Seis companhias aéreas cancelam voos para a Venezuela

Decisão atende alerta dos Estados Unidos sobre aumento de atividade militar na região caribenha próxima à Venezuela

Pelo menos seis companhias aéreas internacionais suspenderam suas conexões com a Venezuela desde o último sábado. As empresas Avianca, TAP, LATAM, GOL, Iberia e Turkish Airlines aderiram à medida após recomendação das autoridades aeronáuticas americanas.

A Turkish Airlines cancelou voos entre segunda e sexta-feira desta semana. Todos os passageiros foram informados sobre os cancelamentos e podem solicitar reembolso. As companhias venezuelanas Láser, Avior e Estelar mantêm operações normais.

Alerta da aviação civil americana

Seis companhias aéreas cancelam voos para a Venezuela
FAA recomendou extremar a precaução ao sobrevoar Venezuela. | Imagem gerada por IA

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos alertou sobre um aumento da atividade militar na Venezuela e região caribenha. A FAA recomendou extremar a precaução ao sobrevoar o território venezuelano devido a uma situação potencialmente perigosa.

O órgão destacou que as ameaças podem representar risco potencial para aeronaves em todas as altitudes. A zona de informação de voo Maquetía, que corresponde ao espaço aéreo venezuelano, está no centro das preocupações.

Presença militar dos EUA no Caribe

Washington mobilizou o maior porta-aviões do mundo no Caribe, acompanhado por navios de guerra e caças para operações antidrogas. Desde setembro, as forças americanas atacaram mais de 20 embarcações supostamente dedicadas ao narcotráfico, causando a morte de 83 pessoas.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o destacamento como uma ameaça. O governo venezuelano recebeu manifestações de apoio de Rússia, China, Cuba, Nicarágua e Bielorrússia.

Impacto nas operações aéreas

A presidente da Avavit (Associação Venezuelana de Agências de Viagens e Turismo), Vicky Herrera, informou que não receberam comunicados claros sobre as datas de suspensão da maioria das companhias. Copa Airlines, Air Europa, PlusUltra e Wingo não se pronunciaram sobre seus voos.

A suspensão atinge rotas internacionais importantes da América Latina e Europa para Caracas. A situação permanece indefinida quanto ao prazo para normalização das operações.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Lago Maracaibo desponta como tesouro turístico venezuelano

Gol planeja expansão para Chile, Equador e Peru

Cruzeiro pelo Caribe: 7 dias a bordo do Celebrity Beyond

Robert De Niro investe US$ 250 mi em resort de luxo no Caribe