Destin está a seis horas de Orlando, e é famosa pelas praias de mar esmeralda, pela presença flagrante de golfinhos e muito mais.
Dirigindo cerca de uma hora e 20 minutos por uma estrada costeira, você vai chegar a Destin, na região que ganhou o apelido de Emerald Coast – será porque o mar continua verde-esmeralda? Os moradores chamam Destin de “a vila de pesca mais sortuda do mundo”, mesmo que já não seja mais uma vila.
O antigo vilarejo cresceu sob a mira de quem quer comer os melhores frutos do mar e curtir a água verdíssima.
O que fazer em Destin
Para aproveitar sem pressa essa combinação de sucesso que é a praia e a comida boa, vale a pena reservar pelo menos duas noites na cidade.
Assim, aproveita-se com calma o coração de Destin, o HarborWalk Village, um daqueles calçadões tipicamente norte-americanos: na rua para pedestres na beira da marina, tem lojas, o badalado restaurante Margaritaville, carrinho de hot-dog e de sorvete, trenzinho para a criançada e gente voando na tirolesa.
Foi ali que embarquei no Southern Star Sunset Dolphin Cruise, um cruzeiro de duas horas para ver golfinhos livres, leves e soltos pelo mar.
A probabilidade de avistá-los é grande, afinal 10 mil golfinhos vivem no Golfo do México, e eles adoram zanzar pelo mar que banha Destin. Passam o ano todo na região e não migram, já que a água permanece sempre quente. A garantia de vê-los é tão grande que, caso não apareçam, o cliente pode remarcar o cruzeiro para outra data, sem custo.
Naquele dia de céu nublado, enquanto o barco navegava e nada de golfinhos surgirem, eu já olhava para os lados pensando aonde eu teria que ir para remarcar o passeio.
Quando deixamos as águas escuras da baía e adentramos no verde-esmeralda do Golfo do México, golfinhos e mais golfinhos resolveram se exibir pulando ao redor da embarcação e até nos acompanhando a nado.
Eles podem ser observados do deque ou mesmo de pertinho, de uma área envidraçada do barco no nível do mar. Comecei contando quantos eu via, mas assumo: perdi a conta. Talvez 35? Ou talvez eu tenha visto duas vezes o mesmo? Pode ser. Perder a conta é o único ponto negativo de avistar golfinhos livres em seu verdadeiro habitat.
Praias e parques naturais
As melhores praias de Destin são reservas estaduais. A mais conhecida, Henderson Beach State Park, fica bem próxima do burburinho e tem uma estrutura bem legal com banheiros, quiosques, parquinho e trilhas.
Já imaginou ficar sem conexão de internet durante sua viagem pela Flórida? Contrate o chip internacional com 15% de desconto usando o cupom REVISTAVIAJAR!
Topa rodar um pouquinho mais? A dica é o Top Sail Preserve, um parque com um dos melhores campings dos EUA.
Programe-se para passar pelo menos meio dica por lá e combinar a praia com um giro pelas trilhas e lagoas do parque: uma mistura de oceano, floresta e manguezal.
Crab Island
É do Harbor Walk também que saem os barcos para a Crab Island, o ponto mais visitado de Destin. Apesar do nome, essa antiga ilha foi coberta pelo mar e hoje é apenas um banco de areia. Ainda assim, o lugar no meio de um mar de tom verde surreal lota de turistas.
Só é possível chegar de barco, em cerca de cinco minutos. No meu caso, que resolvi remar até lá em um caiaque de fundo transparente. O trajeto levou cinco vezes mais tempo, mas rendeu lindas fotos.
Em Crab Island, a água bate na cintura. Então, o negócio ali é descer do barco, reunir-se com os amigos ou mesmo brincar no Water Park, uma espécie de brinquedão inflável, com escorregadores, pula-pulas e pistas com obstáculos.
Lá no meio do mar, em Crab Island, também é possível alugar pranchas para fazer stand up paddle, mas uma dica: é mais relaxante remar nas águas escuras da baía Choctawhatchee, na altura do restaurante Lulu’s, mesmo que, à primeira vista, o cenário não seja dos mais convidativos.
Mas as águas são tranquilas e os cenários alternam entre pântanis, braços de rios, mansões e uma mata belíssima.
Onde comer em Crab Island
Depois desse momento de liberdade total, pare no Lulu’s. Tudo ali diverte: o ambiente é alegre graças às mesas ora roxas ora verde-limão e às cadeiras ora rosas ora azul-turquesa.
As tantas famílias que vão almoçar por lá nos fins de semana adoram sentar de frente para a praia artificial, na beira da baía, e pedir alguns dos peixes ou frutos do mar famosos da casa. A carne de siri, por exemplo, vem coberta com os queijos suíço e cheddar e é servida em um pão torrado.
Outra opção é o peixe red snapper, um dos mais tradicionais da região, que pode ser servido grelhado, frito ou escurecido (técnica em que o peixe é coberto de ervas e especiarias antes de ser cozido). Esta última forma é uma tradição do sul dos Estados Unidos, tão presente nesse trecho do noroeste da Flórida.
Outro restaurante para provar frutos do mar na beira da água é o Dewey Destin’s Bayside. Se existe um ponto tradicional na cidade é esse.
Hoje em dia, o restaurante casual serve receitas familiares com peixes e frutos do mar fresquíssimos. Você pode eleger o atum-ahi, o atum-amarelo, os camarões ou as vieiras.
Outro pronto que não pode ficar de fora é a Dewey Destin’s Bayside, colado a ilhota de Okaloosa. A praia da ilha é mais uma com aquela areia fina como talco e mar verdíssimo.
A atração é o píer que, como o de Panama City Beach, avança pelo Golfo do México por 365 metros, repleto de pescadores, fazendo jus à fama de cidade farta em peixes. Para eles, aquele mar verde-esmeralda já é rotina. Para nós, turistas, é um privilégio vivenciar essa costa por alguns dias.
Onde ficar em Destin
Beach House – Resort Quest by Wyndham Vacation Rentals
Assim como a unidade localizada no Panama City Beach, esta também é um condomínio de apartamentos com até três dormitórios e todas as utilidades domésticas. Fica de frente para a Miramar Beach.
Viajar sem seguro viagem é correr um risco que pode acabar com o seu passeio. Contrate o seu agora mesmo com um de nossos parceiros!
Henderson Park Inn
O hotel-butique pé na areia tem 36 apartamentos exclusivos para os casais. Oferece café da manhã farto, com opções tipicamente sulistas.
Henderson Beach Resort Spa
Cada um dos 170 quartos tem vista espetacular para o mar. Aulas de ioga, piscina e cabana exclusivas para os adultos, ótimo restaurante, spa e aluguel de bicicletas e de pranchas de stand up paddle são algumas das atividades.
Saiba mais em www.visitflorida.com
Por apenas R$ 29,90 você tem acesso ao nosso guia completo de Flórida, com dicas de passeios, roteiros, restaurantes e muito mais! Clique aqui para garantir o seu!
LEIA TAMBÉM:
Hilton West Palm Beach: hotel com cara de resort, na Flórida