Coreia do Norte inaugura paraíso tropical para turistas

O ditador Kim Jong-un abriu um complexo turístico luxuoso com capacidade para 20 mil visitantes, enquanto a Coreia do Norte gradualmente reabre suas fronteiras fechadas

A Coreia do Norte surpreendeu o mundo ao inaugurar o resort Wonsan Kalma, um complexo aquático na costa leste com capacidade para 20 mil visitantes. Além disso, o parque conta com hotéis, restaurantes, lojas, parque aquático e minigolfe espalhados por 5 quilômetros. Consequentemente, este projeto representa uma mudança significativa na política isolacionista norte-coreana.

Kim Jong-un compareceu à cerimônia de abertura acompanhado de sua família, demonstrando assim a importância estratégica do empreendimento. Portanto, analistas interpretam essa inauguração como um sinal de abertura controlada ao turismo internacional. Simultaneamente, o país mantém suas restrições rígidas para visitantes ocidentais.

Fronteiras gradualmente se abrem

Coreia do Norte inaugura paraíso tropical para turistas
Cataratas de Rimyongsu em Samjiyon. | Foto: Kanokratnok – Shutterstock

Depois de quase cinco anos fechada, a Coreia do Norte planeja reabrir o turismo internacional. Entretanto, apenas um grupo de 13 turistas internacionais conseguiu visitar o país recentemente, organizados pela empresa Koryo Tours. Por outro lado, turistas russos foram os primeiros autorizados a entrar desde o início de 2020.

As empresas especializadas confirmam que o turismo para Samjiyon e provavelmente para o resto do país será gradualmente retomado. Contudo, as autoridades mantêm controles extremamente rigorosos sobre todos os visitantes estrangeiros. Dessa forma, o processo de reabertura acontece de maneira muito gradual e controlada

Regras rígidas para visitantes ocidentais

Coreia do Norte inaugura paraíso tropical para turistas
Estação de metrô Pyongyang. | Foto: Truba7113 – Shutterstock

Visitar a Coreia do Norte permanece um desafio complexo para turistas ocidentais. Primeiramente, não é possível viajar independentemente pelo país. Visitantes devem contratar uma agência de turismo e sempre estarão acompanhados por pelo menos dois guias do governo.

Durante a visita, os turistas podem conhecer atrações como o metrô de Pyongyang, considerado o mais profundo do mundo a 110 metros de profundidade. Todavia, todas as atividades seguem roteiros pré-determinados pelo governo norte-coreano. Consequentemente, a experiência turística difere completamente dos padrões internacionais convencionais. Em suma, cada movimento dos visitantes é monitorado rigorosamente.

Estratégia econômica através do turismo

Marina na região de Wonsan
Marina na região de Wonsan. | Foto: Oleg Znamenskiy – Shutterstock

O novo resort representa uma aposta econômica significativa do regime de Kim Jong-un. Principalmente, o projeto visa atrair divisas estrangeiras em um contexto de sanções internacionais. Simultaneamente, o complexo serve como vitrine do desenvolvimento nacional para visitantes selecionados. Assim sendo, o turismo torna-se ferramenta de propaganda política.

Analistas sugerem que o turismo pode se tornar uma fonte importante de receita para o país. No entanto, as restrições políticas continuam limitando o acesso de visitantes ocidentais. Portanto, o sucesso da estratégia dependerá da capacidade de equilibrar abertura econômica com controle político. Finalmente, essa abordagem reflete a necessidade de diversificar a economia norte-coreana.

Porém o futuro do turismo norte-coreano permanece incerto. Especialmente considerando as tensões geopolíticas regionais. Entretanto, a inauguração do resort Wonsan Kalma marca um passo importante na tentativa de modernização econômica do país mais isolado do mundo.

Chip de internet

Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

Coreia do Norte planeja abrir fronteira para turistas estrangeiros 

Coreia do Sul restringe acesso de turistas a bairros famosos

Doramas inspiram turismo por Seul, na Coréia do Sul

China inaugura a maior pista de esqui indoor do mundo