauguração em 2022, o museu aposta em ampliação da estrutura, novo bloco técnico e iniciativas culturais que reforçam seu papel como referência no turismo e na preservação histórica nacional.
Novo bloco técnico e espaço para o acervo
Até o fim deste semestre, o museu definirá o local onde será construído o novo bloco técnico. Assim, a obra abrigará cerca de 400 mil itens do acervo, atualmente espalhados em imóveis alugados. Desse modo, além de ampliar o espaço físico, a iniciativa permitirá melhores condições para conservação, digitalização e exibição das peças.
Essa expansão, aliada à inauguração recente da loja da Editora da USP (Edusp), garante mais conforto e conveniência para o público. O espaço reúne livros, souvenirs, joias, canecas e camisetas que celebram a história e a cultura brasileira.
Mais acessibilidade e novas experiências

Atualmente, parte da área verde do museu está em obras para adaptação e melhorias. O objetivo é facilitar a acessibilidade e criar novos ambientes interativos, como painéis de vídeo e totens com informações turísticas. As visitas gratuitas às terças-feiras continuam sendo um atrativo importante, especialmente para escolas e grupos culturais.
De acordo com o diretor do museu, Luiz César de Sá Marins, a reabertura do espaço em 2022 transformou a relação do público com o museu. “A sociedade começou a se apropriar do espaço de maneira diferente. Percebemos mais curiosidade, engajamento e até filas na porta”, afirmou.
Centro de pesquisa e novos laboratórios

Outra novidade importante é a criação do Centro de Pesquisa e Ensino em História e Cultura Material. O centro reunirá pesquisadores, professores e estudantes da USP e de outras instituições. O espaço terá laboratórios, salas de processamento de imagens e áreas voltadas à catalogação e conservação de peças.
Essa nova fase do museu visa preparar o acervo para o futuro. Segundo Marins, “é necessário consolidar o que temos hoje, mas também planejar o que será necessário no futuro”. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo fortalece essa proposta de longo prazo.
Turismo, tradição e futuro

Localizado no Parque da Independência, o Museu do Ipiranga mantém sua importância como símbolo da história do Brasil e destino turístico imperdível na capital paulista. Além disso, com entrada gratuita em alguns dias e acessibilidade facilitada por transporte público, o museu continua sendo uma parada obrigatória para turistas, estudantes e moradores da cidade.
Por fim, ao celebrar seus 130 anos, o museu reafirma seu compromisso com a preservação da memória brasileira, sem abrir mão da inovação. Assim, com mais investimentos e novas atrações, o espaço se projeta como um polo cultural cada vez mais dinâmico e preparado para o futuro.
Chip de internet
Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.
Aluguel de carro
Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.
Seguro-viagem
Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.
LEIA TAMBÉM:
Turismo cultural em São Paulo: roteiro conecta história e arte
Atrações em São Paulo: cinco lugares imperdíveis
Museu do Ipiranga vai ganhar novas exposições ainda este ano
20 anos de Google Maps: Os 10 museus mais avaliados do Brasil