fbpx

Castelo medieval e até pista de gelo: conheça o Resort Le Canton, em Teresópolis

Em Teresópolis (RJ), Resort Le Canton leva os ares suíços para seus três hotéis encravados na serra fluminense. O complexo é recheado de atrações e fica a duas horas de carro do Rio.

castelo medieval é um dos destaques do resort le Canton
Castelo medieval é o destaque no Village Le Canton, complexo em Teresópolis (Foto/Tarcila Ferro).

Conforme o carro sobe a Serra dos Órgãos, a paisagem de montanhas, chapadões e verde, muito verde, serve de companhia até chegar ao Resort Le Canton, em Teresópolis.

Toda essa beleza natural somada ao clima ameno e ao ventinho fresco serviram de inspiração para construir um resort com influências suíças em plena serra fluminense.

Distante duas horas de carro do Rio, o complexo é aberto em um vale e envolto por picos forrados de vegetação. Com dois milhões de metros quadrados de área, o Le Canton abriga três hotéis: Village, Magic e a Fazenda Suíça.

Chalés com inspiração alpina do Resort Le Canton
Chalés com inspiração alpina do Village Le Canton (Foto/Tarcila Ferro).

Os três hotéis do Le Canton

O Village é o principal e o maior do complexo Le Canton. Próximo, o hotel Magique tem clima de vilarejo medieval e empolga especialmente às crianças e adolescentes por conta de sua decoração e pelo seu parque diversões com 15 brinquedos. 

Por último, a Fazenda Suíça é uma área campestre distante 2km do Village, atendida por serviço de transfer gratuito para os outros hotéis.

Hóspedes do Magique e da Fazenda têm acesso a toda a área de lazer do Village, já que é ali que ficam as piscinas, o Spa, restaurantes e o ícone do Le Canton, o Castelo Medieval.

castelo medieval é um dos destaques do resort le Canton
Castelo medieval é o destaque do Village Le Canton, complexo em Teresópolis (Foto/Tarcila Ferro).

Hotel Village Le Canton

Como não poderia deixar de ser, o Castelo é o ponto mais fotografado do resort. Situado no alto da montanha, ele serve de cenário para tirar selfies encaixadinhas com ele ao fundo.

Internamente, funciona um parque indoor com jogos eletrônicos, pista de boliche, pingue-pongue, piscinas de bolinhas, entre outras atividades (algumas são pagas à parte). Em noites sortidas, um show de imagens e luzes é projetado no castelo.

Piscina do Le Canton
Piscina aberta do hotel Village Le Canton (foto: divulgação)

Ao pé do castelo ficam os 176 apartamentos do Village. Eles são distribuidos em suítes e amplos chalés com ares alpinos.

São quatro tipos de acomodação: as categorias Standard e Luxo acomodam até três pessoas. Já a Luxo Superior e a Suíte Master (com mezanino ou sala e adega climatizada) são para cinco hóspedes (algumas unidades contam com lareira).

Durante meus dias ali, fiquei hospedada na Luxo Superior, situada em um sobradinho de dois andares com portas e janelas de madeira, jardineiras floridas e com pinturas de personagens de contos infantis nas paredes.

Suite Luxo Village
Suite Luxo dp Village Le Canton (Foto/ divulgação)

Por dentro, um espaçoso closet (queria ter um igual em casal) ajudou a organizar muito bem as malas e roupas de quatro hóspedes. O closet só perdeu para a vista, pois todo dia de manhã eu acordava vendo as montanhas e o belo o jardim do Le Canton!

Piscinas e Spa do Le Canton

No Village também fica o bloco de suítes Chalet Landeron, que segue os moldes de uma vilinha suíça e reúne ali cerca de 30 apartamentos.

A entrada é cheia de cenografia com torre do relógio feita em pedra, um portão de ferro no estilo medieval e flores, mais flores. Uma outra ala de acomodações fica em uma área mais isolada com árvores e onde passa um riacho.

Torre do relógio Chalet Landeron
Ala das suítes no Chalet Landeron (Foto/Tarcila Ferro).

É ali que está o Spa L’Occitane’, primeiro da grife francesa na região serrana do Rio de Janeiro. Além das salas dedicadas aos tratamentos, o espaço inclui saunas seca e a vapor, piscina aquecida com jatos relaxantes e academia TechnoGym.

A piscina principal do hotel também fica nesse miolo. Cercada de espreguiçadeiras e ombrelones, você só precisa escolher seu cantinho ao sol.

