Pacer BagScan revoluciona controle de bagagem em aeroportos

Tecnologia brasileira detecta irregularidades antes do embarque e pode economizar US$ 34 milhões ao ano para aviação nacional. Pacer BagScan resolve problema crônico do setor aéreo

Pacer BagScan revoluciona controle de bagagem em aeroportos
Pacer BagScan identifica volumes fora dos padrões. | Foto: divulgação

O Pacer BagScan surgiu como resposta a um dos maiores desafios da aviação comercial: bagagens de mão irregulares que causam atrasos e prejuízos. O sistema automatizado identifica volumes fora dos padrões permitidos antes que cheguem ao portão de embarque, evitando transtornos operacionais.

Trajetória do criador inspira desenvolvimento

Giuliano Podalka, CEO da Pacer e do HIPE Innovation Center, acumula mais de 25 anos de experiência no setor aéreo. Sua carreira inclui passagens pela LATAM como gerente de aeroportos e pela Azul Linhas Aéreas como gerente Sênior de Inovação. Esse conhecimento prático fundamentou sua pesquisa de mestrado na Embry Riddle Aeronautical University, nos Estados Unidos.

Pesquisa une teoria e prática aeroportuária

Durante dois anos, Podalka desenvolveu a tese “Automatizando o controle de bagagem de mão: Análise operacional e financeira de um estudo de caso brasileiro”.

O trabalho envolveu disciplinas como liderança, análise de dados, gestão operacional e estratégias de negócios. A defesa ocorreu em Daytona Beach, Flórida, em uma das instituições mais respeitadas do setor aeronáutico.

A metodologia combinou dados do Pacer BagScan, entrevistas com executivos da Azul, Gol e LATAM, além de análise documental técnica.

Problema surgiu em encontro internacional

A ideia nasceu quando uma diretora da Lufthansa questionou se seria possível rastrear bagagens de mão como se rastreiam passageiros. Podalka desenvolveu então um sistema que detecta automaticamente volumes irregulares.

Números comprovam impacto financeiro

Fique atento às medidas da bagagem de mão
Bagagens de mão irregulares causam atrasos e prejuízos. | Foto: Shutterstock

Testes realizados em setembro de 2025 revelaram que 6,8% das bagagens de grandes dimensões chegavam ao portão de embarque. No sistema nacional, isso representa 18.800 bagagens diárias e prejuízo de US$ 34 milhões anuais. Uma companhia aérea relatou até 24 horas mensais de atraso causadas por bagagens irregulares.

Implementação

A prova de conceito está sendo implementada em um importante aeroporto brasileiro, com participação de grande companhia aérea nacional. A Pacer já opera internacionalmente com o Tapete Digital na Europa e desenvolve outras soluções como embarque biométrico e Pacer Flex – aplicativo modular que oferece controle operacional e gerencial para empresas de serviços de suporte em solo.

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