fbpx
HomeGiro pelo MundoGastronomiaGiro gastronômico pela Argentina

Giro gastronômico pela Argentina

Giro gastronômico pela Argentina

Nosso vizinho é um apanhado de tentações gastronômicas. Confira nossa seleção de endereços favoritos da culinária local e onde prová-los para deixar seu roteiro muito mais saboroso

Por Thelma Lavagnoli

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Vinhos
Diante da Cordilheira dos Andes, as mais de mil vinícolas da região de Mendoza produzem cerca de 70% de todo o vinho argentino. O Malbec é o protagonista, mas a região ainda tem bons exemplos de Tempranillo ou Chardonnay, por exemplo. Também vale mencionar os vinhos de altura da região de Salta e sua tradição secular: dizem que os jesuítas começaram a produção no século 18. Além disso, várias das vinícolas foram abertas no comecinho dos anos 1800.

foto: shutterstock

Onde ir: enólogos de plantão conseguem fazer de três a quatro degustações por dia em Mendoza. Mas para encaixar o vinho com um delicioso almoço com vista para a Cordilheira dos Andes, a dica fica por conta do restaurante Siete Fuegos, no The Vines Resort & Spa. Ali, o cozimento da carne é feito em forno a lenha em um processo de sete passos e longas horas. O cardápio é assinado pelo badalado chef Francis Mallmann.

Empanadas
Estes pasteizinhos assados podem ser encontrados por toda a América Latina, mas têm um lugar especial no coração – ou seria no estômago? – dos argentinos. Provavelmente os petiscos mais populares do país estão em fartura tanto nos grandes restaurantes quanto nos botecos. A opção mais popular por aqui é a empanada recheada com carne de vaca cortada à mão em pedacinhos e muito bem temperadas.

Onde ir: as empanadas de carne são o carro-chefe do El Sanjuanino, em Buenos Aires. Ele soma 50 anos de tradição, mas o cardápio cresceu ao longo das décadas. Hoje também há opções como recheio de frango, presunto e queijo, caprese, de cebola e queijo… Impossível provar só uma delas.

» Posadas, 1.515, Buenos Aires, elsanjuanino.com.ar

Choripán
O choripán é um sanduíche simples, de pão recheado com chorizo, espécie de linguiça bem temperada. Ainda leva queijo ou vinagrete para acompanhar. Comida de rua e que mata a fome, muito popular na cidade de Córdoba.

Onde ir: bem simples, a barraca do Robertito promete vender o melhor choripán da cidade. De fato, é muito bem avaliado por quem prova e já ganhou alguns prêmios. Leve dinheiro.

» Isabel La Católica, 1.350, Córdoba

Parrilla
Chamado de parrilla, o churrasco argentino combina vários tipos de carnes e os cortes bovinos são os principais assim como no Brasil. Contudo, há espaço para alguns elementos diferentes. Entre eles, o chorizo (espécie de linguiça toscana) e a morcilla (aquela linguiça preta feita com o sangue do animal). Dos mais tradicionais, é o bife de chorizo que, apesar do nome, nada tem a ver com a linguiça. Sem osso, é um dos cortes de carne mais famosos e suculentos da Argentina. Tudo geralmente é assado diretamente em uma grelha inclinada, sem espetos como fazemos por aqui. E vale ressaltar que, na Argentina, a parrilla é praticamente um evento gastronômico, para ser  preciado sem pressa.

foto: divulgação

Onde ir: no coração de Puerto Madero, o Cabaña Las Lilas se estabeleceu como uma escolha certeira para o turista disposto a investir num autêntico bife de chorizo. Foi inaugurado em 1995, resultado da parceria com um dos donos do Figueira Rubayat, em São Paulo.

» Alicia Moreau de Justo, 516, Buenos Aires, restaurantlaslilas.com.ar

Cordeiro
A carne de cordeiro ganha um adjetivo extra no sul da Argentina, aqui ele é o cordeiro patagônico. Sem gordura e de sabor marcante, a carne do animal é um dos ingredientes-chave da culinária local. Ela aparece tanto em sopas quanto sozinha, tipo parrilla, como grande estrela da refeição. Geralmente é servida em pedaços e acompanhada de molho chimichurri.

foto: shutterstock

Onde ir: na Estancia 25 de Mayo, em El Calafate, os visitantes passam fácil uma manhã ou uma tarde passeando e comendo. Depois de caminhadas para conhecer mais sobre a história e a rotina rural da propriedade, o restaurante típico El Quincho serve a famosa parrillada de cordeiro. Tem ainda show folclórico com danças típicas de toda a Argentina.

» Estancia 25 de Mayo, 9.405 El Calafate, estancia25demayo.com

Frutos do mar
Trutas fresquinhas e frutos do mar são figurinhas recorrentes nos menus da Patagônia – em especial de Ushuaia que fica bem próxima do litoral. Por ser facilmente encontrado nas águas gélidas da região, o tal caranguejo gigante (centolla) é um dos protagonistas da gastronomia local.
Onde ir: Resto & Bar serve diversos peixes e frutos do mar com vista para o canal de Beagle. Por aqui, o caranguejo gigante aparece como entradinha e coberta com queijo. Já a truta é um dos carros-chefe, servida com queijo brie ou roquefort.

» Perito Francisco Moreno, 2.232, Ushuaia, kuar.com.ar


Veja mais:

  4 boas vinícolas para incluir no roteiro
  Argentina: destinos para visitar no inverno
  Latam voa para Bariloche na temporada de neve

Vai para Argentina? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro na Argentina
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.