Ela conta com duas raias semi-olímpicas, toboágua para a criançada (fique atento que há vários níveis de profundidade) e uma área bem ao centro que faz as vezes de um ofurô.

piscina com vista para o castelo
Piscina no gramado do Village le Canton (Foto/divulgação)

O Bar Saint Moritz atende com petiscos, sanduíches e drinques quem está na piscina e não quer sair por nada.

Mais sossegada, a piscina que fica no gramadão é a preferida das crianças menores exatamente por ser rasa, com trechos em que é apenas um espelho d´água onde vale a pena colocar a espreguiçadeira e ficar vendo as horas passar.

Hotel Magique

Basta uma curta caminhado do hotel Village para chegar ao Hotel Magique e a área de Lazer Canton Ville.

É ali que fica a tenda de circo que serve como ponto de encontro e de atividades das crianças e adolescentes com os monitores.

O complexo Canton Ville é formado por uma arena de paintball, lago para pescaria, minigolfe, quadras, campos e a grande estrela do lugar, um parque de diversões coberto.

Parque Magic_ le Canton
Parc Magique conta com mais de 15 atrações (Foto/Tarcila Ferro)

Sem falar do Parc Magique, parque de diversão com cerca de 15 brinquedos, como roda-gigante, barco viking infantil, cama elástica, simulador de montanha-russa, trem fantasma, planetário e cinema 5-D.

Além disso, há carrossel e duas salas de realidade virtual com mais de 90 jogos diferentes.

A entrada no Parc Magic está incluída para os hóspedes do Hotel Magique, sendo cobrada para hóspedes dos outros dois hotéis.

Outra atração do Canton Ville é a pista de neve artificial Mont Blanc para descer por uma pista com ondulações em cima de boias canadenses. É gelado e divertidíssimo!

As boias canadenses do Le Canton
As boias canadenses do Le Canton (foto/divulgação)

Fazenda Suíça Le Canton

É uma área campestre a dois quilômetros do Village, atendida por serviço de transfer. A Fazenda Suíça tem seus próprios restaurante, piscina, academia e kids club. As acomodações comportam até quatro pessoas.

Há uma fazendinha para as crianças interagirem com animais como pôneis, ovelhas, galinhas, coelhos e porcos.

Recreação infato-juvenil do Le Canton

A equipe de recreação tem atividades diárias para crianças de 5 a 14 anos. Nos finais de semana, também, há programação específica para crianças menores até 5 anos, que sempre podem aproveitar a estrutura do Baby Club, acompanhadas dos responsáveis.

Ali há tapete emborrachado, piscina de bolinhas, miniescorrega e telão com desenhos animados.

Gastronomia no Le Canton 

Café da manhã, almoço e jantar são realizados no restaurante Lugano. Almoço e jantar não incluem bebidas. Os demais restaurantes, entretanto, são pagos à parte.

Além do Lugano, que atende em sistema de bufê, amplo e variado, o Le Canton oferece outras opções para as refeições:

Cave du Valais: especializado na típica culinária suíça, com cardápio que inclui fondue, raclettes e carta de vinhos. Recomendável reservar.

Bar Cabaret
Bar Cabaret Voltaire (foto: divulgação)

Luzern: especializada em pizzas salgadas e doces. Também é recomendável fazer reservas.

Cabaret Voltaire: piano-bar com sinuca, mesas de carteado, sanduíches e drinques

Restaurante Cave
Restaurante Cave du Valais (foto: divulgação)

Bar Saint Moritz: entradinhas quentes e frias, sanduíches, sobremesas, cervejas, drinques e café servidos à beira da piscina principal.

Bar Léman: próximo à piscina central, é um ambiente propício para adultos, com música lounge, aquecedores elétricos para as noites frias.

Queijaria Fazenda Suíça: no local onde são feitos os queijos artesanais consumidos no hotel, é possível saborear pratos leves, sanduíches, entradinhas, cafés e drinques. Além disso, há produtos à venda.

Como chegar ao Le Canton 

O Le Canton fica a 20 km do centro de Teresópolis. Quem vem do Rio de Janeiro dirige por cerca de duas horas na BR-116 – os dois aeroportos da capital fluminense são, aliás, os mais próximos.

De São Paulo, por exemplo, são 500 quilômetros. Por fim, é possível contratar um transfer a partir do Rio de Janeiro.

Área externa do Le Canton
Área externa do Le Canton (foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM:

10 boas opções de hospedagem no Rio de Janeiro

Passo a passo para visitar o Cristo Redentor

Paraty: o que fazer, onde comer e se hospedar

Búzios (RJ): roteiro com praias, restaurantes, hotéis, atrações…

10 dicas de hotéis em Búzios

Ilha Grande (RJ): o que fazer e onde dormir