HomeDestinosAmérica do NorteMiami: um passeio muito cubano por Little Havana

Miami: um passeio muito cubano por Little Havana

Miami: um passeio muito cubano por Little Havana

Para sentir o clima latino, adentre o bairro de Little Havana, onde a comunidade cubana se instalou nos anos 1960 e segue viva em cafés, restaurantes e vendinhas

Por Cristiane Sinatura

Com a subida de Fidel Castro ao poder em 1959, centenas de cubanos vieram para Miami, mais especificamente para um miolinho ao lado de Downtown. Hoje, a área entre as avenidas 13 e 17, cortada pela 8th Street (ou Calle Ocho), é o coração de Little Havana – e dizem que poderíamos facilmente passar um dia inteiro aqui sem escutar uma palavra sequer em inglês, entre vendinhas, cafés, restaurantes e arte de rua nas paredes.

 

Ball & Chain

A lendária casa de jazz inaugurada em 1935, por onde já passaram Billie Holiday e Count Basie, reabriu há três anos – agora dedicada principalmente à música latina, com direito a palco em formato de abacaxi na área externa. Bom para quem quer bailar e tomar uns mojitos. Saiba mais aqui!

 

ball Bar

Ball & Chain (foto: divulgação)

 

Cubaocho Museum & Performing Art Center

O nome não poderia ser mais sugestivo. decorado à moda antiga expõe (e vende) uma série de obras cubanas pré-revolução. Em meio a tudo isso, acontecem apresentações musicais regadas a coquetéis e fumaça de charuto. Saiba mais aqui!

 

cubaocho

Cubaocho (foto: divulgação)

 

Tour guiado a pé

O melhor jeito de conhecer o reduto cubano de Miami é caminhando – e fica mais produtivo ainda com o acompanhamento de guias locais. É o que propõe, em vários bairros étnicos da cidade, a empresa Cultural and Heritage Alliance Tours (Chat). Em Little Havana, o passeio de duas horas percorre a Calle Ocho e seus principais endereços, como o Tower Theather (aberto em 1926), o Domino’s Park (onde senhorezinhos cubanos passam o dia jogando dominó) e o Guantanamera Cigars & Cafe (uma pequena fábrica de charutos onde é possível acompanhar a produção artesanal ao vivo).

 

Marlins Park

O estádio do time de beisebol Marlins pode ser programa para quem quiser assistir a uma partida ou fazer um tour guiado. Também tem agenda de shows. Saiba mais aqui!

 

Marlins Park

Marlins Park (fofo: shutterstock)

Viernes Culturales

Toda última sexta-feira de cada mês, um festival de artes, música e cultura toma a Calle Ocho, das 19h às 23h. Tem de exposições a dança, de filmes a tours históricos, de poesia a desfiles – tudo gratuito.

 

Onde comer em Little Havana?

Ninguém passa batido pelo enorme sorvete que parece saltar da fachada – nada mais apropriado para uma sorveteria famosa pela sua variedade de sabores. A Azucar tem todos os clássicos, mas sua marca registrada é o Abuela Maria, de baunilha com goiaba, cream cheese e bolacha. Para salgar a boca, os restaurantes mais tradicionais são o Versailles e o El Cristo, com especialidades como vaca frita, arroz imperial e ropa vieja.

 

Calle Ocho

Calle Ocho (foto: shutterstock)

 

Conheça os principais bairros de Miami

 

Downtown/Brickell: museus como o Perez, teatros e shoppings movimentam o centro financeiro de Miami

Coral Gables: boas surpresas no museu Vizcaya, na Venetian Pool e na rua Miracle Mile

Miami Beach: festas na piscina, praia badalada, museus de qualidade, arquitetura art deco e compras

Surfside: refúgio de tranquilidade ao norte de Miami Beach, com centrinho fofo e um hotel Four Seasons para chamar de seus

Wynwood: grafite, restaurantes e bares descolados e tours de bicicleta no bairro mais hipster de Miami

Design District: arte contemporânea, lojas de grife e grafites revitalizam o antigo bairro industrial

 

Leia mais sobre Miami

 

Miami: dicas da blogueira Renata Araújo, do You Must Go

 

Compartilhar: