Uma das tendências observadas para o “novo normal” da hotelaria e do turismo é o Wellness Lifestyle Real Estate, conceito de saúde e bem-estar em áreas construídas. E, ao que tudo indica, o Brasil já pode se preparar para receber seu primeiro hotel construído dentro desta modalidade.
O Healthy Building Certificate (HBC) e o Hotel Van der Werf promovem o concurso Hotel Van der Werf-HBC, que vai eleger o melhor projeto hoteleiro no conceito Wellness Lifestyle Real Estate. O vencedor será construído sob o nome Hotel Van der Werf, em Holambra, São Paulo. Os projetos finalistas são das arquitetas Patricia O’Reilly, Bia Gadia, Louise Sander e Dani Guardini.
“Esse será o primeiro hotel construído, desde sua fundação, dentro do conceito Wellness no país. A percepção das pessoas no mundo sobre os cuidados com a saúde, corpo e mente se fortaleceu e se transpôs para o mercado. Sendo assim, a construção do hotel reflete esses valores e proporcionará esses cuidados aos hóspedes”, ressalta o fundador do HBC, Allan Lopes.
O resultado será divulgado no dia 14 de setembro deste ano e o vencedor terá, enfim, seu projeto realizado em Holambra. Assim, o Brasil terá seu primeiro hotel totalmente construído dentro dos protocolos HBC, que certifica ambientes com visão holística voltada para o bem-estar dos residentes.
Pré-requisitos para a certificação
Para a certificação, o HBC avalia aspectos em um ambiente construído, como, por exemplo, desenho arquitetônico, psicologia do ambiente, iluminação, qualidade acústica e de materiais, projeto hidráulico e elétrico, qualidade do ar, paisagismo e sustentabilidade.
“O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento de edificações saudáveis e consolidar, assim, essa cultura no Brasil. Portanto, queremos expandir uma visão holística sobre o bem-estar das pessoas e sua relação com o ambiente construído. Com o hotel, turistas poderão usufruir de um projeto pensado para proporcionar um sono reparador em um empreendimento totalmente pensado para promover o bem-estar”, afirma o fundador do HBC.
Investindo no conceito de bem-estar
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo concentram mais da metade das perdas do setor hoteleiro durante a pandemia. Elas correspondem a mais de R$ 44 bilhões nos dois estados e a taxa de cancelamento superou os 90% nos meses de isolamento social.
“Nós queremos fomentar o mercado de maneira inovadora, incentivando profissionais de diversas áreas a investirem no Wellness Lifestyle Real Estate”, afirma o CEO do HBC no Brasil, Marcos Casado.
Leia também:
Veja como é a Expoflora, que acontece em Holambra (SP)
Testamos o “novo normal” dos resorts; saiba mais
Como será o ‘novo normal’ da hotelaria?