Gainesville, Crystal River, DeLand, Ocala, Orlando e Lakeland compõem a região central da Flórida, com atividades e passeios para toda a família.
O coração da Flórida guarda tesouros naturais muitas vezes desconhecidos mesmo por quem já esteve muitas vezes no estado. A boa notícia é que, sem precisa ir muito longe de Orlando, você pode dar uma turbinada nas suas férias se refrescando em lidas nascentes cristalinas, nadando com peixes-bois, fazendo passeios de caiaque no mangue e muitas outras atividades em meio à natureza.
Cidades com centrinhos charmosos completam o roteiro pela região central do estado americano. Confira todas as dicas a seguir!
Neste conteúdo você vai ver:
Gainesville
Gainesville é uma cidade histórica da Flórida, que ganha ainda mais graça com as nascentes naturais.
Seu centro combina os coloridos casarões de madeira das antigas fazendas a animados restaurantes e bares com música ao vivo.
Ao mesmo tempo que oferece uma vibrante e jovem vida universitária, Gainesville preserva suas raízes em Micanopy, um vilarejo que parece perdido no tempo, com casas que são de até três séculos atrás, hoje ocupadas por cafés e lojinhas, e oferece uma série de museus, com o Florida Museum of Natural History, com fósseis de um mamute e de um mastodonte, descobertos na região.
Devil’s Den Spring
Nesta caverna pré-histórica, preenchida por um lago profundo de água azul e cristalina, a 22 oC, é possível mergulhar de snorkel ou cilindro, em profundidades que chegam a quase 20 metros.
Ginnie Springs
Uma das nascentes mais lindas da região, foi celebrada pelo mergulhador Jacques Cousteau como um lugar de visibilidade infinita.
Trata-se de um sistema com seis nascentes e três cavernas subterrâneas interligadas. As atividades mais comuns por aqui são caiaque, stand uppaddle, descida com boias e mergulho com cilindro.
Parques estaduais
O Ichetucknee Springs State Park preserva duas belas nascentes: Head Spring, com uma pequena piscina gostosa para banho, e Blue Hole, com uma caverna submersa.
Outro passeio bacana na natureza é o Paynes Prairie Preserve State Park, com uma bela amostra da savana americana. Se quiser ver muitos crocodilos juntos, siga pela Chua Trail, uma passarela sobre a água que atravessa parte do parque.
Revoada de morcegos
No campus da Universidade da Flórida, vive uma colônia de 500 mil morcegos, em casinhas construídas especialmente para eles. Todo fim de tarde, o pessoal se reúne à beira dos gramados para assistir à revoada desses mamíferos alados, que saem em grupos para suas atividades noturnas.
Onde se hospedar em Gainesville
Em Gainesville, são comuns os B&B (bed & breakfast), pousadas histórias que ocupam casas datadas do século 19. Entre os melhores, está o Sweetwater Branch Inn, onde vale aproveitar o café da manhã com toda calma do mundo, especialmente os waffles.
Onde comer
- Harry’s Seafood Bar & Grille: serve deliciosos frutos do mar, com influência do sul dos EUA.
- Blue Highway: pizzaria local que serve saladas orgânicas e hambúrgueres.
- The Top Disputado: na Main Street, tem como destaque a salada grega, a pasta de espinafre e o camarão com amendoim e legumes.
- Great Outdoor Restaurant: fica na cidade vizinha High Springs, a 30 minutos de Gainesville, serve pratos bem típicos e, à noite tem música ao vivo em espaço ao ar livre.
Crystal River
As mais de 40 nascentes de Crystal River formam o habitat perfeito para várias espécies animais, a ponto de a cidade ser conhecida como a “capital mundial do peixe-boi”. Aqui é o único lugar nos Estados Unidos onde é permitido nadar legalmente e de forma ecologicamente responsável com esses grandões aquáticos.
Nado com peixe-boi
A atividade acontece com o apoio de guias treinados, que orientam sobre a conduta junto aos animais. Não se pode tocá-los ou persegui-los, mas, se um peixe-boi vier até você, é só ficar parado e curtir o encontro. O melhor horário é de manhã, pois são maiores as chances de encontrá-los.
