Nova regra do Airbnb passa a valer a partir do dia 30 de abril e tem como objetivo dar mais privacidade aos visitantes.
Airbnb anunciou a proibição de câmeras internas nas locações de todo o mundo cadastradas na plataforma. A nova regra passa a valer a partir do dia 30 de abril e tem como objetivo dar mais privacidade aos visitantes. Câmeras em áreas externas como corredores, serão mantidas.
Em caso de não cumprimento da nova norma, os anfitriões poderão ser banidos da plataforma.
5 vantagens de reservar um hotel com o Booking.com
Câmeras escondidas
Nos dois últimos anos foram divulgados alguns casos de câmeras escondidas em hospedagens do Airbnb. Um deles foi em 2022, um casal de Goiânia encontrou uma câmera dentro do armário do apartamento em que estava hospedado em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Apesar de ser utilizado como forma de segurança, a gravação de imagens sem consentimento pode configurar crime.
LEIA TAMBÉM: Airbnb passará a cobrar taxa em hospedagens internacionais a partir de abril
E como identificar câmeras escondidas?
Há algumas formas de encontrar câmeras escondidas.
A primeira delas é apagar todas as luzes. As câmeras sem fio ou cabeadas costumam emitir uma pequena luz led, algo como a luz vermelha que vemos quando clicamos no controle da TV.
Outra maneira é usar o flash da câmera do seu celular. Ao ligar a lanterna, aponte-a para onde você acha que tenha o dispositivo.
Existem alguns aplicativos que ajudam detectar câmeras escondidas. Um deles é possível encontrar o dispositivo através do brilho da lente (Glint Finder -Android e iOs).
Compre a edição digital da nova revista Viajar. Por apenas R$ 19,90 você tem acesso a conteúdos exclusivos sobre destinos internacionais como Itália, Maldivas, Flórida e muito mais!
LEIA TAMBÉM:
4 casas de filmes para alugar no Airbnb