Roteiro de viagem por cemitérios fascinantes do mundo

Um itinerário único que revela arte, história e a última morada de grandes personalidades em cemitérios que se tornaram verdadeiras atrações turísticas

Visitar cemitérios durante viagens pode parecer inusitado para alguns. Contudo, estes locais transcendem o luto e se revelam como museus a céu aberto. Eles oferecem, dessa maneira, uma imersão profunda na história, arte e cultura de um povo. Longe de serem apenas lugares de descanso eterno, muitas necrópoles se tornaram destinos turísticos imperdíveis.

Assim, preparamos um roteiro por alguns dos mais emblemáticos cemitérios do mundo. Prepare-se para uma jornada surpreendente e cheia de descobertas.

Père Lachaise: o coração cultural de Paris

Roteiro de viagem por cemitérios fascinantes do mundo
Père Lachaise | Foto: Shutterstock

Nossa primeira parada é o famoso Père Lachaise, em Paris. Fundado em 1804, ele é, sem dúvida, o cemitério mais visitado do planeta. Suas alamedas arborizadas e esculturas grandiosas guardam mais do que memórias. Elas contam histórias. Além disso, passear por suas ruas de paralelepípedos é como folhear um livro de história. Consequentemente, milhões de turistas caminham por aqui anualmente.

Visitantes do mundo todo procuram os túmulos de personalidades icônicas. Por exemplo, o roqueiro Jim Morrison, do The Doors, atrai uma legião de fãs. A cantora Édith Piaf também repousa ali, em um túmulo frequentemente coberto de flores. Além deles, o escritor Oscar Wilde e o compositor Frédéric Chopin têm suas últimas moradas neste local. Portanto, o Père Lachaise é uma peregrinação cultural.

Recoleta: luxo e mistério em Buenos Aires

Roteiro de viagem por cemitérios fascinantes do mundo
Recoleta, Buenos Aires | Foto: Ivo Antonie de Rooij – Shutterstock

Em seguida, na América do Sul, o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina, impressiona por sua opulência. Diferentemente de outros, ele se parece com uma cidade em miniatura. Mausoléus de mármore com detalhes arquitetônicos deslumbrantes se alinham em suas ruas. Assim, cada jazigo conta a saga de famílias aristocráticas argentinas.

A figura mais procurada é, certamente, Eva Perón. Seu túmulo, embora discreto, é um ponto de enorme interesse histórico e emocional. Muitas outras figuras notáveis da história argentina também estão enterradas ali. Por isso, uma visita guiada é altamente recomendada para não perder nenhum detalhe. Dessa forma, você mergulha nas narrativas que moldaram a nação.

Highgate: o gótico vitoriano em Londres

Roteiro de viagem por cemitérios fascinantes do mundo
Highgate, Londres | Foto: Studio Eggy – Shutterstock

Atravessando o Atlântico de volta para a Europa, chegamos a Londres. O Cemitério de Highgate oferece uma atmosfera completamente diferente. Com sua vegetação densa e arquitetura gótica, parece um cenário de filme. O tempo e a natureza transformaram o local em um santuário de beleza melancólica. Consequentemente, a sensação é de estar em outro tempo.

Dividido em duas partes, leste e oeste, Highgate abriga túmulos notáveis. O mais famoso é, sem dúvida, o de Karl Marx, na parte leste. Sua sepultura monumental atrai estudiosos e curiosos. Na parte oeste, mais antiga e selvagem, encontram-se impressionantes catacumbas e a famosa Avenida Egípcia. Por conseguinte, a exploração deste cemitério se torna uma aventura.

Hollywood Forever: repouso final de celebridades em LA

Hollywood Forever, Los Angeles
Hollywood Forever, Los Angeles | Foto: Chizhevskaya Ekaterina – Shutterstock

Como o próprio nome sugere, o cemitério Hollywood Forever é o local escolhido por muitas celebridades de Hollywood para o descanso eterno. Fundado em 1899, em Los Angeles, Califórnia, o lugar se destaca pela sua arquitetura, estátuas, vegetação abundante e lindos lagos.

Além disso, entre as celebridades que lá estão sepultadas destacam-se, por exemplo, DeeDee Ramone, John Huston, Cecil B. DeMille, Janet Gaynor, entre muitas outras.

Lafayette Cemetery No. 1: Nova Orleans

Lafayette Cemetery, Nova Orleans
Lafayette Cemetery No. 1, Nova Orleans | Foto: Shutterstock

Localizado em Nova Orleans, na Luisiana (EUA), o cemitério Lafayette Cemetery No. 1 é conhecido por seus túmulos ornamentados. Fundado no século 19, abriga as sepulturas de diversas famílias proeminentes da cidade. Além disso, representa um marco histórico e ponto turístico popular devido à sua beleza e importância cultural.

O Lafayette Cemetery No. 1 também é frequentemente visto em filmes e séries televisivas como The Originals, NCIS New Orleans, Entrevista com um Vampiro, Jonah Hex e Double Jeopardy.

Morumby: túmulo de Ayrton Senna atrai fãs

Cemitério Morumby, São Paulo
Cemitério Morumby, São Paulo | Foto: Nelson Antoine – Shutterstock

Considerado o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, o saudoso Ayrton Senna está sepultado no Cemitério do Morumby, em São Paulo, um dos mais conhecidos da capital paulista. Desde a sua morte em 1994, o local atrai uma legião de fãs de todo o mundo, que visitam seu túmulo para prestar homenagens.

Cercado por árvores e áreas verdes, o cemitério paulistano oferece um ambiente tranquilo e reservado. A lápide de Senna carrega a frase “Nada pode me separar do amor de Deus”.

Um olhar diferente sobre a eternidade

Este roteiro demonstra que cemitérios podem ser espaços de grande beleza e aprendizado. Eles nos conectam com o passado de uma forma única e poderosa. Então, em sua próxima viagem, considere incluir um desses cemitérios em seu itinerário. Você descobrirá que, para além da vida, a arte e a história continuam a ecoar.

Chip de internet

Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

Conheça a Biblioteca Nacional da França

Museu em Londres oferece noite do pijama para adultos