A visita ao Buraco do Padre pode ser combinada ao Parque Vila Velha, que está a 30 km de distância.
O Buraco do Padre não tem esse nome à toa. Sua origem está ligada a história de padres jesuítas que usavam o local para rezar. Trata-se de uma caverna subterrânea com uma cascata de 40 metros de altura que forma um lago do lado de dentro.
A caverna fica no distrito de Itaiacoca, a 26 km do centro de Ponta Grossa, e pertinho também do Parque Vila Velha, a 30 km de distância.
Como chegar
Para chegar até o de carro Buraco do Padre, é necessário entrar em Ponta Grossa, e pegar a Rodovia do Talco (PR-5163). A partir do campus Uvaranas da UEPG, você precisa dirigir 16 km e, em seguida, virar à direita em uma estrada de terra. Depois de mais 6 km, vire à esquerda para chegar ao Buraco do Padre (cerca de 10 minutos).
O que fazer por lá
Trilhas
A principal trilha para chegar ao interior da furna tem cerca de 1 km a partir do estacionamento do Buraco do Padre. Com 880 metros de distância, ela tem passarelas e acessibilidade para cadeirantes, idosos e pais com bebês de colo.
Outra trilha, chamada de Favo, dá acesso aos Mirantes do Buraco, Poço Encantado, Tirolesa, Fenda da Freira e Platô dos Jesuítas (ponto mais alto da trilha e local onde os padres frequentavam). Apesar de íngreme, a chegada ao topo vale a pena, já que é lá do alto você consegue ver a furna.
A Trilha Beira-Rio começa desde o Centro de Visitantes do parque e vai até a Área de Convivência. É uma caminhada leve na mata à beira do rio quebra-pedra. Neste caso, os visitantes podem optar por não utilizar o ônibus interno e fazer o trajeto a pé.
Vale destacar que o uso do capacete é obrigatório durante toda a permanência dentro do Buraco do Padre. Os itens são entregues durante a trilha. Não é permitido a visita sem estar acompanhado por um guia.
Outras atrações
Além da visita ao Buraco do Padre, há diversas atividades e atrações dentro do parque. A Fenda da Freira, por exemplo, é uma delas. O acesso se dá por meio da Trilha do Favo (cerca de 25 minutos de caminhada). A visitação, contudo, deve ser agendada.
O Poço Encantado é outra furna dentro do parque. É totalmente assoreada (tipo uma praia) com uma cachoeira de 4 metros de altura. Por lá, o mergulho é liberado!
Além das atrações citadas, é possível fazer piqueniques, churrasco e outras atividades como tirolesa (R$ 55 por pessoa).
O Buraco do Padre funciona todos os dias das 9h às 16h30, e a entrada custa R$ 54 por pessoa. Os valores, por sua vez, podem variar de acordo com a atração que quer visitar por lá. Os ingressos podem ser adquiridos tanto no site quanto na bilheteria presencialmente.
Onde se hospedar em Ponta Grossa
Ponta Grossa é um dos municípios mais populosos do Paraná. Conta com diversos atrativos turísticos que podem ser combinados com a visita ao Buraco do Padre, como o Parque Vila Velha, Cânion São Jorge, Cachoeira da Mariquinha e o Refúgio das Curucacas.
Nossa recomendação é que você fique de dois a três dias na região, que conta com dois tipos de localizações principais: o centro e a estrada.
Dito isso, separamos algumas sugestões de hospedagem por lá!
Centro
Barbur Center Hotel
O Barbur Center Hotel está a cerca de 24 km de distância do Parque de Vila Velha. Tem academia e restaurante, além de estacionamento e café da manhã inclusos na estadia. Os quartos são equipados com frigobar, Wi-Fi, TV, ar-condicionado e mesa para trabalho. Algumas categorias dispõe de banheira de hidromassagem.
Ibis Ponta Grossa
O Ibis Ponta Grossa está a 10 km do Aeroporto de Ponta Grossa. Oferece quartos compactos, equipados com frigobar, TV, ar-condicionado, Wi-Fi e mesa para trabalho. O estacionamento é cobrado à parte, enquanto na estadia está incluso o café da manhã
Estrada
Slaviero Ponta Grossa
Distante a 40 minutos do Buraco do Padre, o Slaviero Ponta Grossa oferece café da manhã e estacionamento gratuito. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado, TV, frigobar, mesa para trabalho e armário.
Hotel Princess
Situado a 3 km da estação rodoviária e pertinho do centro de Ponta Grossa, o Hotel Princess oferece café da manhã todos os dias, além de quartos com TV, frigobar, mesa para trabalho e serviço de quarto.
Para quem vai de carro, o estacionamento é gratuito.
LEIA TAMBÉM:
Guia com as melhores pousadas, passeios e restaurantes em Monte Verde
Como visitar o Parque Nacional do Itatiaia
Veja o que fazer no Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais
Roteiro turístico de Tiradentes está entre os melhores do mundo
Atrações da feirinha de Embu das Artes
ENTRE NO NOSSO GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP!
Lá você recebe todos os dias:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Notícias sobre o mundo do turismo
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar