Gol solicita slots para voos diretos para Paris e NY

Gol avalia operações internacionais para Paris e Nova York em 2026 com aeronaves de fuselagem larga

A Gol Linhas Aéreas solicitou autorizações para operar voos diretos entre o Brasil e importantes centros internacionais. Os pedidos incluem slots nos aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e John F. Kennedy, em Nova York. A iniciativa marca um possível avanço na estratégia internacional da empresa.

Expansão com novos aviões

Gol solicita slots para voos diretos para Paris e NY
Foto: divulgação/Gol

As operações seriam realizadas com aeronaves Airbus A330-900neo. O Grupo Abra, controlador da Gol, anunciou em outubro a aquisição de até sete unidades desse modelo. Os aviões têm capacidade para aproximadamente 300 passageiros e são adequados para rotas de longa distância. As entregas estão previstas para 2026.

Fontes do setor confirmam que a companhia solicitou slots para esses destinos e diversos outros aeroportos internacionais. A Gol também obteve autorização das autoridades portuguesas para voar ao Porto durante a temporada de verão europeu de 2026.

Desafios e limitações

A aprovação dos pedidos depende das autoridades aeroportuárias francesa e norte-americana. Até o momento, não há registros públicos sobre os slots da Gol nos sites das administrações desses aeroportos.

A empresa ainda não conseguiu autorização operar em Londres. Esse aeroporto é considerado saturado e mantem forte concorrência por horários de pouso e decolagem. Companhias sem histórico operacional nesse mercado enfrenta maior dificuldade para garantir slots.

Em Portugal a Gol conquistou 84 slots para operar no Aeroporto de Lisboa. A autorização de pousos e decolagens corresponde à temporada de voos que vai de março a outubro e equivalem a 42 pousos e 42 decolagens. Antes a companhia já havia obtido autorização para operar no Porto, em novembro, onde conquistou todos os slots solicitados.

Possíveis bases

Gol solicita slots para voos diretos para Paris e NY
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. | Foto: Stefan Lambauer/Shutterstock

Os principais candidatos como ponto de partida no Brasil são São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. Após sair da recuperação judicial em junho, a Gol manifestou intenção de transformar o Galeão em seu principal hub. O movimento vem sendo acompanhado pelo aumento gradual de operações no terminal.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos permanece como alternativa relevante. O aeroporto mantém forte presença histórica da companhia e oferece viabilidade operacional para lançamento de voos de longa distância.

Posição oficial

Em nota, a Gol afirma que avalia continuamente oportunidades de expansão da malha aérea. A empresa ressalta que o pedido de slots não representa confirmação de início das operações. A companhia pode desistir das autorizações solicitadas após análise de viabilidade comercial.

Atualmente, a Gol opera voos para Orlando a partir de Brasília e Fortaleza. Essas rotas utilizam aeronaves Boeing 737 Max 8, de corredor único. As possíveis operações para Paris e Nova York marcariam entrada em mercado altamente competitivo.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Gol lança voos diretos de São Paulo para Ushuaia

Dona da Gol anuncia acordo para incorporar Sky Airline

Gol anuncia reestruturação e planeja deixar Bolsa brasileira

MSC Cruzeiros lança pacote completo para o Golfo Arábico