HomeGiro pelo MundoDicasMedellín um giro por uma cidade renascida

Medellín um giro por uma cidade renascida

Medellín um giro por uma cidade renascida

Medellin é uma cidade com uma topografia única, localizada no fundo de um vale e com um visual incrível. A cidade se reinventou após um trágico período e investiu no seu futuro de forma consistente

Emerson Sanglard

É impossível falar de Medellin sem falar do seu passado violento, que chocou o mundo nos anos 80 e início dos anos 90 e que cujo principal personagem era Pablo Escobar. Essa história já foi recontada muitas vezes e ganhou o mundo mais recentemente com séries de TV e filmes, como Narcos, exibida pelo NetFlix e que gerou ainda mais curiosidade em torno desse cenário e de seus personagens.
Medellin é uma cidade com uma topografia única, localizada no fundo de um vale e com um visual incrível , a cidade se reinventou após esse trágico período e investiu no seu futuro de forma consistente. Políticas públicas e de integração cultural e educacional foram colocadas em prática e a cidade é hoje exemplo para muitas cidades da América Latina que ainda padecem dos mesmos problemas sociais.
Toda a cidade possui excelente infra-estrutura e sistema de transporte público, sendo a única cidade da Colômbia a contar com o Metrô, que integra os principais bairros e conecta os bairros mais pobres através de um eficiente sistema de teleféricos, permitindo o rápido acesso a esses bairros.

Medellín-Plaza-Botero

Plaza Botero – Foto: Shutterstock

Além de integradas à cidade, essas comunidades receberam diversos equipamentos públicos como bibliotecas, teatros, centros esportivos e culturais, reduzindo assim a violência e melhorando consideravelmente os índices sociais e de qualidade de vida de sua população.
A cidade atualmente possui avenidas largas e modernas em sua região central, conta com ótima rede hoteleira e possui bons restaurantes. Uma das principais atrações é a Plaza Botero, onde você poderá encontrar as inconfundíveis obras do mestre colombiano Fernando Botero, que nasceu em Medellín e deixou esse belo legado à cidade, com diversas esculturas em tamanho gigante, com fácil acesso através do metrô.

 

Outra riqueza de Medellín é o seu povo, os Paisas como são conhecidos, oferecem ao visitante uma experiência calorosa e sempre muito gentil. Vale muito a penas uma visita!

Um abraço e até o próximo destino!

Emerson Sanglard – o executivo passa a maior parte do ano viajando pelas Américas a trabalho. Apesar dos negócios, sempre dá uma escapada para conhecer melhor cada destino.

Compartilhar: