Edição do evento em São Paulo reuniu 470 expositores de 56 países, sendo 27% estreantes

Principal evento do turismo de luxo, a ILTM (International Luxury Travel Market) Latin America 2025 consolidou-se como a maior edição de sua história. Realizada na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 5 e 8 de maio, a feira reuniu 470 marcas expositoras de 56 países – 27% delas participando pela primeira vez, como Egito, Costa Rica e Tchéquia.
Do lado dos compradores, foram 470 agentes de 64 cidades em 13 países, sendo 22% estreantes. Desse total, 26% fazem parte da rede Virtuoso e 9% da Traveller Made/Serandipians.
Durante os quatro dias de programação, foram realizadas mais de 24 mil reuniões previamente agendadas. Mais de 60% delas foram fruto de “matches” mútuos, viabilizados por meio do aplicativo oficial da ILTM.
“A ILTM é a semana mais importante para o desenvolvimento dos negócios, e estamos felizes por termos batido mais um recorde, entregando um evento ainda maior e melhor que nos anos anteriores”, comemora o diretor do evento, Simon Mayle, ressaltando que a qualidade dos agentes é um tema sempre elogiado pelos expositores.
Entre os destaques deste ano estão a forte presença de agentes mexicanos (o dobro em relação ao ano passado) e as experiências criadas em torno do tema “Handmade in Latin America – by people, for people”, que proporcionaram aos participantes uma autêntica imersão na cultura brasileira.
A Ásia, especialmente o Japão, surge como tendência entre os viajantes, enquanto o Brasil tem conquistado espaço, tanto entre estrangeiros quanto entre os próprios brasileiros, com uma oferta diversa de hotéis autênticos e destinos ainda pouco explorados (confira outros destaques da ILTM aqui).

Perfil do consumidor
Em relação ao perfil do turista brasileiro de luxo, Mayle destaca o impacto dos “afluentes”: jovens que não são herdeiros de grandes fortunas, mas que têm poder aquisitivo suficiente para se permitir certos luxos, incluindo bens e serviços de alto valor, como experiências de viagem.
Essa nova geração de viajantes tem um perfil mais discreto e busca uma experiência personalizada. “A gente precisa tornar o luxo mais acessível. Ainda há muita gente que acha que não pertence a esse universo”, afirma o diretor da ILTM.
Dados da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) também apontam que esses novos turistas de luxo buscam roteiros que transformam, regeneram e causam um impacto positivos nos destinos. De acordo com Camilla Barretto, CEO da associação, o conceito do turismo de luxo tem se tornado mais subjetivo, sensorial e consciente, enquanto o novo perfil do viajante é de alguém que busca exclusividade com propósito. “Mais do que uma tendência, trata-se de um novo comportamento. Esse viajante quer se sentir parte da história do lugar, valoriza autenticidade e experiências reais, trocando ostentação e superlativos por conexões e significado.”
O resultado é a valorização do que é exclusivo, genuíno e autêntico, como vivências com guias nativos, aulas de gastronomia com chefs locais, oficinas com artesãos, experiências imersivas e conexões afetivas. Além disso, esse novo perfil de viajante busca contribuir com o meio ambiente e com as comunidades dos locais que visita, pensando sempre em sua preservação e regeneração.

Turismo de luxo em ascensão
O crescimento expressivo da ILTM Latin America reflete o bom momento global do turismo de luxo. Segundo a Virtuoso, as vendas do setor aumentaram 25% em 2024, acumulando alta de 239% em relação ao período pré-pandemia. As viagens de alto valor (acima de US$ 50 mil) cresceram 57%, enquanto safáris e cruzeiros de luxo subiram 48% e 64%, respectivamente.
De acordo com o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25, o viajante brasileiro de luxo tem entre 30 e 49 anos, reside majoritariamente no Sudeste (60%) e possui renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil (64,5%). Esse público realiza de duas a cinco viagens nacionais e de uma a três internacionais por ano.
No Brasil, os números da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) confirmam essa tendência de crescimento do turismo de luxo. De acordo com o órgão, o País recebeu 6,77 milhões de turistas estrangeiros em 2024 – um crescimento de 14,65% em comparação com o ano anterior. E o primeiro trimestre de 2025 foi ainda mais promissor, com 3,7 milhões de visitantes internacionais, 47,8% a mais que o mesmo período do ano passado.
Os principais emissores foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e França. A expectativa da Embratur é de que o número de estrangeiros chegue a 8,1 milhões em 2027.

Na ILTM, o Brasil marcou presença com destinos como Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além de hotéis como Kaiara, Caiman Pantanal, Filha da Lua (Pipa-RN) e o estreante Casana Hotel, na praia do Preá (CE). Um dos lançamentos foi o lounge do Terminal BTG Pactual, que apresentou seu serviço exclusivo de embarque no Aeroporto de Guarulhos.
Entre os expositores internacionais, o destaque foi para a chegada da mexicana Design Hotels e o retorno da renomada Oetker Collection. Também foram celebradas novas parcerias com Air France, Costa Rica e Egito.
Ainda neste ano, a ILTM passará por Singapura (entre 30 de junho e 3 de julho), Bahamas (6 a 9 de outubro) e Cannes (1 a 4 de dezembro). E a próxima edição em São Paulo já tem data confirmada: de 4 a 7 de maio de 2026, novamente na Bienal.
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