HomeGiro pelo MundoDicasMuseu celebra a obra de Guimarães Rosa em MG

Museu celebra a obra de Guimarães Rosa em MG

Museu celebra a obra de Guimarães Rosa em MG

Em Cordisburgo, ele funciona na casa onde o autor morou durante a infância e reúne diversos itens da época

Por Thelma Lavagnoli

Pessoas a cavalo atravessando a via principal, senhores na calçada observando a vida passar e aquela calmaria que só se encontra em uma cidade do interior. Assim é a pequena Cordisburgo, em Minas Gerais, terra natal do escritor João Guimarães Rosa. E é em meio a essa atmosfera que remete a outros tempos que funciona o Museu Casa Guimarães Rosa, onde o autor de Grande Sertão: Veredas viveu na infância.

De traços simples, a construção tem arquitetura do finalzinho do século 19 e começo do 20. E, a cada cômodo que o visitante descobre, há reproduções de trechos da obra de Guimarães Rosa, críticas, manuscritos, edições antigas, além objetos de uso pessoal, utensílios domésticos e mobiliário.

Detalhe de um dos cômodos do museu | foto: Thelma Lavagnoli

 

Coordenador do local há cerca de 10 anos, Ronaldo Alves de Oliveira acredita que o museu é tão importante para Cordisburgo quantos suas belezas naturais – a cidade é muito conhecida por conta da Gruta Maquiné. “Aqui a história não acaba, você continua criando”, explica.

Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do museu | foto: Thelma Lavagnoli

É grande paixão de Ronaldo pela obra de Guimarães Rosa e como ele retratou o homem do sertão. Isso fica ainda mais claro durante a visita conduzida pelo coordenador. Ele explica com detalhes a trajetória da carreira do autor.

Museu Casa Guimarães Rosa Av. Padre João, 443, Cordisburgo | Ingresso: R$ 2

Compartilhar: