EUA expandem coleta de dados biométricos em aeroportos

Nova política de segurança entra em vigor nos aeroportos dos EUA e atinge todos os estrangeiros que visitam o país. Reconhecimento facial é obrigatório

Desde 26 de dezembro de 2025, os Estados Unidos implementaram uma ampla coleta de dados biométricos de estrangeiros. A medida integra a política de segurança do governo Trump e abrange entrada e saída do país.

Os viajantes internacionais passam a ter o rosto escaneado e fotografado durante procedimentos de imigração nos EUA. O processo ocorre em aeroportos, fronteiras terrestres e portos marítimos. As autoridades justificam a iniciativa como medida contraterrorismo e fraudes.

Armazenamento e abrangência da medida

EUA expandem coleta de dados biométricos em aeroportos
Medida representa um novo paradigma de vigilância. | Imagem gerada por IA

As imagens capturadas são cruzadas com bancos de dados governamentais. Os registros podem ser armazenados por até 75 anos. O sistema substitui carimbos manuais por registro eletrônico.

A norma atinge visitantes, estudantes, trabalhadores temporários e titulares de Green Card. O sistema americano busca aprimorar combate a fraudes documentais, uso inadequado de vistos e violações de permanência autorizada. Menores e idosos também estão incluídos na coleta.

Preocupações jurídicas

Especialistas alertam sobre questões de privacidade. A medida representa entrada em novo paradigma de vigilância. Defensores civis pedem salvaguardas constitucionais e supervisão jurídica.

Impactos nos viajantes

EUA expandem coleta de dados biométricos em aeroportos
Viajantes internacionais passam a ter o rosto escaneado e fotografado. | Imagem gerada por IA

Alguns aeroportos dos EUA reportam atrasos de processamento durante períodos de pico. A tecnologia de reconhecimento facial já operava em certas localidades. Agora, a exigência se estende para todos os pontos de entrada e saída.

O Departamento de Segurança Interna defende que a integração dos dados biométricos fortalece controle migratório. A administração promete confirmar identidade de estrangeiros e verificar saída do território americano.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Estados Unidos exigem entrevista para visto turístico

Brasil escapa da nova caução para vistos dos EUA

EUA exigem redes sociais públicas para vistos

Estados Unidos endurecem regras para emissão de vistos