Software criado por brasileiro em Orlando conquista mercado de casas de temporada

Criado por brasileiro em Orlando, o software MAPRO já administra 2 mil casas de temporada e ganhou prêmio de inovação nos EUA.

Tecnologia brasileira conquista espaço no mercado americano de turismo (Foto: shutterstock)

O mercado de turismo global tem visto uma transformação acelerada nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento dos aluguéis de temporada e pela busca por soluções digitais que facilitem a vida de viajantes e administradores.

No centro dessa mudança está o brasileiro Rafael Albuquerque da Cunha, fundador da 4NEW Digital LLC, sediada em Orlando, que criou o MAPRO, um software de gestão de propriedades que já apoia mais de 70 empresas americanas na administração de aproximadamente 2.000 casas de férias, concentradas principalmente na região central da Flórida.

MAPRO

O MAPRO atua como um sistema completo de Property Management (PMS), permitindo que empresas de administração de casas de temporada façam a gestão operacional e financeira dos imóveis, cuidem de reservas, manutenção, limpeza e até da comunicação com os hóspedes em um só lugar.

Uma das principais inovações é a integração direta via API com plataformas globais como Airbnb, Booking.com e VRBO. Esse tipo de integração, especialmente com o Airbnb, é concedido apenas a um grupo muito restrito de sistemas, mas a empresa decidiu abrir exceção para o MAPRO após identificar o enorme potencial da plataforma e seu alinhamento estratégico com mercados-chave.

Esse reconhecimento colocou o software brasileiro em um patamar de destaque no competitivo ecossistema global de turismo digital.

“Nosso objetivo sempre foi simplificar a vida das empresas de gestão e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do turista que escolhe uma casa de temporada”, explica Rafael. “Quando o hóspede encontra um imóvel bem administrado, limpo e com processos organizados, a viagem se torna mais agradável e segura.”

Esse movimento acompanha uma tendência global. Segundo dados do Statista, o mercado de aluguel de temporada deve movimentar mais de US$ 21 bilhões neste próximo ano de 2025 nos Estados Unidos.

A crescente procura por casas de férias – especialmente após a pandemia – trouxe novos desafios para administradores, que precisaram investir em tecnologia para dar conta da demanda.

Com sua solução, Rafael ajudou empresas a ganharem eficiência e a reduzirem custos. Um de seus clientes, por exemplo, economizou mais de US$ 67 mil por ano graças às ferramentas de automação do MAPRO.

Além disso, a plataforma também permite a emissão de contratos digitais e relatórios financeiros em tempo real, recursos que reforçam a profissionalização do setor.

A escolha de Orlando como base não foi por acaso. A cidade é considerada a capital mundial dos parques temáticos, recebendo mais de 75 milhões de visitantes anuais, o que torna a região um dos maiores mercados de turismo e aluguel de temporada do mundo.

O sucesso do MAPRO mostra como a tecnologia criada por empreendedores brasileiros pode ter impacto direto no turismo internacional. “A digitalização do setor é irreversível, e nossa missão é estar sempre um passo à frente, oferecendo inovação e confiança para administradores e turistas”, conclui Rafael.

Chip de internet nos EUA

Não fique sem comunicação nos Estados Unidos! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro nos EUA

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática nos Estados Unidos? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.