fbpx

Estudo aponta os 13 piores tipos de turistas

Conheça os tipos de maus turistas que muitos destinos detestam e veja se você não é um deles

Nos últimos anos, destinos turísticos badalados como Veneza, Amsterdã e Barcelona vêm buscando alternativas para evitar o turismo de massa, o chamado “overtourism”, com uma série de medidas restritivas. Esse processo foi acelerado pela pandemia.

Veneza, por exemplo, vai cobrança uma da taxa de 5€ dos chamados turistas de um dia só.

Leia também: Veneza planeja cobrar taxa de entrada a partir de 2024

Fontana di Trevi, Roma
Roma restringiu o acesso de turistas à Fontana di Trevi (foto: Victor Damian/Pexels)

Mas não é só o excesso de turistas que preocupam as autoridades desses e de outros destinos pelo mundo, mas sim, o comportamento deles.

O “International Journal of Tourism Research” publicou um estudo em abril de 2023 que tentou identificar os piores tipos de turistas, aqueles que os “locais” não suportam.

O levantamento da publicação dividiu os piores tipos de turistas em 13 grupos principais (confira abaixo).

Comportamento de turistas tem causado polêmica em muitos países (foto: Oxalif/Pexels)

Os pesquisadores usaram 2.088 comentários de 10 “subreddits” -comunidades da rede social Reddit– publicados entre 2014 e 2019 que usaram as palavras-chave “mau comportamento do turista”.

De acordo com a reportagem do portal português Sapo, os pesquisadores criaram um modelo de codificação para combinar as declarações dos comentários com temas recorrentes.

Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.

Conheça os 13 piores tipos de turistas

13 – Os que não respeitam a lei

Nesta categoria inserem-se os turistas que não cumprem as leis dos destinos. Isto inclui, por exemplo, beber em público em locais onde essa prática é proibida ou sentar-se em locais protegidos, por exemplo.

12 – Os pais descuidados

Outro tipo de comportamento mencionado algumas vezes no estudo é o descuido dos pais, que ignoram a segurança dos filhos ou permitem que tenham comportamentos que podem incomodar outros turistas ou moradores.

11 – Os que não respeitam as filas

Um comportamento comum é de turistas que furam filas ou empurram outros visitantes em lugares como atrações turísticas e aeroportos.

10 – Os que não respeitam os animais

O desrespeito pelos animais foi expresso em termos de tirar fotos com eles (por exemplo, segurar uma estrela do mar) o que pode causar ferimentos ou mesmo a morte do animal. Invadir o espaço dos animais também é um comportamento negativo, pois pode levar as autoridades a abater animais que se defendem em tais circunstâncias.

9 – Motoristas imprudentes

Este é o tipo de turista que não respeita as regras de trânsito do destino. Isso envolve excesso de velocidade, dirigir alcoolizado, muito devagar e parar no meio da estrada para tirar fotos, por exemplo.

8 – Os destruidores

Destruidores foram identificados como turistas que vandalizam e danificam a natureza, infraestrutura, patrimônio e/ou equipamentos culturais do destino.

7 – Os embriagados

Para os habitantes, é inaceitável o comportamento inadequado dos turistas quando estão bêbados. O espaço que os turistas utilizam para se divertirem é o mesmo que os residentes utilizam no seu dia a dia e este tipo de comportamento pode ser considerado muito irritante.

6 – Os mau educados

Há vários relatos de turistas que tratam mau funcionários de restaurantes ou hotéis, além de situações de assédio sexual.

5 – Os que ignoram as normas de segurança

São aqueles que ignoram as instruções e medidas de segurança, o que pode colocar em risco a sua vida e de outros em risco. Um exemplo, são os turistas que se colocam a si próprios –ou pior, aos filhos– para além das barreiras de segurança para tirar fotos com animais.

4 – Os que deixam o lixo para trás

Muitos turistas jogam o seu lixo em qualquer lugar. Além disso, outros usam locais públicos para cuspir, defecar e urinar, por exemplo, afetando a qualidade de vida dos moradores locais.

3 – Os viciados em selfies

São aqueles que fazem de tudo para tirar uma foto foto para postar nas redes sociais, muitas vezes desrespeitando as normas culturais e instruções de segurança. Aqui, estão incluídas as selfies sorridentes em memoriais de guerra, como em Auschwitz, por exemplo.

2 – Os que não respeitam os moradores

Estes turistas atrapalham a qualidade de vida e a rotina diária dos moradores, ao bloquearem, por exemplo, espaços públicos com suas mesas em locais inadequados. Outra situação comum é a de turistas que entram na igreja a meio da missa, caminham e tiram fotos, atrapalhando o momento.

1 – Os que não respeitam a cultura do local

O tipo de turista considerado mais desagradável é aquele que ignora as normas culturais da população anfitriã.

Embora as normas e valores culturais possam ser diferentes entre nacionalidades e comunidades, os turistas devem informar-se sobre o que fazer e o que não fazer num determinado destino.

LEIA TAMBÉM:

‘Attenzione pickpocket!’: Dicas para evitar ser alvo de batedores de carteira

Vilarejo na Áustria instala ‘muro antisselfie’ para barrar turistas

5 motivos para conhecer a Ilha da Madeira nas suas próximas férias

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP

  • Nos nossos grupos você vai receber:
  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar