fbpx

Saiba como visitar o Farol Santander, no centro de SP

Instalado em dos prédios mais emblemáticos da capital, o Farol Santander é um dos espaços culturais mais bacanas da cidade

O Farol Santander ocupa todo o edifício Altino Arantes, na região central de SP. Mais conhecido como “Banespão”, o prédio é inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova York.

Inaugurado em 1947, o prédio de 35 andares e 161 metros de altura foi por mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Farol Santander conta com um acervo de memória fixo, exposições em exibição por um tempo limitado, uma pista de skate, espaços gastronômicos e muito mais! Confira a programação.
Hall de entrada do Farol Santander, no centro de SP (Foto: Divulgação/Farol Santander)

Em 2000, o edifício foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banco Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e, em 2018, virou Farol Santander.

Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.

O Farol Santander

O Farol Santander oferece diversas atrações que vão muito além de seu famoso mirante, como exposições do acervo de memória fixo, mostras temporárias, pista de skate, espaços gastronômicos e até um loft.

O espaço está dividido em quatro grupos de andares: Memória, Experiências, Exposições e Gastronomia. Confira abaixo.

Bar do Cofre

O Bar do Cofre é uma das atrações do Farol Santander. Ele funciona dentro de um grande cofre, que foi totalmente restaurado, mantendo suas características originais, mas com mobiliários que criam ambientes inusitados.

O Bar do Cofre, que funciona no subsolo do Farol Santander (Foto: Divulgação/Farol Santander)

Chegando no subsolo do Farol Santander, você irá se surpreender com duas grandes portas circulares que pesam 16 toneladas cada, 2000 cofres de aluguel de vários tamanhos, e tudo isso, com um bar dentro.

O Bar do Cofre funciona de quarta, quinta e sexta, das 16h às 21h; sábado das 14h à 21h; domingo das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

Comprar passagens aéreas com antecedência é sempre a melhor alternativaComece a se programar!

Térreo

O térreo, acessado pela Rua João Brícola, 24. Destaque para o imponente lustre de 13 metros de altura que chega a pesar 1,5 tonelada recebe o visitante no Hall.

O imponente lustre recebe os visitantes no Hall de Entrada (Foto: Alexandre Carvalho/A2img/GESP)

Além dele, o hall tem um telão que mostra curiosidades e as várias atrações do espaço cultural.

2º, 3º e 5º andares

A exposição permanente, intitulada “Espaço Memória”, está distribuída entre o segundo, terceiro e quinto andar do edifício.

Móveis que pertenceram ao antigo Banespa (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

Nelas, estão expostos móveis originais e outros objetos da época que o prédio abrigava a sede do Banespa, como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, e sonorização ambiente.

Também é possível entender o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.

4º andar – Vista 360

A instalação permanente Vista 360, concebido por Vik Muniz, consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais, entre eles mais de 20 toneladas de sucatas produzidas no próprio Farol Santander.

Exposição Vista 360 por Vik Muniz, no 4º andar do Farol Santander (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

São seis painéis de 150 x 200 cm e 1 painel complementar de 100 x 2015 cm.

Durante o processo curatorial, o artista demonstrou uma ligação com o prédio trazida de memórias da sua infância.

Pista do 21

A pista idealizada por Bob Burnquist, uma das maiores referências do esporte no Brasil e no mundo, tem mais de 300m², vista para a cidade e é um circuito street com rampas e obstáculos no 21º andar.

Pista de skate fica no 21º andar do Farol Santander (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

O espaço também tem grafites geométricos e lambe lambes fotográficos produzidos por Baixo Ribeiro, da Choque Cultural. A programação inclui aulas regulares e horários para livre uso do público, com capacidade simultânea para até 12 pessoas, sendo administrada pela Bravo, empresa que gere a carreira de Burnquist.

Também é possível locar skates e equipamentos de segurança Os usuários deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o uso da pista e equipamentos de segurança.

Loft do 25

O 25º andar reserva uma oportunidade para quem sonha se hospedar em um símbolo de São Paulo, com uma vista incrível da cidade.

O Loft do 25 tem mais de 335m² e decoração art déco, com projeto assinado pelo escritório de arquitetura francês Triptyque. A capacidade é de cinco pessoas em formato de hospedagem e 50 em formato de eventos ou locação.

Como hospedagem, é oferecido serviço de camareira e limpeza para a estadia dos hóspedes.

26º andar – Mirante e café

No mirante do 26º andar o público pode acessar área externa, com capacidade para 30 pessoas e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade.

(Foto: Divulgação/Farol Santander)

Junto ao mirante, há o Suplicy Cafés, com capacidade para aproximadamente 70 lugares, ambientação art déco, tendo ao redor todo o horizonte da metrópole.

Boteco do 28

No alto do 28° andar fica o Boteco 28, que oferece cenário descontraído e um cardápio inspirado na culinária paulista.

O menu assinado pelo Chef Deivid Marques é de um típico bar paulistano, mas com pratos emblemáticos dessa gastronomia popular resgatados do passado, agora em rearranjos criativos.

O Boteco do 28 é administrado pelo Bar da Cidade e funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h. O acesso ao andar é gratuito e feito por ordem de chegada.  

Os andares 19º, 20º, 22º, 23º e 24° são dedicados a exposições temporárias. Confira aqui.

Já imaginou precisar de cuidados médicos durante sua viagem? Tenha sempre um seguro viagem!

Ingressos

Os ingressos estão à venda na bilheteria ou pelo site e dá acesso aos andares visitáveis listados mais abaixo.

O Farol Santander está sujeito à lotação e os ingressos são limitados. A recomendação é comprar as entradas antecipadamente. (até 8 ingressos por compra online).

Os ingressos os valores podem variar de acordo com o combo escolhido para visitação.  Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam.

FAROL SANTANDER
Onde: Rua João Brícola, 24, Centro
Horário: Terça a domingo, das 9h às 20h (confira aqui os horários de visitação e da bilheteria)
Ingressos: R$ 17,50 e R$ 35 (Venda aqui)

Leia também:

Pinacoteca de SP ganha prédio dedicado à arte contemporânea

ZOO SP tem meia-entrada todas às quartas de março