Hunter Springs
No centrinho de Crystal River, a nascente tem estrutura ampla, com área de banho, playground, quadras de vôlei de areia e vestiários. Caiaques e pranchas de stand up paddle estão disponíveis para locação.
Three Sisters Springs
Para entrar nas águas desta piscina natural composta por três nascentes, é preciso estar de caiaque ou de barco. Se a ideia for só contemplar, há uma passarela com vários pontos de observação, de onde é possível avistar os peixes-bois.
Passeio de airboat
Impulsionado por um grande ventilador na popa, este tipo de barco se locomove em alta velocidade e faz um percurso bem interessante pelas águas cheias de vida marinha. As chances de avistar golfinhos no caminho são altas.
Weeki Wachee Springs
O parque natural é famoso por suas “sereias dançantes” desde 1947. Dançarinas se apresentam embaixo d’água em uma espécie de auditório-aquário por 30 minutos, sem subir para respirar, apenas puxando ar de uma mangueira conectada à superfície.
Além disso, também tem um parque aquático com toboáguas que desaguam na nascente, playground, passeios de barco e aluguel de caiaques transparentes e pranchas de stand up paddle.
Homosassa Springs Wildlife State Park
O parque abriga o Wildlife Viewing Center, um zoológico com cerca de 300 animais de espécies locais, a maior parte resgatados da natureza. Um dos destaques é o Lu, que, aos 60 anos, é o hipopótamo em cativeiro mais velho do mundo.
Também é possível acompanhar a alimentação dos peixes-bois – o parque também funciona como moradia provisória para esses animais machucados, que posteriormente serão reintroduzidos à natureza.
Onde se hospedar em Crystal River
- The Plantation on Crystal River: No centro de Crystal River, tem quartos amplos e área de lazer completa, com vista para o rio.
- Retreat at Crystal Manatee: Com quartos bem coloridos e um jardim em estilo tropical, oferece ótima localização e café da manhã incluso.
- Hampton Inn Crystal River: Quartos funcionais, área de lazer com uma pequena piscina e café da manhã incluso são diferenciais.
Onde comer
- Katch 22: é uma delícia esta experiência gastronômica com ingredientes locais e toque sulista|
- Vintage on The 5th: os pratos mudam conforme a inspiração do chef e os ingredientes disponíveis no mercado.
- Cajun Jimmy’s Seafood Seller & Café: além de ser um mercado de frutos do mar frescos, também funciona como restaurante.
- Amy’s on the Avenue: o menu conta com sushis, sanduíches e saladas.
DeLand
“A melhor main street dos EUA”, é o que diz um dos cartazes da colorida South Woodland Boulevard, a rua principal de DeLand, cidadezinha simpática que garante uma experiência deliciosa, combinando a vibe animada de seu centro histórico com duas nascentes de águas cristalinas.
Main Street
Na rua principal, ficam belos edifícios históricos, como o Athens Theater e o antigo Tribunal, junto a lojas, cafés, docerias e restaurantes bacanas. Em meio a eles, há grafites modernos, esculturas e instalações contemporâneas.
Destaque para o mural Pioneers at Parceland, que retrata moradores e seus antepassados, e para as DeLand Wings, parte de uma série de pares de asas espalhados pela região.
Nas noites de sexta-feira, acontece a Artisan Alley Farmers Market, uma feirinha de produtores e artesãos locais.
De Leon Springs
A nascente, que escoa 53 milhões de litros de por dia, tem fundo natural, mas bordas pavimentadas, criando assim uma piscina que é pedida certeira para a prática de atividades aquáticos, como natação e hidroginástica.
Blue Springs
O parque onde a nascente se localiza proporciona experiências diversas, que vão além de nadar e avistar peixes-bois. É possível descer de boia em um percurso de um quilômetro, mergulhar em uma caverna e fazer um passeio de barco pelo Rio St. John.
É imperdível fazer a trilha The Hammock, que conecta o centro do parque às nascentes por meio de uma plataforma de madeira. Entre novembro e abril, porém, é proibido mergulhar, porque o lugar se transforma em santuário para centenas de peixes-bois.
Onde se hospedar em DeLand
- Courtyard by Marriott: No centro histórico, tem quartos amplos e área de lazer agradável, incluindo piscina e hidromassagem.
- Artisan Downtown: Este hotel-butique ocupa um edifício histórico com quartos moderninhos, na Main Street.
- Hampton Inn & Suites: Tem como diferencial o café da manhã incluso na diária, além de quartos grandes para famílias.
Onde comer
- The Table Restaurant: serve pratos fartos e coloridos, feitos com ingredientes locais.
- Neighbors Artisan Taqueria: opção prática para quem quer comer algo gostoso e rápido.
- Santorini Greek Cuisine: neste restaurante grego autêntico, o pão pita vem quentinho e a moussaka é uma delícia.
- Old Spanish Sugar Mill: em um antigo moinho de cana-de-açúcar, você mesmo prepara suas panquecas, com acompanhamentos à parte.
Ocala
Esta pequena e charmosa cidade histórica é cercada de nascentes cristalinas, em meio a florestas, rios e cânions. Nos meses mais frios do ano, suas águas viram rota de centenas de peixes-bois, sobretudo de dezembro a março.
E ainda tem um gracioso centrinho, que mescla prédios do século 19 com construções mais recentes, incluindo um cineteatro dos anos 1920, restaurantes avarandados e bares com terraço. Atividades equestres também são muito populares, a ponto de Ocala ser considerada a “capital do cavalo”.
Silver Springs
Um sistema com dezenas de nascentes formam lagos que alimentam o rio Silver Springs, com água é tão cristalina que parece vidro. Ali você pode fazer atividades como caminhadas, cavalgadas e piqueniques.
Não é permitido nadar ou mergulhar, mas há barcos com fundo de vidro e caiaques transparentes para observar a vida subaquática enquanto se navega, com direto a encontro com os peixes-bois.
Silver Glen Springs
Esta nascente enorme de água cristalina é uma das mais lindas da Flórida. Debaixo d’água, a surpresa pode ser ainda maior. Muitas vezes, é possível ver dezenas de peixes-bois.
Para o bem-estar dos animais, é proibido cercá-los, tocá-los ou nadar com eles. Entretanto, se eles vierem até você, tudo certo: é só ficar paradinho, flutuando, e curtir a experiência.
Juniper Springs
Além da beleza de sua água esmeralda e muito transparente, esta nascente com estrutura de visitação, incluindo deques de cimento, faz com que lote no verão e nos feriados.
Zip The Canyons
Em um circuito bacana com nove trajetos de tirolesa, você sobrevoa cânions e lagos a 40 metros de altura, percorrendo até 335 de extensão. A atividade fica ainda mais especial quando feita nas noites de lua cheia.
Onde se hospedar em Ocala
Hilton Ocala
A menos de 10 minutos de carro do centro histórico, tem acomodações, espaçosas, piscina aquecida, restaurante, academia e estacionamento gratuito.
Onde comer
- Ivy on the Square: cervejas artesanais harmonizam com delícias como cebolas fritas ao estilo do sul dos EUA e o salmão com espinafre e quinoa.
- Yellow Pony: dentro do The Equestrian Hotel, este gastropub serve comida americana, como hambúrgueres e ceasar salad.
- Big Hammock: ótimo lugar para degustar cervejas artesanais e provar pratos com inspiração asiática.
- Brooklyn’s Backyard: em ambiente que parece um quintal, o cardápio tem pizzas tamanho família.
Orlando e arredores
Orlando dispensa apresentações. A cidade da magia ganhou fama graças aos parques temáticos, como os do Walt Disney World Resort, do Universal Orlando Resort e do grupo SeaWorld.
Mas, na verdade, há uma infinidade de outras atrações para toda a família não apenas em Orlando como também nas cidades e vilarejos vizinhos, como Kissimmee (onde se concentram os condomínios de casas de temporada) e Winter Park.
Confira a seguir o que fazer na região para além dos parques.
Parques da Flórida: mais de 10 opções para curtir com a família
International Drive
A avenida mais famosa de Orlando concentra boas atrações que merecem um espacinho na sua agenda – porque nem só de parques é feita a cidade.
- Titanic: The Artifact Reúne cerca de mil artefatos originais do Titanic, além de recriações de uma cabine da primeira classe e da famosa escadaria.
- Mango’s Tropical Café: Este show-jantar tem de tudo um pouco: ritmos caribenhos, dançarinos de hip-hop, samba brasileiro. dança do ventre e tributos pop.
- Ripley’s Believe or Not: Dentro de uma casa torta, o popular museu de curiosidades e bizarrices exibe desde uma estátua do homem mais alto do mundo até um túnel do equilíbrio.
- Icon Park: Além de reunir restaurantes e lojas, o complexo de lazer é famoso pela roda-gigante The Wheel, de 120 metros de altura, que completa uma volta em 20 minutos. Também há o clássico museu de cera Madame Tussauds e aquário Sea Life. Vizinhos ao Icon Park, tem o StarFlyer, chapéu-mexicano radical alcança 130 metros de altura e 40 km/h, e o SlingShot, um “estilingue” que lança seus ocupantes a 120 metros de altura.
- Icebar: O bar todo feito de gelo, das paredes ao balcão, oferece empréstimo de casacos e luvas para aguentar os -3 °C. Também tem o Fire Lounge, com temperatura ambiente, servindo drinques e comidinhas.
- iFly: Simula um salto de paraquedas em um túnel de vento, dentro do qual os participantes usam macacões especiais para “voar”.
- WonderWorks: Em uma casa literalmente virada de ponta cabeça, o museu é voltado para ciências, com instalações interativas sobre desastres naturais, descobertas espaciais, entre outros temas.
- Chocolate Museum & Café: Este museu conjugado com cafeteria exibe 25 esculturas feitas de chocolate, como a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade.
U.S Route 192
Rodeada pelos parques da Disney, a rodovia central de Kissimmee, cidade vizinha a Orlando, reúne ótimos endereços para comprar, comer e passear.
Medieval Times Dinner
O jantar temático com show se desenrola em uma arena medieval, onde os cavaleiros duelam e participam de torneios, enquanto a plateia desfruta de um verdadeiro banquete.
FunSpot
O parque com ares retrô ficou famoso por ter o maior skycoaster do mundo, atração em que você despenca de quase 100 metros, e também pela montanha-russa de madeira e o Headrush 360, que coloca os participantes de ponta-cabeça enquanto as cadeiras giram.
Old Town
Este complexo de lazer é inspirada em uma cidade de velho-oeste e tem uma boa oferta de restaurantes e lojas temáticas.
Orange World
Nesta loja em formato de laranja, você encontra produtos feitos com as frutas cítricas produzidas na Flórida, como geleias, bolos, biscoitos e outras delícias.
Island H2O
O parque aquático tem mais de 20 atrações, anexo ao Margaritaville Resort, incluindo piscina de ondas, rio lento, toboáguas, play aquático e muito mais.
Sunset Walk
O bulevar de Kissimmee conta cerca de 30 estabelecimentos, entre lojas, cinema, salão de beleza, bares, arena para shows e restaurantes.
+ ATRAÇÕES ALÉM DOS PARQUES
Ivanhoe Village
Ao redor do Lago Ivanhoe exibe casas tombadas como patrimônio histórico nacional, lojas, arte de rua e muita natureza. A região faz parte da Orlando Urban Trail, uma trilha de cinco quilômetros que conecta alguns lagos da região.
Orlando Tree Trek Adventure Park
Pontes de madeira suspensas, cordas para se balançar e tirolesas em meio às árvores são os atrativos desde parque de arvorismo.
Wild Florida
Em um safári autoguiado, você vê cerca de 100 espécies de animais e depois, no Gator Park, em uma área vizinha, aproxima-se de dezenas de jacarés-americanos, muitos deles vindos de situação de resgate.
