A Caverna do Jabuti é rica em diversos espeleotemas como estalactites, e flores de aragonita
Mato Grosso ganhou no final de março um novo atrativo turístico. Descoberta há 40 anos, a Caverna do Jabuti, em Curvelândia (MT), na Serra do Padre Inácio, foi aberta pela primeira vez à visitação pública.
Formada por arenito e calcário, a caverna possui aproximadamente 620 milhões de anos, segundo os pesquisadores que realizaram o mapeamento e licença do local. Sua fenda tem o tamanho equivalente a 33 campos de futebol.
A Caverna do Jabuti é o primeiro monumento natural de Mato Grosso. Foi tombada como patrimônio histórico e artístico em 2014.
Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.
Como visitar a Caverna do Jabuti
Para visitar o complexo é necessário estar acompanhado de um guia e pagar uma taxa de R$ 5O. Uma pequena caminhada de 300 metros leva à entrada do monumento natural.
Com imensos salões ornamentados, naturalmente, com grandes colunas e uma infinidade de espeleotemas espalhados por 15 ambientes diferentes, o passeio dura 2h15.
De acordo com a Espeleoturismo Curvelândia, o deslocamento no interior da caverna é de nível fácil graças a altura elevada dos salões que permitem com que os visitantes caminhem em pé por quase toda sua extensão.
Só é necessário se curvar levemente em algumas passagens que interligam um salão a outro.
O último salão do passeio é considerado o ‘cartão postal’ do local e um dos pontos mais bonitos na caverna, com diversas estalactites gigantes.
A caverna é rica em diversos espeleotemas como estalactites, estalagmites, flores de aragonita, cortinados, couve flor e travertinos.
LEIA TAMBÉM:
Como visitar o Petar, complexo com mais de 350 cavernas em SP
Saiba como visitar a Caverna do Diabo, no interior de SP
FAÇA PARTE DOS NOSSOS grupos gratuitos no WhatsApp
- Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar