fbpx

São Sebastião tem as praias mais badaladas do litoral paulista

É possível afirmar que São Sebastião tem as praias mais badaladas do litoral norte de São Paulo. São mais de 30 praias em quase quase 100 quilômetros de extensão– de Boracéia à Enseada–, que contemplam todo tipo de público, das mais agitadas às mais calmas. Todas encantadoras e com natureza exuberante.

Outro destaque de São Sebastião é a beleza da Mata Atlântica que circunda a paisagem ao longa da BR-101 (Rio-Santos), já que 70% do município se encontram em área de preservação ambiental protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

Praia do Camburi é uma das preferidas dos surfistas em São Sebastião (Foto: Rogério Cassimiro/MTur)

A vida noturna é outro ponto forte de São Sebastião, principalmente na temporada de verão e feriados prolongados. As opções incluem baladas famosas, como Sirena, bares descolados e restaurantes sofisticados.

Por estar encravada aos pés da Serra do Mar, São Sebastião também abriga trilhas e cachoeiras. A maioria fica na Costa Sul e é sempre recomendada a contratação de agências especializadas. Assim seu passeio será mais completo e seguro.

Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.

As praias de São Sebastião

Entre as praias, Maresias é uma das mais famosas do litoral norte paulista, com ondas perfeitas que atraem surfistas de todo o país. Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surf (em 2014), é um de seus moradores mais ilustres. Lá também estão os restaurantes e baladas mais agitadas do verão.

Além de Maresias, os surfistas também são atraídos pelas ondas das praias de Camburi e Camburizinho. Uma península separa as duas praias.

Com 100 km de litoral, São Sebastião, no litoral norte de SP, conta com uma praia para cada tipo de viajante.
Pôr do sol na praia da Paùba (Foto: Rogério Cassimiro/MTur)

Já para quem prefere um pouco de sossego, deve seguir em direção às praias de Toque-Toque (Grande e Pequeno), Calhetas ou Engenho. Para quem vai curtir o sol com a família, as mais indicadas são Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, que têm águas calmas para a criançada e traz mais tranquilidade para quem toma conta dos pequenos. Se você quiser ver o encontro entre as águas salgada (do mar) e doce (do Rio Una), vá até Barra do Una.

Outra praia que tem um cenário deslumbrante é a Jureia. Pequena e reservada, oferece um visual maravilhoso, que mistura a beleza do mar com o verde da Mata Atlântica. Paúba reúne a calmaria de uma praia pequena com o agito dos praticantes de esportes aquáticos e radicais.

Praias de São Sebastião
Maresias vista do Canto do Moreira (foto: Tarcila Ferro)

Para quem gosta de pescar, a dica é a praia de Boraceia, que tem como principal atração a pesca da tainha com rede. É a primeira do município para quem segue para o norte, ela é extensa e de mar calmo.

Boiçucanga é uma das praias com maior infraestrutura turística. É também ponto de partida para a trilha que leva à praia Brava (um tesouro para os surfistas) e dona de um dos mais belos pôr-do-sol da região. Durante os meses do verão, é possível ver os últimos raios de sol se apagarem nas águas do mar.

Já imaginou precisar de cuidados médicos durante sua viagem? Tenha sempre um seguro viagem!

Trilhas e cachoeiras

Com uma beleza surpreendente, a presença dos ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e da Zona Costeira garantem a diversidade ecológica em toda a extensão de São Sebastião.

Cachoeira do Ribeirão de Itu, no bairro de Boiçucanga (Foto: Rogério Cassimiro/MTur)

Caminhar por entre ruas de pedras, casarios construídos com cal de conchas, pedras de costeira e óleo de baleia também pode ser uma ótima atividade. Na rua da praia, a Praça de Eventos oferece grandes shows na temporada, ao lado, canhões portugueses protegem a cidade dos piratas desde o século 16.

São trilhas, cachoeiras com diversos níveis de quedas d’água, formações naturais, mata com fácil acesso e grande diversidade de atrativos, que permitem uma rica experiência no contato com a flora e a fauna da região durante o ano todo.

As trilhas ao longo da costa atendem tanto aos iniciantes em atividades de ecoturismo quanto aos praticantes mais experientes, incluindo rapel, tirolesa, cascading e bird watching.

Uma boa pedida também é fazer as trilhas e as praias de Montain Bike que é diversão garantida.

O que fazer pós-praia

Igreja Sagrado Coração de Jesus, construída por moradores e caiçaras na praia de Boiçucanga (Foto: Rogério Cassimiro/MTur)

Depois de curtir o sol e o mar, visite o Centro Histórico. Fundada em 1636, a cidade guarda uma identidade cultural baseada no modo de vida caiçara. A partir da Igreja Matriz, o casario colonial se espalha por sete quarteirões, tombados a partir 1970 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Leia também:

Maresias: belas praias no litoral paulista

Ubatuba tem praias paradisíacas e quase desertas