Viajantes preferem smartphone e biometria em viagens aéreas

Pesquisa da IATA mostra que viajantes adotam tecnologia digital e reconhecimento facial nos aeroportos

Viajantes preferem smartphone e biometria em viagens aéreas
Viajantes querem usar smartphones durante toda a jornada. | Foto: Shutterstock

Viajantes quando estão a bordo de aviões estão transformando seus smartphones no centro de controle das viagens. A Pesquisa Global de Passageiros 2025 da IATA (International Air Transport Association), a Associação Internacional de Transporte Aéreo, revelou que 54% dos viajantes preferem lidar diretamente com as companhias aéreas através de canais digitais.

Os aplicativos móveis ganharam força e representam 19% das reservas em 2025, ante 16% no ano anterior. Os sites das companhias perderam espaço, caindo de 37% para 31%. A tendência é mais forte entre jovens de até 26 anos, com 25% escolhendo apps.

Pagamentos digitais crescem

Pesquisa revela 94% de satisfação entre turistas estrangeiros
Pagamentos digitais cairam no gosto do público. | Foto: Shutterstock

As formas de pagamento também mudaram. Cartões de crédito e débito ainda lideram com 72%, mas registraram queda de sete pontos percentuais. As carteiras digitais saltaram de 20% para 28%, enquanto pagamentos instantâneos avançaram de 6% para 8%.

O interesse por integração é notável. Cerca de 78% dos passageiros querem usar o celular como carteira digital, passaporte e cartão de fidelidade simultâneos. As tags eletrônicas de bagagem subiram de 28% para 35% em um ano.

Biometria conquista viajantes

Viajantes preferem smartphone e biometria em viagens aéreas
Foto: Shutterstock

O reconhecimento biométrico expandiu nos aeroportos. Metade dos passageiros já utilizou a tecnologia em alguma etapa da viagem, contra 46% em 2024. O uso concentra-se nos controles de segurança (44%), saída (41%) e entrada na imigração (35%).

A satisfação atinge 85% entre quem experimentou biometria. Além disso, 74% compartilhariam dados biométricos para eliminar apresentação de passaporte e cartão de embarque. Entre os resistentes, 42% reconsiderariam com garantias de proteção de dados.

Nick Careen, vice-presidente da IATA, destacou que a cibersegurança precisa estar no centro da transformação digital. Ele ressaltou que governos devem emitir passaportes digitais reconhecidos entre fronteiras.

Diferenças regionais

A Ásia-Pacífico lidera na digitalização e apresenta maior satisfação geral. Viajantes europeus mantêm preferência por métodos tradicionais. Norte-americanos priorizam conveniência, mas demonstram fortes preocupações com privacidade. A América Latina valoriza atendimento pessoal.

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa revela 94% de satisfação entre viajantes estrangeiros

Conheça os sotaques “queridinhos” dos brasileiros

Turismo de bem-estar ganha força com propósito e conexão

Parque Estadual do Morro Grande abre em 2026