Para finalizar, tem o passeio de airboat, barco impulsionado por uma grande hélice que vai planando sobre a água em alta velocidade.
Paddling Center
O Shingle Creek Regional Park é cenário para um passeio de caiaque ou stand up paddle guiado, em meio à vegetação selvagem, onde se avistam inclusive filhotes de jacaré. Há opção de saídas em noites de lua cheia.
Crayola Experience
No espaço lúdico da marca de giz de cera e canetinhas Crayola, há mais de 20 atrações e atividades infantis, tanto digitais como manuais, como pinturas, desenhos e colagens.
Winter Park
A charmosa cidadezinha a 12 km de Orlando concentra seis lagos, conectados por bucólicos canais e rodeados por mansões de famílias abastadas que vinham passar o inverno ali. É possível fazer passeios de barco, que passam pela Island of Sicily, o pedaço mais pitoresco dos lagos.
Também vale passear pela Park Avenue, com lojas, restaurantes indicados no Guia Michelin Florida (como o Ravenous Pig, de cozinha america) e museus que exibem de antiguidades a arte contemporânea (como o Morse, com coleção de vitrais Tiffany).
Mills 50 District
Próximo a Downtown, o bairro é rico em murais de grafite, restaurantes, opções noturnas e de compras.
Destaque para o Loch Haven Park, que tem inúmeras atrações culturais (como o Orlando Museum of Art, o Orlando Science Center, a Orlando Philharmonic Orchestra e o teatro Lowndes Shakespeare) e o Harry P. Leu Gardens, com coleções de plantas do mundo todo.
Sobrevoo de balão
Ao nascer do sol, o balão sobe até 700 metros de altura, planando sobre os pântanos, lagos, bosques, plantações de laranja, florestas de ciprestes e bairros residenciais, ao longo de 40 minutos a uma hora.
Gatorland
Aberto em 1949, o mais antigo parque da região serve de habitat para mais de 2.500 jacarés e crocodilos. Os visitantes podem alimentá-los e também ver apresentações comandada pelos tratadores.
Tem ainda uma tirolesa de 150 metros de extensão que chega a 50 km/h. Já o Stompin’Gator Off Road Adventure leva para um passeio em veículos especiais através de trechos de mata e áreas pantanosas.
Celebration
A vila, que parece ter saído de um filme com suas casas coloridas em tons pastel, nasceu como uma área residencial fundada pela Disney em 1994, com o propósito de ser uma comunidade-modelo para os funcionários.
Mas a ideia não foi para a frente e agora os casarões tornaram-se moradia ou casa de férias de habitantes abastados. Como visitante, você pode pedalar ou caminhar ao redor do lago e passear pelas ruas Market e Front, que concentram boas opções de restaurantes.
Downtown Orlando
O bairro central de Orlando reúne opções de gastronomia, vida noturna, cultura e esportes, sobretudo na Church Street. Sobram endereços culturais por ali, como o Dr. Phillips Center for the Performing Arts, que sedia musicais em estilo Broadway, performances do Orlando Ballet, shows e mais.
Para quem gosta de esportes, é em Dowtown que fica a casa do time de basquete Orlando Magic (o Amway Cente) e dos times de Orlando City e Orlando Pride (o Exploria Stadium). Para um passeio agradável, aposte nos pedalinhos do Lake Eola Park, onde fica também o auditório a céu aberto Walt Disney Amphitheater.
Hospedagem em Orlando
Sheraton Vistana
Perto do Walt Disney World Resort, o hotel tem um amplo complexo de piscinas, além de acomodações tipo villa com um ou dois quartos e minicozinha.
Gaylord Palms
Enorme, o resort de Kissimmee tem vários restaurantes, bares, lojas e piscina com parque aquático.
LEIA TAMBÉM: 5 hotéis sem carpete para se hospedar em Orlando
Onde comer
- Icon Park: o complexo na International Drive tem vários restaurantes, como o espanhol Tapa Toro, o tex-mex Tin Roof e a hamburgueria Shake Shack.
