Saiba o que são milhas aéreas, como funcionam os programas das companhias aéreas e como utilizar os créditos
Já pensou em viajar de avião ou gastar no cartão de crédito e ser recompensado por isso? Esse é o maior atrativo dos programas de milhas aéreas. A partir do uso do cartão ou da compra de passagens, você acumula milhas ou pontos e pode utilizá-los de diversas formas.
O que são milhas aéreas?
A origem dos programas de milhas veio da necessidade de fidelização de clientes pelas companhias aéreas. Ou seja, não perder clientes e mantê-los como fiéis no uso dos serviços da empresa, por meio de recompensas.
As milhas aéreas são créditos que clientes de companhias aéreas acumulam ao voar com elas ou utilizar serviços parceiros estando cadastrados em programas de milhas. Os clientes podem trocar esses pontos por diversos benefícios, como passagens aéreas gratuitas ou melhoria de classe.
Qual é a diferença entre pontos e milhas aéreas?
Você obtém milhas aéreas quando viaja de avião. Já os pontos, são acumulados quando você faz compras no cartão de crédito ou usa serviços parceiros.
Embora os nomes sejam diferentes, ambos podem ser convertidos em milhas aéreas quando transferidos para programas de fidelidade das companhias aéreas.
Além disso, você também pode utilizar os pontos acumulados com cartões de crédito para comprar produtos em lojas on-line e outras finalidades, além de viagens.
Acumular pontos é uma maneira inteligente de maximizar o valor de suas despesas do dia a dia e transformá-las em benefícios valiosos.
Como funcionam os programas de milhas?
Ao se cadastrar no programa da companhia aérea, é gerado um número de associado que permite ao viajante acumular milhas em todos os voos realizados.
A quantidade de milhas que um passageiro recebe em cada voo depende da classe de tarifa da passagem aérea, da distância percorrida ou do valor pago. Ou seja, quanto mais você voa, mais milhas acumula.
Caso a classe tarifária da sua passagem aérea não seja elegível para acúmulo de milhas, é possível que o voo não acumule pontos. Infelizmente, essa situação tem se tornado cada vez mais frequente, especialmente em passagens aéreas promocionais.
Os principais programas de milhas do Brasil são Smiles, da GOL; TudoAzul, da Azul; e LATAM Pass, da LATAM Airlines Brasil.
Caso você tenha uma viagem marcada ou está pensando em programar uma, confira aqui os melhores preços e condições para reservar o seu hotel.
Como utilizar as milhas?
É possível utilizar as milhas para viajar em classes como Primeira Classe, Classe Executiva, Premium Economy e Classe Econômica. Quanto mais cara for a passagem aérea em dinheiro, mas cara também será usando os seus pontos.
Normalmente, as milhas possuem um prazo de validade, entretanto, as regras de acumulação e utilização variam de acordo com cada programa de fidelidade. Cada companhia aérea possui o seu próprio programa de milhagem, o que pode resultar em diferentes regras e condições.
Vale lembrar que, exceto em raras ocasiões, as milhas não podem ser transferidas entre programas, o que significa que é necessário manter a fidelidade a uma companhia aérea específica para acumular mais milhas.
Quanto vale cada milha aérea?
As milhas aéreas possuem um valor embutido no custo da passagem aérea, porém não é possível mensurar com precisão quanto cada milha vale. De modo geral, estima-se que cada milha valha entre 1 e 3 centavos de real, tendo 2 centavos como valor-base. Assim, 1.000 milhas aéreas teriam um valor de R$ 20,00.
Existe um mercado paralelo de compra e venda de milhas, que apresenta oscilações diárias nos valores cobrados. Nesse mercado, se as milhas são de sua propriedade, você pode definir o valor pelo qual deseja vendê-las.
Clube de Mentoria
Quer saber mais sobre o universo dos Cartões, Milhas e Viagens sem pagar um absurdo pelos cursos e ter acesso a especialistas sempre que precisar?
Clique aqui e conheça o nosso Clube de Mentoria em Cartões, Milhas e Viagens, uma parceria da Viajar com o Gabriel Dias, um dos maiores especialistas do Brasil no assunto.