6 parques gratuitos em São Paulo para visitar no feriado

Parques gratuitos em São Paulo são alternativa para quem quer fugir do Carnaval e aproveitar o feriado com descanso, natureza e lazer ao ar livre.

Foto: Freepik

Quem busca opções mais tranquilas durante o Carnaval em São Paulo pode encontrar nos parques públicos da capital uma alternativa ao agito dos blocos e desfiles.

Em 2026, o Carnaval acontece entre 13 e 17 de fevereiro, período em que ruas e avenidas da cidade ficam mais movimentadas. Ao mesmo tempo, parques de diferentes regiões de São Paulo passam a atrair famílias, casais e grupos de amigos que preferem aproveitar o tempo livre em ambientes abertos e mais silenciosos.

Parques em São Paulo para visitar no feriado de Carnaval

Os parques gratuitos de São Paulo oferecem opções variadas para quem quer caminhar, fazer piquenique, praticar esportes ou simplesmente relaxar. Muitos contam com trilhas, ciclovias, playgrounds, quadras esportivas e áreas culturais, além de opções de alimentação no entorno.

Segundo o Instituto Semeia, os parques urbanos são espaços preparados para receber públicos diversos, com estrutura adequada e acesso gratuito.

Parque do Piqueri

Localizado na Zona Leste, o Parque do Piqueri funciona diariamente, das 6h às 18h. O espaço conta com pista de caminhada, quadras poliesportivas, campo de futebol de areia, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, áreas de descanso e ponto de leitura.

Parque do Piqueri. (Foto: shutterstock)

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)

O Horto Florestal, na Zona Norte, abre todos os dias, das 5h30 às 18h. O parque reúne trilhas, áreas para caminhada, playgrounds, mirante, biblioteca e espaços históricos, como o Museu Florestal Octávio Vecchi e o Palácio de Verão. Há opções de alimentação dentro do parque.

Parque da Juventude

Situado na antiga área do Complexo do Carandiru, o Parque da Juventude funciona diariamente, das 6h às 18h. O local oferece quadras esportivas, playground, áreas para caminhada, biblioteca, lanchonete, restaurante e espaços culturais.

Parque da Juventude. (Foto: shutterstock)

Parque do Povo

O Parque do Povo, no Itaim Bibi, é um dos mais frequentados da Zona Oeste. Possui trilhas para caminhada e corrida, ciclovia, quadras poliesportivas, jardins planejados, áreas para piquenique e o Jardim Sensitivo, voltado à inclusão. Não há restaurantes internos, mas há opções gastronômicas por perto.

Parque do Povo. (Foto: shutterstock)

Parque do Chuvisco

Na Zona Sul, o Parque do Chuvisco funciona das 7h às 18h e oferece áreas cobertas de convivência, brinquedoteca, salão de jogos, auditório e espaços para atividades culturais e educativas. O local conta com opções de alimentação.

Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste, possui trilhas, áreas esportivas, churrasqueiras gratuitas e opções de lazer para famílias. Nos fins de semana e feriados, há atividades como pedalinho, triciclo e passeio de trenzinho. Por abrigar fauna local, não é permitida a entrada de animais domésticos.

Parque Ecológico do Tietê. (Foto: shutterstock)

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Disney do interior de SP: como é o Mavsa Resort

11 hotéis para uma escapada perto de São Paulo

5 restaurantes com espaço infantil em São Paulo

Restaurantes temáticos para levar as crianças em SP