HomeDestinosAmérica do NorteWynwood: o bairro da arte de rua em Miami

Wynwood: o bairro da arte de rua em Miami

Wynwood: o bairro da arte de rua em Miami

Murais de grafite, restaurantes e bares descolados e tours de bicicleta preenchem o dia no bairro mais hipster de Miami

Por Cristiane Sinatura

Wynwood já virou tão pop que dispensa apresentações. O bairro artístico de Miami, ao norte de Downtown, é o reduto de paredes grafitadas que virou referência quando entra em discussão o tema “cidade cinza”. No início da renovação da área, antes repleta de galpões comerciais, decidiu-se que apenas marcas locais poderiam abrir negócios na vizinhança. E é isso o que vemos hoje: um mix tão hipster quanto turístico de galerias, ateliês, butiques e cafés.

 

Wynwood Walls

A revitalização do bairro começou oficialmente em 2009, com o “museu a céu aberto” Wynwood Walls, criado pelo empreendedor Tony Goldman – o mesmo que sofisticou o Soho de Nova York. O espaço fez sucesso e, ganhando as expansões Doors e Gardens, até hoje concentra uma série de murais feitos por artistas do mundo todo, como OsGemeos (pelas ruas ao redor você ainda encontra mais brasileiros, como Kobra, Sipros, Nunca, Binho e Cranio). Saiba mais aqui!

 

wynwood

Wynwood (foto: shutterstock)

 

Bakehouse Art Complex

Em 1986, antes mesmo da popularidade de Wynwood Walls, esta galeria já havia se instalado no bairro, como precursora das outras 70 em atividade hoje em dia. Trata-se mais de uma incubadora de arte, onde é possível ver profissionais trabalhando ao vivo, além de exposições mensais. Saiba mais aqui!

 

 

Tour guiado de bicicleta

Para saber mais sobre o maior número possível de grafites espalhados por Wynwood, vai bem pedalar com especialistas. Ryan e Pedro, eles mesmos artistas, são responsáveis por conduzir o passeio ao longo de pelo menos uma hora. Pode-se optar por saídas individuais, em duplas ou em grupos. Às 11h de cada domingo, os tours são gratuitos. Para alugar bicicletas, o melhor esquema é o aplicativo da CitiBike, que tem 160 estações em Miami, funcionando 24 horas por dia. Saiba mais aqui!

 

grafites espalhados por Wynwood

grafite espalhado por Wynwood 9foto: shutterstock)

 

Onde comer emWynwood?

Prato do Wynwood Yard

Prato do Wynwood Yard

 

Cercado pelas Walls, o Wynwood Kitchen & Bar é ótimo para compartilhar porções de empanadas, camarões ao alho, ceviches, guacamole e espetinhos com cervejas locais nas mesas externas. Já o Panther Coffee faz as vezes de “Starbucks local”: além de produzir vários tipos de café, ainda tem bandas tocando ao vivo. No Wynwood Yard, food trucks itinerantes ocupam um amplo gramado, oferecendo comidinhas de todo tipo: coquetéis, saladas, japonês, sorvete, mexicano, chás e até churrasco brasileiro. Tem ainda aulas de ioga, noites de degustação, oficinas artísticas e música.

 

 

Wynwood Ba

Wynwood Bar (foto: divulgação)

 

Conheça os principais bairros de Miami

 

Downtown/Brickell: museus como o Perez, teatros e shoppings movimentam o centro financeiro de Miami

Little Havana: onde a comunidade cubana segue viva em cafés, restaurantes e vendinhas

Coral Gables: boas surpresas no museu Vizcaya, na Venetian Pool e na rua Miracle Mile

Miami Beach: festas na piscina, praia badalada, museus de qualidade, arquitetura art deco e compras

Surfside: refúgio de tranquilidade ao norte de Miami Beach, com centrinho fofo e um hotel Four Seasons para chamar de seus

Design District: arte contemporânea, lojas de grife e grafites revitalizam o antigo bairro industrial

 

Leia mais sobre Miami

 

Miami: dicas da blogueira Renata Araújo, do You Must Go

 

Compartilhar: