HomeDestinosPaís de Gales: roteiro de carro de Snowdonia até Cardiff

País de Gales: roteiro de carro de Snowdonia até Cardiff

País de Gales: roteiro de carro de Snowdonia até Cardiff

Uma viagem cinematográfica por montanhas, vilarejos e castelos, recheada de histórias épicas

Por Cristiane Sinatura

Depois de percorrer estradinhas à beira de um desfiladeiro, estacionamos o carro para apreciar a vista. Assim, de frente para um vale rodeado pelas montanhas do Parque Nacional de Snowdonia, é como se o Rei Arthur fosse aparecer a qualquer momento, de espada em punho. Não só porque as raízes da lenda situam o personagem justamente aqui, 1.500 anos atrás, mas também porque Gales serve de cenário para o o filme do diretor Guy Ritchie, com Jude Law e Eric Bana.

Apesar dos relatos medievais sobre os feitos do líder britânico, sua existência é frequentemente questionada. Mas a grande verdade é que fábulas formam o coração de Gales, cuja história milenar nos leva de volta à civilização celta. São contos que envolvem gigantes, dragões, realeza, castelos. Não à toa, o país tem celebrado, em 2017, um calendário especial batizado de Ano das Lendas. Para promover o turismo, foram eleitos como “embaixadores” os atores galeses Luke Evans (o Gaston do novo A Bela e a Fera) e Iwan Rheon (o Ramsay Bolton de Game of Thrones).

 

Parque Nacional

Parque Nacional de Snowdonia (foto: shutterstock)

 

Cinema, por sinal, é uma constante no país, já que suas paisagens naturais e construções históricas rendem cenários prontos para filmagens: vide Doctor Who, Harry Potter e as Relíquias da Morte, Robin Hood, 007: Um Novo Dia Para Morrer… E ainda que pudéssemos passar horas aqui listando filmes, mais interessante mesmo é cair na estrada deste pequeno, porém riquíssimo, território.

Como parte do Reino Unido, Gales faz fronteira com a Inglaterra, portanto cabe perfeitamente em um roteiro casado com Londres ou Manchester, por exemplo. Nesta jornada, vamos do Parque Nacional de Snowdonia à capital Cardiff, passando pela costa  dos condados de Ceredigion e Pembroke, em um trajeto que cobre 420 quilômetros de norte a sul.

Fuso horário: + 4h em relação a brasília

Quando ir? A alta temporada vai de abril a outubro, quando o clima é mais agradável e as cidadezinhas ganham vida, apesar da maior concentração de turistas. De novembro a fevereiro, algumas atrações podem fechar.

 

Leia mais:

País de Gales: como e o que visitar em Snowdonia

Cardiff: o que fazer na capital do País de Gales