fbpx

Saiba como usar milhas para não pagar pela hospedagem

Pontos acumulados também podem ser convertidos em reservas em hotéis. Saiba como usar a milhas para não pagar pela hospedagem.

Foto: shutterstock

É comum associarmos o uso das milhas com a compra de passagens aéreas. Talvez você pense que esses pontos têm apenas essa finalidade. Mas, acredite, o poder das milhas é muito maior e você pode usá-las, inclusive, para reservar hotéis.

Muitas vezes, o gasto com a hospedagem representa um dos mais altos no nosso orçamento de viagem. Por isso, vou te ensinar como economizar usando suas milhas.

LEIA TAMBÉM: Planejamento e antecedência são as palavras-chaves para viajar com milhas

As principais estratégias

Existem várias estratégias, mas vou simplificar focando nos três programas de maior abrangência: Smiles; Azul Fidelidade e ALL (Accor Live Limitless).

Na plataforma da Smiles e Azul Fidelidade, além de comprar passagens aéreas, o viajante também pode reservar hotéis. O sistema é muito simples: você faz uma pesquisa colocando a cidade e as datas desejadas. O resultado mostrado aparece em quantidade de pontos.

No caso da Smiles, o programa oferece o resultado tanto em dinheiro, quanto em milhas. Além disso, há a opção Smiles & Money, onde você pode pagar uma parte em milhas e a outra em dinheiro (parcelamento em até 12 vezes).

Na Azul, a pesquisa é realizada pelo site da Azul Viagens. A busca também é simples e a dica é esperar um cupom de desconto, que eles oferecem várias vezes ao ano, e que podem chegar aos 20%.

Já na ALL, o processo é um pouco diferente. Você pode transferir os seus pontos na Smiles, Azul Fidelidade, LATAM Pass, Curtaí e Livelo para a ALL. O ideal é aguardar uma promoção, para maximizar sua pontuação. Cada 2 mil pontos geram € 40 de desconto na sua hospedagem.

A rede conta com um catálogo que ultrapassa 5 mil hotéis distribuídos por mais de 100 países, sendo que cerca de 300 estão no Brasil. O interessante é que abrange hospedagem para diferentes perfis – das categorias econômicas as mais luxuosas. Você faz a reserva em dinheiro e depois usa os pontos para pagar a hospedagem.

Dica: alguns restaurantes dos hotéis também permitem o pagamento com pontos.

Quando vale a pena?

Assim como as passagens aéreas, é preciso pesquisar para ter certeza que a reserva com milhas é um bom negócio. A melhor maneira é sempre comparar o valor em dinheiro e checando websites como Booking.com e Hoteis.com para ter uma noção real do valor.

LEIA TAMBÉM: 5 vantagens de reservar um hotel com o Booking.com

Caso não tenha milhas suficientes para usar, a dica é fechar o hotel pelos programas de fidelidade, como Smiles, Azul Fidelidade ou Latam Pass. Por eles, o comprador ganha recompensas.

Você também pode aproveitar a reserva bonificada, que segue o mesmo padrão da compra bonificada – quando um produto comprado gera um determinado valor em milhas. Empresas como Booking.com, Hoteis.com e Decolar fazem essas promoções algumas vezes por ano.

Com acúmulo inteligente de pontos, o viajante consegue diminuir consideravelmente o gasto com hotéis nas suas viagens. O grande segredo é fazer o acúmulo sem custo ou a custo baixo de pontos para poder aproveitar vantagens como a de se hospedar em um hotel 5 estrelas pagando em milhas o equivalente a um 3 estrelas.

E, antes de terminar, anote mais essa dica: reservando o hotel pelo site topcashback.com você ganha uma porcentagem do valor pago de volta. Há promoções que oferecem até 20% de volta. Quanto maior a porcentagem de cashback, mais vale a pena, e empresas como Hoteis.com e a ALL sempre participam.

LEIA TAMBÉM:

Gabriel Dias responde 11 perguntas sobre o cartão de crédito

Os 3 maiores erros ao acumular milhas aéreas

10 dicas para você acumular milhas a partir de hoje

Benefícios secretos do cartão de crédito