A primeira foi vista na semana passada, na região de Ubatuba, litoral norte. Todos os anos, entre maio e agosto, as baleias jubarte deixam a Antártica e vêm para a costa brasileira para acasalar e terem seus filhotes.
A temporada de baleias jubarte no litoral norte de SP começa apenas em maio, mas a primeira já foi vista na região de Ubatuba, na semana passada.
O fenômeno vai até agosto, mas o melhores meses para avistamento de baleias são junho e julho. Em São Sebastião, há agências de turismo local que oferecem os passeios, que só podem ser feitos de barco.
Apesar de ser uma atividade turística relativamente recente, com relatos a partir de 2018, a prática já é bastante comum. Na última temporada (2023), houve 740 avistamentos no Canal de São Sebastião. Para 2024 a expectativa é ainda maior.
“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade”, diz Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.
LEIA TAMBÉM: Praias mais procuradas no Litoral Norte paulista
Avistamento de baleias jubarte
Essa movimentação não apenas beneficia a pesquisa científica sobre baleias e seus hábitos, mas também impulsiona o turismo, trazendo benefícios econômicos para cidades como São Sebastião e Ilhabela, onde a observação das baleias se torna uma atividade comum até agosto.
As baleias jubarte deixam a Antártica após se alimentarem durante nosso verão e seguem para a Bahia, onde se reproduzem em águas mais quentes.
LEIA TAMBÉM: Dicas de hotéis e pousadas em Ilhabela
Regras para avistamento de baleias
O turismo de observação de baleias prioriza a preservação ambiental e segue regras e precauções importantes para garantir isso.
Durante a temporada de avistamento de baleias, os turistas partem para o mar de diferentes pontos ao longo do litoral de São Sebastião.
Eles usam barcos registrados e tripulações treinadas para seguir as normas. Essas incluem ter no máximo duas embarcações perto de um grupo de baleias, manter uma distância mínima de 100 metros, usar o motor em marcha neutra e permanecer na área por até 30 minutos.
Além disso, manter a rota de navegação da baleia livre, não separar os animais do grupo, evitar ruídos altos, não jogar qualquer tipo de objeto na água e não mergulhar.
Quando uma baleia é avistada no Canal de São Sebastião, segue-se um protocolo específico. As autoridades emitem um alerta vermelho, orientando as balsas e outras embarcações a reduzirem a velocidade e a permanecerem atentas.
O passeio para observação de baleias custa em média R$ 400 por pessoa.
LEIA TAMBÉM:
Conheça o Itamambuca Eco Resort, em Ubatuba
Ubatuba tem praias paradisíacas e quase desertas
Ilhabela: praias paradisíacas perto de São Paulo
Os melhores hotéis e pousadas para ficar em Maresias
Rota turística interliga mais de 2 mil praias entre SP e RJ
São Sebastião tem as praias mais badaladas do litoral paulista