- Pointe Orlando: O shopping ao ar livre na International Drive tem opções como o italiano Maggiano’s Little Italy e o grego Taverna Opa.
- Restaurant Row: O distrito gastronômico reúne endereços como o restaurante de frutos do mar Eddie V’s, o tex-mex Rocco’s e o italiano Christini’s.
Lakeland
Lakeland é, literalmente, a terra dos lagos: são nada menos que 38 deles, cercados de verde e de vida.
Entre os exemplares animais mais populares, estão os cisnes, descendentes de uma linhagem pertencente à Família Real Britânica e que foi doada pela rainha Elizabeth à cidade americana nos anos 1950. Para um giro panorâmico pelo que há de mais peculiar em Lakeland, siga pela Lemon Street.
Lago Mirror
Além dos cisnes, é famoso também por ter em suas margens o Hollis Garden, um jardim com 10 mil flores, além de fontes, pequenas trilhas e uma escadaria em estilo neoclássico que parece saída da Hollywood dos anos 1940.
Campus da Florida Southern College
Concentra a maior reunião no mundo de prédios desenhados pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, “o Oscar Niemeyer dos Estados Unidos”, famoso pelos projetos revolucionários para os padrões dos anos 1940.
Declarado patrimônio histórico dos Estados Unidos, o campus ainda dispõe de museus, galerias de artes e auditórios para shows diversos.
Bonnet Springs Park
Aberto em um antigo pátio ferroviário, tem jardins, trilhas e atividades no lago. Destaque para a Kiwanis Cares for Kids Treehouse, uma grande casa na árvore cheia de equipamentos para o público infantil, e para o Hollis Family Welcome Center, com exposições que prestam homenagem ao legado ferroviário e à herança ligada ao cultivo de laranjas, tradicional na Flórida.
Há ainda o caprichado Explorations V Children’s Museum, museu infantil que é repleto de instalações interativas.
Safari Wilderness Ranch
Em uma área de 1,5 milhão m², estão reproduzidos biomas diversos – das savanas aos pântanos –, habitados por dezenas de espécies de animais, de zebras a camelos, de hipopótamos a lhamas, de lêmures a avestruzes, todos vivendo soltos.
Os passeios são feitos em veículos especiais, e também há opções em bicicleta, cavalo e até mesmo em caiaque.
DICA BÔNUS: Lake Wales
A cidade de Lake Wales, a 40 minutos de carro de Lakeland, guarda duas preciosidades que valem a visita. Os jardins da Bok Tower é uma espécie de santuário natural criado na década de 1920, quando foram plantadas ali mais de mil árvores e cerca de 15 mil mudas de plantas ornamentais.
O símbolo do lugar é a Singing Tower, ou Bok Tower, uma torre de 62 metros de altura, em estilo misto neogótico e art déco, com uma gigantesca porta dourada e um carrilhão com 60 sinos no topo. Em seu interior, está a maior biblioteca de partituras para carrilhões do mundo, além de aposentos e um escritório.
A visita pode ser combinada ao vizinho El Retiro, uma mansão de 20 quartos construída em estilo mediterrâneo, que hoje funciona como museu com mobiliário e decoração da época.
Onde se hospedar em Lakeland
The Terrace Hotel
Histórico, foi um dos primeiros hotéis a incorporar sistema de ar-condicionado, em 1924. De tão luxuoso, boa parte de sua decoração veio da Europa, como os enormes lustres de cristal importados de um palácio na Itália.
Onde comer
- Harry’s Seafood Bar and Grille: capricha nos sabores típicos do sul dos Estados Unidos, adaptando-os aos peixes e frutos do mar do Atlântico.
- Black ‘n Brew: foca em comida saudável, como sopas, saladas e sanduíches criativos.
LEIA TAMBÉM:
Roteiro de 2 dias: o que fazer e onde comer em Naples, na Flórida
6 coisas para fazer em Anna Maria Island, na Flórida
Praias paradisíacas em Destin, na Flórida
Descubra Panama City Beach, a seis horas de Orlando