fbpx

O que fazer em Lima: as melhores dicas para aproveitar a capital peruana

Lima, cidade cosmopolita do Peru, une tradição e modernidade, destacando-se pela culinária de renome e charme histórico.

Vista panorâmica de Lima a partir de Miraflores. (Foto: shutterstock)

Sim. É verdade. Todos aqueles clichês que descrevem o Peru estão certos. O país
nos brinda com uma das culturas mais ricas e coloridas do nosso continente. Vá
de peito aberto e será recebido por cenários, histórias, lendas e mitos que trarão
um novo sentido para suas férias.

O país dispõe de uma diversidade que mescla paisagens incríveis com muita cultura. Lima, a capital do Peru é um exemplo. Neste conteúdo você confere as melhores dicas do que fazer por lá!

A capital peruana

Nem pense em considerar a capital apenas como ponto de chegada ou de conexão. Lima é uma das metrópoles mais interessantes da América Latina, uma das mecas da gastronomia mundial.

Se o combo de excelentes restaurantes, centros culturais e bairros feitos para conhecer caminhando faz sua cabeça, então se entregue.

Vista panorâmica da praça principal de Lima, no Peru. (Foto: shutterstock)

Centro histórico

O centro histórico de Lima já sofreu com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções coloniais foram restauradas e o policiamento na região reforçado. A Praça de Armas é um ótimo ponto departida. Ali ficam o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima, ótimos exemplos do barroco peruano, e o Palácio do Governo.

Praça de Armas no centro histórico, com vista para a Catedral. (Foto: shutterstock)

Basílica Menor e Convento de São Francisco

À direita da Praça de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e um dos pontos mais curiosos do centro da cidade: a Basílica Menor e Convento de São Francisco, onde foram encontradas catacumbas cobertas por ossadas de antigos franciscanos e fiéis.

Convento de São Francisco em Lima, no Peru. (Foto: shutterstock)

Depois dessa visita histórica, vale provar aquele que é considerado o melhor churro do Peru, a Churros San Francisco, que fica próxima ao convento.

Museu Larco

Uma das melhores maneiras de se familiarizar com as tradições pré-hispânicas do Peru é fazer uma visita ao Museu Larco, entre os acervos mais densos do país.

São mais de 3mil anos da história retratados em diversos tipos de objetos arqueológicos. Aqui também vale o destaque para o restaurante do museu, que oferece clássicos peruanos e ainda tem uma bela vista para o jardim.

Pátio do Museu Larco, um dos museus mais interessantes e famosos da cidade. (Foto: shutterstock)

Por fim, aquela espiadinha na loja vale a pena. Lá, é possível encontrar peças únicas.

Sítio arqueológico de Huaca Pucllana

Outro ponto que merece a visita é o sítio arqueológico de Huaca Pucllana. Essa área sagrada foi construída por povos pré-incas e funcionava como um templo reservado para a elite, sacerdotes e nobres.

O processo de restauração das ruínas começou apenas em 1981.Antes desse minucioso trabalho de pesquisa, a região era usada como pista de motocross. Acredite se quiser!

Escadaria de tijolos de barro em uma pirâmide das ruínas de Huaca Pucllana em Lima. (Foto: shutterstock)

Parque do Amor e Shopping Larcomar

Um roteiro por Lima nunca estará completo sem a dobradinha Parque do Amor e Shopping Larcomar. O parque, inspirado nas obras de Gaudí em Barcelona, é um cartão-postal que fica no coração do bairro de Miraflores, de frente para o Oceano Pacífico.

Parque do Amor. (Foto: divulgação Peru)

Em poucos minutos de caminhada pelo malecón (calçadão de Lima), chegamos ao Shopping Larcomar. Cheio de lojas de marcas internacionais, o shopping também é um bom lugar para jantar. O restaurante Popular e a franquia Tanta são escolhas certeiras.

Shopping Larcomar no distrito de Miraflores. (Foto: shutterstock)

Mercado 28

Ainda em Miraflores, para uma refeição despretensiosa, o Mercado 28 é o local perfeito. Esse food hall segue o conceito que tem feito a cabeça de muitos turistas tanto na Europa como na América.

Vários quiosques com diferentes tipos de comida oferecem desde culinária típica da Amazônia até poke havaiano feito com ingredientes regionais. Outro endereço badalado na região, ideal para aproveitar o que há de melhor da cozinha contemporânea peruana, é o restaurante El Mercado. O chef Rafael Osterling é um dos grandes nomes e traz um menu que reinventa as mais famosas receitas do país.

Mercado de Surquillo

Não muito longe dali, uma experiência mais imersiva nas raízes da cozinha peruana está garantida no Mercado de Surquillo, que vai mostrar um pouco da riqueza dessa terra. Lá, encontramos uma variedade de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.

Barranco

Depois disso, é hora de conhecer Barranco, o bairro boêmio de Lima. Peça para o táxi parar no Parque Húsares de Junín, que guarda uma bela vista para a baía recortada e elevada de Miraflores. É um ponto de vista diferente dos cenários do Parque do Amor e do shopping.

Barranco, bairro boêmio de Lima, no Peru. (Foto: shutterstock)

Caminhando mais uns dez minutos pelo malecón de Barranco, logo você verá uma pequena escadaria à sua esquerda. Nessa rua fica a loja Dédalo, um dos meus endereços favoritos na cidade para comprar presentes feitos por artistas e artesãos do Peru.

É um excelente lugar para cacifar peças de cerâmicas e camisetas de algodão pima, um tipo de tecido com toque mais suave e fios mais resistentes. Logo você chegará ao coração do bairro. Reza a lenda que, ao atravessar a Ponte dos Suspiros sem respirar, seu desejo será realizado.

Ponte dos Suspiros no bairro turístico Barranco de Lima. (Foto: shutterstock)

San Blás

Assim como Miraflores, San Blás é um ótimo bairro para se hospedar e se tornou um endereço badalado dos foodies.

Para aproveitar essa cena gastronômica imperdível, o Amor Amar é um restaurante que entrega um dos melhores ceviches do país. Vale aproveitar para fechar a noite no Carnaval Bar, que fica ao lado. Com uma carta de coquetéis autorais e decoração excêntrica, o bar figura na lista The World’s 50 Best Bars.

Já conhece o nosso app? Por apenas R$ 12,90 por mês, você tem em mãos dicas e sugestões de roteiros incríveis pelo mundo. Clique aqui e baixe agora mesmo!

Onde se hospedar em Lima

Lima oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos à beira-mar em Miraflores até encantadoras pousadas em Barranco.

Chip de celular para o Peru

Que tal vivenciar sua temporada em Lima com total conectividade à internet? Os chips de viagem internacional tornam isso possível, a preços justos que não pesam no seu bolso.

Explore as ofertas do omeuchip agora mesmo e garanta uma conexão ilimitada durante sua estadia. Aproveite também nosso cupom REVISVIAJAR e tenha 15% de desconto!

Seguro viagem para o Peru

Optar por um seguro viagem para o Peru é uma maneira excelente de assegurar uma jornada tranquila e eliminar preocupações. Aproveite e conheça o nosso parceiro Seguros Promo clicando aqui!

LEIA TAMBÉM:

A Casa do Porco é eleito o 4° melhor restaurante da América Latina

Bairro ‘mais legal do mundo’ fica em Medelín, na Colômbia

5 passeios para fazer no Deserto do Atacama, no Chile

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP!

Nele você confere:

  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar