5 roteiros bate-volta e de fim de semana em Santa Catarina

Descubra roteiros próximos de Florianópolis mostram opções de natureza, banho de rio e trilhas na Serra Catarinense.

Amanhecer Serra do Corvo Branco, Urubici, Santa Catarina. (Foto: shutterstock)

Com a previsão de receber mais de 3 milhões de visitantes na temporada de verão 2025/2026, Florianópolis deve enfrentar praias cheias e trânsito intenso nos meses mais quentes.

Para evitar a alta movimentação no litoral, turistas têm buscado alternativas no interior do estado, especialmente na Serra Catarinense, onde cidades a menos de três horas da capital oferecem trilhas, rios e cachoeiras.

5 roteiros bate-volta em SC

1. Anitápolis

Localizada a cerca de duas horas de Florianópolis, Anitápolis reúne atrativos naturais como a cachoeira do Rio Bravo e a da Usina, além de trilhas e venda de produtos coloniais direto de produtores locais.

Para estadias mais longas, o Vistas de Anitá, operado pela Seazone, serve como base estratégica para explorar a região e municípios vizinhos. O local oferece trilhas internas e estrutura voltada ao turismo de natureza.

Acomodação no Vistas de Anitá, no interior de Santa Catarina. (Foto: divulgação)

2. Rancho Queimado

A 80 km da capital, Rancho Queimado é conhecido pela gastronomia regional, cafés coloniais e arquitetura de influência alemã. Entre as atividades ao ar livre, estão a Trilha do Zé da Manga e o Caminho das Tropas. Pequenos produtores da região mantêm a tradição local com cucas e queijos artesanais.

Morro da Boa Vista, Rancho Queimado, SC. (Foto: shutterstock)

3. Santa Rosa de Lima

Integrante da Rota do Enxaimel, Santa Rosa de Lima destaca-se pelo turismo rural e pela produção artesanal de queijos, embutidos e geleias. O município também oferece rios de água limpa que costumam atrair visitantes durante o verão. Alguns produtores permitem visitas guiadas e degustações.

4. Urubici

Apesar de ser mais procurada no inverno, Urubici atrai visitantes no verão pelas cachoeiras, como a do Avencal e a Véu de Noiva. Locais como a Serra do Corvo Branco e o Morro do Campestre reforçam o perfil de destino para quem busca trilhas e paisagens naturais.

Icônico buraco no meio do Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. (Foto: shutterstock)

5. São Bonifácio

Com clima de cidade pequena, São Bonifácio combina cachoeiras de fácil acesso com experiências de turismo comunitário. O município recebe cicloturistas e oferece hospedagens familiares. O banho de rio é uma atividade comum entre moradores e visitantes durante o verão.

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Descubra a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina

O que fazer em Joinville, Santa Catarina: confira mais de 10 atrações

SC terá parque temático inspirado na cultura alemã

Gramado, Canela e Cambará: Serra Gaúcha 3 em 1