6 passeios imperdíveis para fazer em Belém (PA)

Belém, a “Cidade das Mangueiras”, se destaca pela rica herança cultural e paisagens amazônicas — e se transforma para receber visitantes do mundo todo durante a conferência climática.

: Vista aérea dos marcos icônicos do centro histórico de Belém. (Foto: shutterstock)

Rica em cultura, história e beleza natural, Belém (PA) oferece uma atmosfera única que combina tradição e modernidade. A capital paraense conta com uma série de atrações fascinantes para os visitantes, e, se você estiver por lá durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), entre 10 e 21 de novembro de 2025, não deixe de conhecer os seis principais atrativos da cidade!

Passeios imperdíveis para fazer em Belém

Basílica de Nazaré

Um dos principais locais de peregrinação religiosa do Brasil, a Basílica de Nazaré abriga a imagem de Nossa Senhora, uma das mais veneradas do país.

Interior da Basílica de Nazaré (foto: Bruna Brandão/MTur)

Verdadeira obra de arte arquitetônica, a basílica tem elementos neoclássicos e uma decoração deslumbrante. Todos os anos, no começo de outubro, acontece o Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do mundo.

Mercado Ver-o-Peso

Um dos mercados mais emblemáticos da América do Sul, o Ver-o-Peso é uma experiência sensorial única. Você pode encontrar uma incrível variedade de produtos locais, desde peixes frescos e frutas tropicais até artesanato indígena.

Ver-o-Peso, um dos mercados mais emblemáticos do Brasil (foto: Bruna Brandão/MTur)

Além disso, o mercado é um ótimo lugar para provar a culinária paraense, com pratos como o açaí, o tacacá e o pato no tucupi.

Estação das Docas

Em seguida, visite a Estação das Docas, um complexo turístico e gastronômico sofisticado. Antigos galpões portuários foram revitalizados com maestria.

Atualmente, o local oferece restaurantes, bares, sorveterias regionais e lojas de artesanato. Além disso, proporciona um belo pôr do sol sobre a Baía do Guajará.

Estação das Docas. (Foto: shutterstock)

Mangal das Garças

Um oásis verde em meio à cidade. O parque ecológico Mangal das Garças preserva a flora e fauna amazônica.

Vista panorâmica do Mangal das Garças (foto: Bruna Brandão/MTur)

Por lá, pode-se caminhar por passarelas suspensas que oferecem vistas deslumbrantes do Rio Guamá, visitar borboletários e observar aves exóticas. Possui também mirante e restaurante.

Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.

Forte do Presépio

O Forte Castelo do Senhor Santo Cristo, também conhecido como Forte do Presépio está entre os mais antigos monumentos de Belém e remonta ao período colonial.

Forte do Presépio, um dos mais antigos monumentos de Belém (foto: Bruna Brandão/MTur)

O forte foi construído para proteger a cidade contra invasões, e hoje abriga o Museu do Encontro, que conta a história da colonização na região.

Além disso, a fortaleza oferece vistas panorâmicas do Centro Histórico e da região do Mercado Ver-o-Peso.

Ilha do Combu

Localizada a uma curta viagem de barco de Belém, a Ilha do Combu é um refúgio de tranquilidade e beleza natural.

Belém se transforma para receber visitantes do mundo todo durante a conferência climática.
Ilha do Combu se destaca pela produção de chocolate orgânico (foto: Bruna Brandão/MTur)

O local é conhecido pela produção de chocolate orgânico, e além de conhecer estabelecimentos dedicados à essa deliciosa iguaria é possível fazer caminhadas ecológicas e almoçar em algum dos restaurantes da região.

Gastronomia paraense

A culinária paraense é uma atração à parte e merece destaque. Certamente, você deve experimentar o tacacá, servido bem quente em cuias. O pato no tucupi, com seu sabor exótico, também é um prato emblemático.

Naturalmente, não se pode esquecer do açaí autêntico, consumido tradicionalmente com farinha de tapioca ou peixe. Assim, os ingredientes locais, como jambu e tucupi, garantem sabores exóticos e memoráveis.

Belém se transforma para receber visitantes do mundo todo durante a conferência climática.
Chapa Mista do Point do Açaí (foto: divulgação)

Portanto, a COP30 é uma excelente oportunidade para ir além das discussões climáticas. Belém oferece uma combinação única de cultura, história, natureza e gastronomia.

Mercado de São Brás

Embora já tenhamos citado as cinco principais atrações, o Mercado de São Brás merece uma menção especial. Inaugurado em 1911 e reaberto em 9 de outubro após um amplo processo de revitalização, o espaço é um dos ícones de Belém.

Belém se transforma para receber visitantes do mundo todo durante a conferência climática.
Mercado de São Brás. (Foto: shutterstock)

Localizado próximo ao centro histórico, o mercado celebra a cultura paraense em sua forma mais autêntica, reunindo o melhor da gastronomia e do artesanato local — de peixes e frutas regionais a cerâmicas e biojoias. Não deixe de visitar!

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Belém do Pará: conheça as atrações

10 dicas de hotéis e pousadas em Belém do Pará

Brasil tem duas das melhores sorveterias do mundo

Guia completo de Manaus: O que fazer, onde se hospedar e quando ir