São Paulo recebe maior espaço Anne Frank do mundo

Memorial do Holocausto ganha réplica do Anexo Secreto em janeiro de 2026, inaugurando experiência imersiva única no Bom Retiro.  Será a segunda réplica mundial do esconderijo histórico de Anne Frank

São Paulo recebe maior espaço Anne Frank do mundo
Anne Frank Huis | Foto: Shutterstock

São Paulo se tornará a segunda cidade do mundo a abrigar uma réplica do Anexo Secreto onde Anne Frank se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial. O novo espaço, localizado no Memorial do Holocausto no bairro do Bom Retiro, promete ser o maior espaço dedicado a Anne Frank no mundo.

A inauguração está prevista para janeiro de 2026 e ocupará 900 metros quadrados no centro da capital paulista. O projeto representa uma expansão significativa do atual Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, oferecendo aos visitantes uma experiência educativa transformadora.

Investimento milionário

Diário de Anne Frank
Foto: Tatiana Popova – Shutterstock

O projeto recebeu investimento total de R$ 26 milhões, sendo R$ 2 milhões de aporte da Prefeitura de São Paulo. A Fundação Anne Frank, com sede na Holanda, autorizou a criação desta réplica fiel do local onde a adolescente viveu escondida com sua família e outros ocupantes durante dois anos.

A exposição imersiva contará a história da jovem judia que escreveu um dos livros mais vendidos da história mundial. O espaço utiliza recursos tecnológicos avançados para proporcionar uma experiência educacional profunda sobre tolerância e humanidade.

Experiência imersiva

O novo espaço Anne Frank representará um marco no turismo educativo paulistano. A réplica fiel do Anexo Secreto permitirá aos visitantes compreenderem as condições de vida durante o período de perseguição nazista.

A expectativa é receber 150 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento. O projeto integra programação educativa com visitas escolares municipais, fortalecendo a conscientização sobre direitos humanos entre jovens estudantes.

São Paulo recebe maior espaço Anne Frank do mundo
Museu do Holocausto (| Foto: Shutterstock

O bairro do Bom Retiro, historicamente ligado à imigração judaica, receberá este importante centro de memória. O espaço contribuirá para preservar a história do Holocausto e promover valores de tolerância para futuras gerações brasileiras.

O Memorial do Holocausto funciona atualmente de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, às sextas das 9h às 15h, e aos domingos mensalmente. A entrada permanece gratuita, democratizando o acesso à educação histórica.

Chip de internet

Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

Fábrica de Schindler: história e turismo na Cracóvia

Exposição sobre a vida e história de Anne Frank chega a São Paulo

MIS abre exposição sobre o Holocausto em São Paulo

Cracóvia: destino turístico imperdível na Polônia