É possível alcançar destinos da Flórida que surpreendem pela sua variedade de nascentes cristalinas, cavernas históricas e vida cultural.
Deland
Além de se gabar por ter a “melhor rua principal” do país, repleta de construções históricas e coloridas, DeLand esbanja grafites artísticos e nascentes de águas cristalinas com boa infraestrutura turística.
A 70 quilômetros de Orlando, essa cidade é uma experiência deliciosa que combina passeios pelo centro histórico. A tal Main Street, considerada a melhor dos Estados Unidos, conta com edifícios históricos coloridos, como o Athens Theater e o antigo Tribunal, um edifício neoclássico.
Em meio a eles, há grafites modernos, esculturas e instalações contemporâneas que são bem interessantes.
O destaque fica para a Road Sign Triptych, na esquina com a Georgia Avenue, do artista californiano Scott Froschauer. Trata-se de uma releitura das placas de trânsito americanas.
A arte também está por todos os lados em Deland, como por exemplo, o principal mural da cidade, Pioneers at Parceland, pintado em 1996 e contou com contribuições financeiras da comunidade.
Outro painel bastante convidativo e cheio de história para contar são as DeLand Wings, que começaram como uma ilustração de asas feita com giz nos fundos de uma lojinha.
Ocala
Nascentes cristalinas povoadas por peixes-boi e cânion atravessados por tirolesas são o ponto alto da chamada “capital nacional do cavalo”, Ocala, pequena e charmosa cidade da Flórida Central.
Ocala é cheio de paisagens exuberantes, começando pelas nascentes de todos os tamanhos e estilos, sempre com água azul cristalina. Uma dessas nascentes é Silver Springs, dentro do parque estadual que possui o mesmo nome.
São dezenas de nascentes que, juntas, formam lagos e alimentam o Rio Silver Springs. A área é tão paradisíaca que já foi locação para três filmes da franquia Tarzan na década de 1930.
Apesar de as nascentes serem a grande atração, não é permitido nadar ou mergulhar em Silver Springs por conta da preservação ambiental. Mas há barcos com fundo de vidro e caiaques transparentes para observar a vida subaquática enquanto se navega.
Além de Silver Springs, Silver Glen e Juniper são outras duas belíssimas nascentes, com água esmeralda e muito transparente. No verão e nos feriados, os dois locais costumam atrair bastante turistas.
Engana-se quem acha que Ocala se resume apenas às nascentes. A cidade também tem pitadas de adrenalina e oferece circuitos de tirolesas, que passam entre cânions e por cima dos lagos.
Ocala tem ainda um pequeno e charmoso centro, que mescla prédios de 1800 com construções mais recentes, um cineteatro dos anos 1920, restaurantes avarandados, bares com terraço e o clima simpático de interior, onde todos se cumprimentam.
Gainesville
Do mergulho em cavernas à revoada de morcegos, a pequena cidade exibe uma coleção de peculiaridades e programas pouco usuais.
Gainesville está a 180 quilômetros de distância de Orlando e é uma das cidades históricas da Flórida. Tem um centrinho de um lado colorido pelos casarões de madeira das antigas fazendas e, de outro, animado por restaurantes e bares com música ao vivo.
É possível aproveitar o destino para fazer mergulhos em cavernas pré-históricas, passeios por vilarejos de 1.700 e visitar as nascentes de águas cristalinas. Além disso, é possível assistir à beira dos gramados da Universidade da Flórida, a revoada de milhares de morcegos.
Depois de explorar Gainesville, vá para Devil’s Den Spring, uma caverna pré-histórica com formações que somam 33 milhões de anos. Depois, Micanopy, um vilarejo perdido no tempo, com uma rua apenas, a Cholokka Boulevard.
savana americana e rota certeira para contemplar o fim de tarde.
São inúmeras as opções de programação em Gainesville. As nascentes, por exemplo, são outro ponto alto do destino. A Ginnie Springs é a mais linda de todas dessa região.
A água parece uma espécie de vitral azul e lá, você pode alugar um caiaque, prancha de stand up ou boia para descer o rio com a correnteza.
Crystal River
Com águas tão transparentes que inspiram até o nome da cidade, as nascentes em Crystal River são as únicas dos EUA onde é permitido nadar com os peixes-boi.
Ao todo, são mais de 40 nascentes que formam piscinas naturais azuladas e cristalinas, onde a água borbulha do solo e alimenta um ecossistema que serve de habitat para dezenas de peixes, pássaros e peixes-boi.
Além da opção de nadar com eles, é possível observá-los também pelas plataformas nas duas principais nascentes da cidade: Hunter Springs e Three Sisters Springs.
Após conhecer as nascentes, o ideal é dar um giro pelo centro de Crystal River, de preferência de bicicleta alugada. A cidade é pequena e mistura a sensação de vilarejo interiorano com destino litorâneo.
Clearwater
Considerada pérola escondida entre os parques de diversão de Orlando e as baladas agitadas de Miami, a pequena cidade de Clearwater é formada por ilhas e mangues, banhadas por águas cristalinas, vida marinha e uma vibe festiva.
A cidade ganhou holofotes com o filme baseado em fatos reais sobre o golfinho Winter, e, por incrível que pareça, ela tem o mesmo clima do filme e, da mesma forma, o aquário é uma de suas atrações.
No entanto, as programações vão muito além disso. A área de Clearwater Beach, por exemplo, conta com um calçadão animado, além do Pier 60, um lugar clássico para se contemplar o fim de tarde.
Também oferece atividades náuticas, como jet-ski, parasailing e passeios de barco.
Ao norte de Clearwater fica Tarpon Spring, uma pequena vila fundada por pescadores gregos em meados de 1900.
Consulte seu agente de viagens e solicite os pacotes da Orinter Tour & Travel.
Leia também: Flórida: descubra novos destinos além de Miami e Orlando