HomeDestinosRoteiro debaixo da terra em Moscou

Roteiro debaixo da terra em Moscou

Roteiro debaixo da terra em Moscou

Por Mari Campos

Moscou também merece – e muito! – ser explorada debaixo da terra. Não à toa, muitas de suas estações de metrô estão entre as consideradas mais bonitas do mundo. E fazer um tour por elas é tarefa das mais fáceis e custa menos de US$ 1. A gente pode comprar o ingresso nos guichês ou diretamente nas máquinas ao lado dela. A maioria das bilheterias do centro de Moscou tem hoje um adesivo “we speak English”, mas muitos turistas se sentem mais confiantes comprando direto das máquinas, o que é mesmo tarefa facílima. São 12 linhas, sendo cada uma delas identificada tanto por um número como por uma cor diferente.

Os nomes parecem impossíveis de memorizar, mas a rota vai se iluminando no interior dos vagões conforme a gente se desloca com o trem e avisos sonoros sempre avisam em russo e em inglês qual o nome da estação seguinte.

Com um único bilhete a gente consegue, em menos de uma hora, fazer um tour subterrâneo por algumas de suas mais belas estações. E aqui sugerimos um bem fácil de fazer.

Um bom começo pode ser a estação Okhotny Ryad, bem central, de número um e de cor vermelha, localizada em frente à Praça Vermelha. Desça na estação Komsomolskaya, considerada por muitos a mais bonita da cidade, com suas paredes amarelas adornadas por muito dourado, mosaicos impressionantes, arcos e enormes candelabros. Ela foi construída no começo da década de 1950 (inspirada em um discurso histórico de Stalin), serve as mais importantes paradas de trens da cidade e é considerada uma espécie de hub de Moscou para outras partes da Rússia.

Ali mesmo, mude para a linha circular, de cor marrom e número 5, e tome o trem até Novoslobodskaya, distante apenas duas estações. A estação aberta em 1952 é uma das mais reconhecidas internacionalmente por sua decoração única em mosaicos de vidro coloridos dispostos em 32 painéis diferentes entre seus arcos.

Metro Novoslobodskaya | foto: shutterstock

Desça, então, na seguinte, Belorusskaya, e mude para a linha de número 2 e cor verde por apenas mais uma estação, chegando a Mayakovskaya, de 1938. A estação (repleta de mármore branco e rosado muito brilhante) é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura stalinista, está localizada a impressionantes 33 metros sob a rua e chegou a ser usada como abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Seguindo pela linha verde (2), saia na estação Teatralnaya e migre por debaixo da terra mesmo para Ploshad Revoliutsii. Sua tradução literal seria “praça da revolução” e, aberta em 1938, exibe arcos de mármore amarelo e vermelho e 76 esculturas de bronze extremamente vívidas que simbolizam o povo soviético, incluindo imagens de soldados, trabalhadores, atletas e crianças. A lenda diz que quem passar a mão no focinho do cachorro que acompanha a estátua do soldado terá seu pedido atendido – não custa tentar.

Estação Ploshad Revoliutsii | foto: shutterstock

Como a Ploshad Revoliutsii fica localizada logo atrás do shopping GUM, dali fica fácil continuar seu passeio, seja a pé ou no próprio metrô, para qualquer outro canto dessa cidade gigante e incrivelmente surpreendente.


Veja mais:

  Como andar de metrô em NY
  Moscou além do básico
  Londres: o que fazer em Camden Town

Sugestões de hospedagem em Moscou:

  • Golden Apple
    Simpático hotel-butique de quartos novos e bastante funcionais.
  • Ritz-Carlton
    A uma quadra da Praça Vermelha, tem quartos impecáveis, alguns com acesso à área VIP – destaque para vista panorâmica.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels, este clássico tem quartos espaçosos e belo SPA, ao lado do comércio da Rua Arbat.

Encontre outras acomodações em Moscou aqui


Vai para Moscou? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em Moscou
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: