Japão pode triplicar imposto de saída em 2026

Governo do Japão estuda medida para financiar infraestrutura e combater turismo excessivo no país

O governo japonês avalia elevar em até três vezes o Imposto Internacional de Turismo cobrado na saída do país. A medida busca financiar ações contra os impactos do turismo excessivo.

Atualmente, a taxa é de mil ienes por passageiro, equivalente a aproximadamente 6,50 dólares. O valor já vem incluído nas passagens aéreas e marítimas. No ano fiscal de 2023, a arrecadação triplicou em relação ao ano anterior, atingindo 39,9 bilhões de ienes.

Proposta de aumento

Roteiros turísticos especiais para viajantes da terceira idade
Japão registrou 31,6 milhões de visitantes internacionais até setembro de 2025. | Foto: Shutterstock

Surgiram propostas para aumentar o imposto para 3 mil ou 5 mil ienes, valores que se aproximariam de países como Egito e Austrália. Um subcomitê do Partido Liberal Democrata começou a coletar opiniões sobre o aumento. A decisão final deve sair até o fim deste ano.

As receitas adicionais serão destinadas a melhorar infraestrutura de transporte e aprimorar instalações aeroportuárias. Entre as ações planejadas estão criação de espaços para visitantes, ampliação de áreas de descarte e sistemas de reserva em atrações populares.

Recorde de visitantes

Japão pode triplicar imposto de saída em 2026
Cidades japonesas como Tóquio sofrem com superlotação.| Foto: Roberto Maia

Entre janeiro e setembro de 2025, o Japão registrou 31,6 milhões de visitantes internacionais. O número ultrapassa os níveis anteriores à pandemia. Cidades como Quioto e atrações como Monte Fuji sofrem com superlotação.

Para compensar o impacto sobre residentes locais, o governo estuda reduzir taxas de passaportes. Atualmente, um passaporte de dez anos custa cerca de 15.900 ienes. A mudança dependeria de alterações na Lei de Passaportes.

Outras medidas em estudo

A partir de novembro de 2026, o sistema duty-free será modificado e turistas pagarão impostos nas compras e poderão solicitar reembolso na saída. Desde julho, museus, templos e estâncias de esqui aplicam tarifas entre 30% e 100% mais elevadas para estrangeiros.

Chip de internet no Japão

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro no Japão

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Disney Cruise Line tem rota de cruzeiro no Japão

Osaka, no Japão, pretende cobrar taxa de turistas estrangeiros

Vista do Monte Fuji, no Japão, será bloqueada para afastar turistas

Japão deixa de exigir visto para turistas brasileiros