HomeDestinosAmérica do SulTapati: o carnaval da Ilha de Páscoa

Tapati: o carnaval da Ilha de Páscoa

Tapati: o carnaval da Ilha de Páscoa

Conheça as tradições do festival Tapati, que agita a Ilha de Páscoa com danças e competições

Por Carlos Marcondes

Tranquila e serena, Hanga Roa é capital e o único local com status (e aparência) de algo que possa ser considerado uma cidade na Ilha de Páscoa. Na verdade, falo de algumas poucas ruas com razoável oferta turística de restaurantes, bares e casas noturnas, além de uma pitoresca igreja e dois mercados de artesanatos (o de frutas e legumes é mais autêntico e mais barato). Tudo ali exala legítima simplicidade, forte identidade da ilha.

Janela natural

Janela natural em Ana Kakenga (foto: divulgação)

Mas se ao longo do ano esse tom de relaxamento predomina, nas duas primeiras semanas de fevereiro a atmosfera muda completamente. Os conhecidos moais, estátuas históricas da ilha, perdem o protagonismo para o Tapati Festival, uma mescla de competições de danças e Olímpiadas rapa nui que agitam a ilha em diversos locais. Os concursos de dança ocorrem à noite, em um espaço social aberto chamado de Hanga Vare Vare. Paralelo, homens com excepcional preparo físico disputam em distintos locais provas como a descida de vulcão em tronco de banana, a corrida com cachos da fruta nos ombros, além do triatlo rapa nui e de desafios com cavalos. Aliás, muitos dos equinos de Páscoa vivem soltos, facilmente avistados pelas trilhas.

 

Dança Tapati Festival

Dança Tapati Festival (foto: divulgação)

O clima durante o Tapati é contagiante: hotéis lotados, ruas repletas de turistas e moradores, todos focados em participar de algum modo, já que muitas provas dependem de uma mãozinha de amigos e parentes. A bela Lili Pate, hoje guia do hotel Explora, já venceu uma das mais disputadas competições, a que elege a Rainha da Ilha daquele ano. A candidata tem que apresentar habilidades de dança, conhecimentos culturais, coragem e força, além de charme e beleza. “Viajei o mundo todo, orgulhosa de mostrar um pouco da cultura rapa nui. Nós, mulheres da ilha, somos práticas e plurais, de dançarinas a pescadoras. Eles levam a fama, mas nós somos realmente fortes”, revela Pate, enquanto tenho a honra de ser guiado pela linda rainha de Páscoa nas ruas de Hanga Roa.

Algumas danças do Tapati Festival podem ser acompanhadas ao longo do ano em restaurantes como o Vai Te Mihi, recomendado por Lili como o que tem a apresentação mais autêntica. Lá também é possível provar pratos locais, como o famoso atum grelhado e o ceviche pascal feito com o mesmo peixe. Embora haja carnes vendidas às vezes a céu aberto, o Pacífico é quem fornece a proteína principal à mesa, com pescados típicos como o mahi mahi e o kana kana, todos bastante utilizados em receitas que levam coco e banana, acompanhados de batatas. Vale provar a rape rape, uma versão menor da lagosta, que dizem ser endêmica da ilha.

 

Festival Tapati

Festival Tapati (foto: divulgação)

Leia mais sobre a Ilha:

Ilha de Páscoa: o mistério do Homem-Pássaro

Ilha de Páscoa: dicas e curiosidades

Ilha de Páscoa: saiba o que fazer

 


Onde se hospedar na Ilha de Páscoa?

Explora Rapa Nui
Considerado o mais cobiçado hotel da ilha, impressiona pela arquitetura e pelo extenso portfólio de atividades.

Hangaroa Eco Village & Spa
Depois do Explora, é a segunda propriedade mais completa da ilha.

Kona Tau Hostel
É uma das opções econômicas mais procuradas da ilha. Tem cozinha comunitária.

Mais opções de hospedagem na Ilha de Páscoa

 


Vai para Austrália? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro na Austrália
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: