HomeDestinos10 lugares para visitar no País de Gales

10 lugares para visitar no País de Gales

10 lugares para visitar no País de Gales

O trajeto entre Snowdonia e Cardiff é cheio de lugarejos que podem render paradas rápidas ou pernoites para quebrar a viagem

Aberystwyth 

Esta pequena cidade universitária na costa de Ceredigion guarda a National Library of Wales, fundada em 1907. É uma parada interessante para quem tem curiosidade de conhecer a língua galesa: ali estão alguns dos mais antigos manuscritos no idioma, além de outros artefatos da cultura nacional. Veja mais aqui.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

New Quay 

Charmosa vila litorânea, é bastante popular no verão e tem passeios de barco para ver golfinhos. Reúne 12 praias – e, sim, boa
parte delas é de areia!

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

Cardigan 

Antigamente, um dos mais movimentados portos de Gales, à beira do Rio Teifi, tem praias de areia, um museu nacional dedicado à lã e o Guildhall Market, com tendas de comidas frescas, artesanato local e suvenires. O ponto alto é o Castelo de Cardigan, de 900 anos. Residência de uma família aristocrata no século 19, foi revitalizado e reaberto como atração turística em 2015. Uma de suas alas foi transformada em hospedagem. No castelo criou-se, no século 12, a tradição do Eisteddfod, festival de literatura, música e artes que acontece anualmente em todo o país – cujo símbolo é o trono de madeira exposto nos jardins. Veja mais aqui.

 

Ponte do Castelo de Cardigan

Ponte do Castelo de Cardigan (foto: shutterstock)

 

Castelo de Harlech 

Mais uma obra do rei Eduardo I no século 13, a fortaleza no topo de um rochedo é Patrimônio da Unesco e impressiona pela construção sólida e imponente. Veja mais aqui.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

Castell Henllys 

Eis uma vila celta de 2.400 anos atrás – ou, pelo menos, uma reprodução. As casas redondas são construídas sobre as fundações originais. Guias devidamente trajados apresentam todos os detalhes, desde alimentação até costumes religiosos. Veja mais aqui.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

Melin Tregwynt 

A produção de lã é uma atividade tipicamente galesa. Para entender como é feito o trabalho, vale visitar esta fábrica centenária. A loja é uma graça! Veja mais aqui.

 

(foto: divulgação)

(foto: divulgação)

Porthgain 

Neste antigo porto industrial, a parada é uma boa oportunidade para experimentar alguns pratos típicos no pub Sloop Inn, como o rarebit (pão com molho de queijo) e o cawl (ensopado de cordeiro com legumes).

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

St. Davids 

A menor cidade da Grã-Bretanha, com pouco mais de 1.800 habitantes, é a terra natal do santo padroeiro nacional, São Davi, um bispo que viveu no século 5º – seu dia é comemorado em 1º de março. Aqui reluz a imponente catedral em sua homenagem, com tours guiados que passam também pela coleção de tesouros sacros.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

Laugharne

Para quem gosta de literatura, aqui viveu um ícone da cultura galesa, o poeta Dylan Thomas. Caminhe pela Birthday Walk, uma trilha com passagens da vida do escritor; visite a Boathouse, sua casa que hoje é museu; e beba uma pint no bar do Browns Hotel, onde Thomas gastava muitas tardes.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

St. Hilary

Esta pequena vila de não mais que 300 moradores já foi cenário do seriado Sherlock Holmes – inclusive o pub The Bush Inn, que ocupa uma hospedaria do século 16. Bom para provar tortas e wellingtons tipicamente britânicos.

 

(foto: shutterstock)

(foto: shutterstock)

 

Continue lendo sobre o País de Gales:

País de Gales: de carro entre Snowdonia e Cardiff

País de Gales: como e o que visitar em Snowdonia

Cardiff: o que fazer na capital do País de Gales

Compartilhar: