Turismo de experiências é o foco da iniciativa Feel Brasil

Programa Feel Brasil apresenta 101 vivências pelo país e mostra roteiros que destacam a diversidade natural e cultural.

Roteiros de cicloturismo na Bahia, passeios pelas cachoeiras secretas do Parque da Tijuca (Rio de Janeiro), vivências culturais na Aldeia Shanenawa (Amazônia), jornada de bem-estar na Chapada dos Veadeiros (Goiás). Essa são apenas algumas experiências listadas na plataforma Feel Brasil.

O catálogo digital é uma criação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo da iniciativa é apresentar ao mercado global um portfólio selecionado de vivências turísticas, que destacam a autenticidade, diversidade e sustentabilidade do país.

Chapada dos Veadeiros faz parte das experiências do programa Feel Brasil
Experiências Chapada do Veadeiros estão listados no programa Feel Brasil (foto: shutterstock)

Programa Feel Brasil na Abav Expo

Para reforçar a importância do programa, a Embratur promove rodadas de negócios durante a Abav Expo 2025. A feira acontece no Rio de Janeiro até o dia 10 de outubro. Os encontros reúnem compradores internacionais do programa ABAV Buyers Club com uma curadoria de empresas brasileiras. Entre os destaque está o programa Feel Brasil, que participa da feira com 20 experiências.

As rodadas ajudam a impulsionar o programa ao facilitar a criação de parcerias. De acordo com Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, “quando o turismo brasileiro cresce, toda a nossa cadeia produtiva ganha. O sucesso das pequenas, médias e grandes agências têm um impacto positivo direto no desenvolvimento do país”, ressaltou Freixo. 

Tiradentes, Minas Gerais
Walking Tour Becos de Tirandentes, Minas Gerais, é mais uma opção do Feel Brasil. | Foto: Shutterstock

O Afroturismo foi outro assunto abordado como destaque. Quinze empreendedores do Afroturismo do Brasil participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá. “O Afroturismo é negócio que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta”, afirmou Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur.

Comunida local e renda

Um dos pilares do projeto são as micro e pequenos empreendedores (MPEs). Mais de 70% das experiências listadas são ofertadas por MPEs. Além disso, o projeto destaca a inclusão: 59% das empresas participantes são lideradas por mulheres e mais de 80% direcionam suas operações para a diversidade e sustentabilidade social e ambiental.

Conheça mais as experências que fazem parte da Plataforma Feel Brasil.

LEIA TAMBÉM

Rio se prepara para a Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina

Japão participa pela primeira vez da ABAV Expo 2025