Conhecida como a “Terra do Vinho”, São Roque, a 60 km da capital paulista, atrai cada vez mais turistas em busca de roteiros enoturísticos e gastronômicos.
São Roque virou um refúgio para os amantes do vinho. A cidade abriga dezenas de vinícolas, a maioria no entorno do chamado Roteiro do Vinho.
A rota é formada por três vias: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. São mais de 30 estabelecimentos, entre eles restaurantes típicos portugueses e italianos, abertos por famílias de colonizadores da região.
Sem contar as lojas, fazendas e empórios que vendem às delícias de cada lugar.
Por ser próximo a São Paulo, é possível fazer um bate e volta e aproveitar a região em apenas um dia. No entanto, a cidade conta com hotéis e pousadas para todos os tipos de bolsos. Como o hotel Villa Rossa, distante apenas 45 minutos de São Paulo.
O hotel é uma ótima ideia casar o passeio na Rota do Vinho com um hotel da região. Completo, o Villa Rossa é inspirado nas vilas italianas e tem uma ótima estrutura de lazer.
LEIA TAMBÉM: Conheça o Chocotour, passeio pela Fábrica da Nestlé em Caçapava
Degustação no Roteiro do Vinho
A maioria das vinícolas abre a visitação todos os dias, assim como alguns restaurantes também. Desse modo, recomenda-se consultar o estabelecimento antes da visita. Neste link você encontra o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos do Roteiro do Vinho.
Precisa alugar um carro para fazer a rota do vinho?. Veja como é simples e econômico.
A degustação dos vinhos é gratuita, entretanto algumas vinícolas oferecem serviços mais exclusivos com harmonizações pagas.
Nos meses de janeiro e fevereiro algumas vinícolas de São Roque realizam a famosa vindima. A festa da colheita da uva, onde os visitantes podem colher os frutos nos parreirais e ainda fazer a pisa da forma tradicional: com os pés. Sem dúvida, uma experiência memorável.
As principais vinícolas do Roteiro do Vinho são: Góes; Quinta do Olivardo; Vinhos XV de Novembro; Alma Galiza; Adega Terra do Vinho; Vinhas Santa Cecília; Ferreira e Passero.
Vinhos Real D’Ouro; Vinícola Sorocamirim; Vinícola Canguera; Vinhos Bella Quinta; Vinícola Palmeiras; Casa da Árvore; Vinhos Bella Aurora e Vinhos Frank e Restaurante.
A nossa empresa parceira, Civitatis, tem uma excursão completa para São Roque. Veja que bacana!
O Roteiro do Vinho não é feito só de vinhos. Ou seja, também é possível visitar algumas destilarias e cervejarias artesanais, como a Stoliskoff e a Estilla, que produzem de gin, vodca, cachaça e até uísque.
Na Estilla Destilaria, o destaque é o Ice Bar Torquay (bar de gelo) – espaço com esculturas de gelo e totalmente instagramável. Em seu interior, a sensação térmica é de -16ºC. Os ingressos custam entre R$ 50 (infantil) e R$ 60 (adulto, com open bar) e permanência de 10 minutos.
Gastronomia em São Roque
A gastronomia é outra atração do Roteiro do Vinho, com restaurantes típicos italiano e português. Destaque para Vila Don Patto e a Quinta do Olivardo.
Ambos possuem ótima infraestrutura para famílias, como playground, lago, tirolesa, adega, empório, sorveteria, cafeteria e vinhos, claro. Isto é, dá para comer muito bem e depois curtir boas horas de diversão por ali.
Ao longo do ano, os restaurantes também promovem festas típicas, como Vinho dos Mortos – tradição portuguesa de enterrar garrafas de vinho.
Outro produto típico de São Roque é a alcachofra, que tem até uma festa oficial no calendário de eventos da cidade em outubro –período de colheita do fruto. Assim, a iguaria pode ser degustada ou comprada ao longo do Roteiro do Vinho.
Recentemente, a Caracol Chocolates, fundada há 40 anos na Serra Gaúcha, abriu uma filial em São Roque.
A loja oferece, além de chocolates puros, que não possuem nenhuma outra fonte de gordura, a não ser a da manteiga de cacau e a do leite, uma variedade de bebidas para os apaixonados por café. Sem dúvida, uma parada saborosa no seu roteiro.
Como chegar a São Roque
A apenas 60 km da capital, São Roque é servida por duas grandes rodovias – Raposo Tavares e Castelo Branco. Ambas estradas contam com pedágios. Dirigir pela estrada do vinho é bem tranquilo. Se precisar alugar um carro, temos boas ofertas aqui neste link!
LEIA TAMBÉM:
Conheça o novo parque aquático do Hotel Villa Rossa, em São Roque
Cyan Resort, visite o resort na frente do Hopi Hari
Bourbon Atibaia, como é o resort da Turma da Mônica